Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > A TARDE AVENTURA
COLUNA

A TARDE Aventura

Por Selma Morais

ACERVO DA COLUNA
Publicado Friday, 07 de July de 2023 às 6:20 h | Autor:

Dicas de alimentação para a Corrida da COPPA

Especialista mostra os cuidados com o corpo

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Atletas recebem dicas de alimentação para a difícil prova da COPPA
Atletas recebem dicas de alimentação para a difícil prova da COPPA -

Com expectativa de 1.500 atletas na IX edição da Corrida da COPPA, a preparação para a maior corrida de aventura dentro de Salvador, já começou. A largada no dia 06 de agosto às 06h30, no Parque de Pituaçu, será simultânea para quem optar por correr 6,5 km ou 14 km (percurso oficial da prova).

De um lado, corredores iniciantes na pista e no circuito de aventura. Do outro, atletas profissionais, em busca de melhorar a performance e o tempo num dos circuitos mais cobiçados em provas de corrida na capital baiana.

A corrida de obstáculos empolga os homens e as mulheres
A corrida de obstáculos empolga os homens e as mulheres | Foto: Divulgação

Para quem vai participar da Corrida da COPPA, o ideal é se preparar, tanto com a alimentação antes da competição quanto nos treinos que antecedem a prova. E fomos em busca de dicas de profissionais para você fazer bonito na linha de chegada!

A alimentação é de extrema importância em qualquer corrida, principalmente, numa corrida de aventura que exige mais do atleta por conta do terreno irregular.

A nutricionista esportiva, Priscila Cariele, com experiência na área há mais de uma década, explica o poder da alimentação saudável para um melhor desempenho do atleta na Corrida da COPPA. "Alimentos mais gordurosos devem ser evitados antes da corrida de aventura. O ideal é optar por frutas como banana com cereais como aveia e um pouco de mel. Outra opção é um suco de melancia com beterraba".

A nutricionista também endossa a importância da hidratação durante a prova e o uso de repositores energéticos (naturais ou industrializados) a depender do tempo do percurso.

No pós-prova, muitos atletas aderem às comidas pesadas como forma de celebração por mais uma corrida cumprida, mas a nutricionista salienta que o ideal é priorizar alimentos que melhorem a circulação sanguínea.

"Após a corrida é importante fazer uso de alimentos ricos em água e eletrólitos como frutas, folhosos verde-escuros, água de coco e fontes de gordura vegetal como abacate e o azeite de oliva extravirgem, que são anti-inflamatórios", destaca Cariele.

O percurso por onde os corredores da IX Corrida da COPPA passarão é bem peculiar e possui uma grande diversidade de aves, peixes, anfíbios e repteis.

O Parque Metropolitano de Pituaçu é um dos mais raros parques ecológicos do país, remanescente da Mata Atlântica e dentro de uma área urbana. A escolha pela trilha no local não foi em vão: é lá que está situada a sede da COPPA (Companhia de Polícia de Proteção Ambiental da Bahia) e onde parte do treinamento dos militares é realizada.

São dois percursos: um com a distância de 6,5km. A outra trilha, a oficial, tem 14km, ou seja, uma volta inteira no Parque de Pituaçu, contemplando não só a biodiversidade, mas enfrentando também obstáculos, como o terreno irregular e a ação climática (abafamento ou chuva). Uma trilha, digamos, para os mais preparados ou ousados!

A major Érica Patrícia, comandante da COOPA acredita no sucesso da prova
A major Érica Patrícia, comandante da COOPA acredita no sucesso da prova | Foto: Divulgação

Em 2023, a Corrida da COPPA chega a sua nona edição e será realizada, tradicionalmente, em agosto, mês que a especializada na proteção ambiental e coibição de crimes como desmatamento ilegal e tráfico de animais silvestres, completará 44 anos de atuação na Bahia.

A COPPA (Companhia de Polícia de Proteção Ambiental da Bahia) é uma unidade especializada da Polícia Militar da Bahia, que também atua na caça e pesca predatórias e ainda contra a poluição e despejo irregular de resíduos. Com efetivo de 118 militares, a COPPA desenvolve ações de conscientização e educação ambiental junto à população para preservação dos recursos naturais e conservação da biodiversidade.

Há 25 anos na PMBA, a nova comandante da COPPA, major Érica Patrícia, enumera os diversos benefícios da corrida para a saúde, inclusive, do policial militar. "Na atividade policial a prática esportiva gera uma maior qualidade de vida além da diminuição do stress, comum nesta profissão. A corrida é, sem sombra de dúvida, uma das modalidades esportivas mais acessíveis para todos e uma opção, mais em conta, de saúde preventiva".

Para a major Érica Patrícia, que além de corrida, pratica ciclismo e arrisca uma patinação, a Corrida da COPPA em 2023, terá uma maior adesão e notoriedade "Na nossa gestão, com o apoio do Comando de Policiamento Especializado, a ideia é manter a beleza do evento e continuar disseminando a cultura do cuidado com a natureza como meio de proteção à vida", finaliza a comandante.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco