CARNAVAL 2014
"Café com Pão" cai no gosto popular e levanta foliões
Por Agência Reuters
O Carnaval de Salvador entra no seu último dia de festa nesta terça-feira e a música que deverá ficar marcada na cabeça dos foliões é "Café com Pão", da banda revelação Afrodisíaco, rebatizada de "Vixe Mainha".
A música é uma das mais pedidas nas rádios de Salvador e está entre as mais executadas nos circuitos do Carnaval. As cantoras soberanas da folia soteropolitana, Ivete Sangalo e Daniela Mercury, se renderam ao novo sucesso e incorporaram "Café com Pão" -- também conhecida pelo público por "Óculos Escuros" e "Vixe Mainha" -- ao repertório.
"É a cara da Bahia, tem o sotaque, o jeito de distrair a vida, de deixar para lá e curtir a vida", disse Carlos Nascimento dos Santos, compositor 29 anos.
"Até Ivete disse no trio hoje (segunda-feira) que essa vai ser a música deste Carnaval, tá todo mundo cantando", acrescentou.
Gilcimar Carvalho, 22 anos, que trabalha na segurança de trio elétrico, concorda. "É a mais cantada, até os mortos levantam, puxa qualquer multidão."
Segundo o ministro da Cultura, Gilberto Gil, o fato de outros artistas estarem cantando a música é sinal de que "pegou".
"Esse é o sinal, quando muitos cantam, é que a música pegou", disse Gil à Reuters, confessando conhecer pouco as novas músicas do Carnaval.
O grupo é conhecido como Afrodisíaco, mas teve que mudar seu nome para Vixe Mainha, porque o nome já estava resgistrado por uma banda de Florianópolis. Algumas rádios de Salvador já passaram a trabalhar com o nome Vixe Mainha, mas outras emissoras ainda estão chamando o grupo de Afrodisíaco.
Nem só de Café com Pão vive o baiano
"Café com Pão" disputa o título da folia de 2006 com outros pesos pesados da axé music. Ivete Sangalo lançou duas músicas com forte apelo popular, "Abalou" e "A Galera", que também estão entre as preferidas do público.
Daniela Mercury também tem uma canção que vem tocando bastante pelos trios, chamada "Levada Brasileira" e conhecida pelo refrão "Capoeira". O Chiclete com Banana emplacou com "Eu Quero Este Amor".
"A música do Chiclete é a mais pedida aqui na programação da rádio, mas "A Galera" de Ivete também está sendo bastante pedida", disse o comunicador da emissora Itapuã FM, Bebeto Júnior. Na rádio 104 FM, Café com Pão é a mais popular.
O músico Moisés dos Santos, 18 anos, considera Café com Pão "muito enjoativa", e defende o título para "A Galera," de Sangalo.
"Tem tudo a ver com o Carnaval de Salvador, fala de fevereiro, da festa, desse clima todo."
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes