Eleição e homenagem na ACB
Confira a coluna ACB em Foco desta quarta-feira
Hoje, das 8h às 18h, a Associação Comercial da Bahia (ACB) estará de portas abertas, aguardando associados, parceiros e amigos para mais um dia histórico em sua bicentenária trajetória de atuação em favor do desenvolvimento do cenário econômico, empresarial e social do estado e do país.
A programação tem início com a tradicional cerimônia de aposição floral no Monumento em Homenagem aos Heróis da Batalha do Riachuelo, inaugurado em 23 de novembro de 1874. Desde então, anualmente, empresários baianos e militares da Marinha do Brasil se reúnem na sede da ACB para prestar homenagens aos brasileiros que atuaram na Guerra do Paraguai, ocorrida em 1865.
Como informa o ex-presidente da ACB e do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia, Eduardo Morais de Castro, o monumento foi erguido na então Praça do Comércio, que depois ficou também conhecida como Praça Riachuelo. Com estilo neoclássico, o monumento tem relacionadas em sua coluna as batalhas travadas pelos brasileiros na Guerra da Tríplice Aliança. No pedestal estão as armas do Império e, em seu topo, o “Anjo da Vitória”, inspirado nas esculturas das vitórias gregas no mundo antigo.
Eleição para biênio 2023/2025
A partir das 9h, os associados da primeira entidade de representação da classe empresarial do Brasil, inaugurada em 1811, votam para consagrar os novos dirigentes que vão comandar as ações da casa pelos próximos dois anos.
Atual vice-presidente da ACB, o empresário e advogado Paulo Sérgio Costa Pinto Cavalcanti encabeça a chapa única indicada de forma consensual que, como justifica o atual presidente Mário Dantas, “é um reconhecimento da atual administração e foi muito bem recebido”.
Com Wilson Andrade reconduzido à presidência da Assembleia Geral e do Conselho Superior, a nova diretoria executiva conta ainda com Maria Constança Carneiro Galvão (vice-presidente Administrativo Financeiro), José Luiz Costa Sobreira (vice-presidente Jurídico e de Compliance), Isabela Silva Suarez (vice-presidente de Sustentabilidade Empresarial), Marcos Galrão Cidreira (vice-presidente de Comunicação e Relações Institucionais) e Marcelo Neeser Nogueira Reis (vice-presidente Secretário), além dos também vice-presidentes Ana Ferraz Coelho, Agnaluce Moreira Silva, Carlos Henrique Jorge Gantois, Ricardo Luzbel Soares Bonfim e Rosemma Burlacchini Maluf.
“Além de buscar constantemente o fortalecimento da representação empresarial, a gestão será voltada também para propostas de participação mais ativa de cada brasileiro na definição dos destinos do país. Precisamos começar imediatamente a fortalecer a democracia participativa e aprender a cobrar nossos direitos, como caminho de geração de riquezas e bem estar social”, antecipa Cavalcanti.