Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > A TARDE AVENTURA
COLUNA

A TARDE Aventura

Por Selma Morais

ACERVO DA COLUNA
Publicado terça-feira, 25 de abril de 2023 às 0:15 h • Atualizada em 25/04/2023 às 20:41 | Autor:

Caminho do Metrô quebra o ritmo da Paralela

Na trilha do metrô quem dita o passo é você

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Você vai se surpreender com algumas paisagens do Caminho do Metrô
Você vai se surpreender com algumas paisagens do Caminho do Metrô -

Carros passando de um lado e do outro e no meio, os trilhos do metrô. Mas isso não deve ser motivo pra você não conhecer o que denominamos de Caminho do Metrô.

Poucos conhecem e muitos até duvidam que bem ali, lado a lado com os vagões do metrô, existem uma pista para pedestres e outra para ciclistas, sendo que na Avenida Paralela elas tem uma extensão de 12,4 km.

Normalmente quando se fala nessas duas pistas, as pessoas à princípio rejeitam pois não conhecem o trajeto e, por desconhecimento, acreditam que não tem nenhum atrativo para percorrer as pistas daquele local.

Não duvide, pois tem muito verde na trilha do metrô
Não duvide, pois tem muito verde na trilha do metrô | Foto: Arquivo Pessoal

No último domingo a Coroa de Mochila resolveu percorrer o Caminho do Metrô e preparar um vídeo para mostrar que vale a pena experimentar uma aventura nessa trilha.

Para enfrentar essa maratona, reunimos um grupo de amigas, mas, como a desculpa é a principal parceira da maioria das pessoas, apenas a peregrina Hélia Maria resolveu atender a convocação, enquanto o tempo nublado afastou as outras.

Nossa caminhada começou às 6 horas da manhã, no bairro de Stella Mares, quando percorremos 3 km até chegar a Estação Mussurunga, onde começamos a percorrer a trilha do metrô, até a Estação Pernambués totalizando 17,2 km.

O interessante do Caminho do Metrô é que você pode começar sua caminhada à pé ou de bike, em qualquer uma das estações, Na Avenida Paralela existem as estações de Mussurunga, Bairro da Paz, Tamburugy, Flamboyant, Pituaçu, CAB, Imbuí e Pernambués.

As pistas para os ciclistas e pedestres, passam por todas essas estações, sendo que as de Mussurunga e Pituaçu também dão acesso aos terminais de ônibus, o que facilita o deslocamento. Em Pituaçu tem ainda um estacionamento, para quem desejar ir de carro.

Quando você fizer o Caminho do Metrô, fique com o olhar atento para algumas plantas ao longo das pistas, pois existem algumas que dificilmente você vai encontrar com facilidade. Tem ainda a presença de muitos pássaros, que quebram o ruído dos carros e da própria composição do metrô.

Encontramos plantas exóticas ao longo da trilha
Encontramos plantas exóticas ao longo da trilha | Foto: Arquivo Pessoal

E quanto a segurança, não vimos nenhuma pelos 12,4 km de extensão, mas, no entanto, só encontramos pelo caminho, ciclistas e pedestres que estavam, felizmente com a mesma intenção nossa: caminhar e ser feliz.

Numa próxima reportagem vamos incluir as pistas do metrô no Bonocô, que devem ter cerca de 5 a 6 km. Vamos começar o percurso na Estação Mussurunga e atravessarmos a região do Iguatemi até ter acesso ao Bonocô, quando então completaremos o caminho, até próximo do Estádio da Fonte Nova.

Ao final dos 12,4 km da trilha, você vai estar radiante com a aventura
Ao final dos 12,4 km da trilha, você vai estar radiante com a aventura | Foto: Arquivo Pessoal

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco