Novos Núcleos de Trabalho integram agenda da ACB
Confira a coluna ACB em Foco desta quarta-feira

Com a missão de representar e unir o setor produtivo do estado, a Associação Comercial da Bahia (ACB) tem em seus Núcleos de Trabalho a estrutura de apoio e suporte que ajuda a fortalecer o mercado e desenvolver as empresas e os negócios, buscando ainda envolvimento e contribuições com as demandas da sociedade, sobretudo em relação à geração de renda, inclusão, educação, saúde e segurança.
Ao fazer parte de um dos Núcleos de Trabalho da ACB, os empresários e as empresárias passam a estar inseridos mais ativamente no meio associativista que, por si só, já traz muitos benefícios para o desempenho e a imagem dos negócios, além de facilitar o acesso a informações, capacitação, consultoria e garantia de apoio.
“Estamos estimulando os empresários a atuarem com consciência da sua importância para a sociedade. Temos que despertar para o associativismo e fortalecer as nossas organizações para nos garantir amparo empresarial, mas também como caminho para conseguirmos implementar as mudanças que precisamos no ambiente de negócios e na sociedade em geral”, pontua Paulo Cavalcanti, que coordena o Núcleo Jurídico e o Núcleo Empresarial de Gestão de Crise e Reputação da ACB.
Uma das novas iniciativas da ACB nesse sentido é o Núcleo de Cidadania e Terceiro Setor, que tem entre seus objetivos formar empresários comprometidos com o desenvolvimento econômico sustentável. Para isso, atuará com pilares como participação ativa, capitalismo consciente, transparência e filantropia estratégica.
Como acrescenta a coordenadora do Núcleo, Karine Rocha, especialista em direito do Terceiro Setor, é possível associar os impactos para a geração de lucro consoante com a função social da empresa. “Negócios de impacto são uma alternativa importante para que tenhamos uma sociedade menos desigual, com diminuição das vulnerabilidades, e regenerativa no sentido de reconstruir seu capital natural”.
A ACB passa a contar também com um Núcleo de Saúde que, como antecipa a coordenadora Agnaluce Moreira, buscará promover o desenvolvimento e aprimoramento do setor de saúde dentro da comunidade empresarial, através da cooperação e interação entre os setores público e privado e a população.
“Buscaremos estabelecer parcerias estratégicas, compartilhar informações relevantes, promover eventos educacionais e, através do diálogo, criar um ambiente propício para colaboração. Nosso objetivo é o bem-estar da população e o desenvolvimento conjunto do setor de saúde. Juntos, trabalharemos para garantir acesso equitativo, qualidade nos serviços e avanços significativos na área da saúde”, complementa Agnaluce.
O presidente executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/BA), Luiz Henrique do Amaral, que vai coordenar o Núcleo de Segurança Pública da ACB, também vê no associativismo a possibilidade de trazer as transformações necessárias para a sociedade.
“Isso se dá através de atitudes e ações estratégicas, sempre voltadas para transformações efetivas. Vejo o trabalho do Núcleo como uma grande oportunidade de soma e de afirmação da função social da empresa, uma vertente necessária que precisa ser efetivada na sociedade brasileira de forma ampla e contributiva”, ressalta, Amaral.