Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > ARTIGOS
COLUNA

Artigos

Por Da Redação

Artigos
ACERVO DA COLUNA
Publicado segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024 às 6:34 h • Atualizada em 26/02/2024 às 7:46 | Autor:

Alerta de leucemia

Confira o Editorial do Grupo A Tarde dessa segunda-feira

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Leucemia pode ser suspeitada por médico através de alterações no hemograma
Leucemia pode ser suspeitada por médico através de alterações no hemograma -

O caso da “influenciadora” Fabiana Justus, filha de uma personalidade do meio empresarial, Roberto Justus, demonstra o quanto a doença Leucemia Mieloide Aguda pode acometer a todas e todos, independentemente de classe social.

A projeção do Instituto Nacional do Câncer, o “Inca”, é a de a moléstia alcançar 11 mil brasileiros este ano, de onde a importância da campanha “Fevereiro Laranja”, de acordo com as colorações mensais propostas pelas Nações Unidas.

Tudo sobre Artigos em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Entre os avisos para marcação de consulta com brevidade, destacam-se fraqueza e mal-estar, acompanhada de anemia, palidez e ocorrência de grandes hematomas desproporcionais ao impacto de pequenas pancadas.

Quem desenvolveu a doença perde o apetite e emagrece sem causa eficiente; surgem entumescimentos repetinos – as ínguas –, acompanhadas de inchaço, especialmente no pescoço e na virilha, além de dor nos ossos e nas juntas.

Além de informar sobre os sintomas, o movimento tem o objetivo de incentivar as doações de medulas ósseas, como forma de viabilizar a sobrevida de novos pacientes, graças a cirurgia para tentar recuperar o organismo debilitado.

Trata-se de um tecido mole preenchendo o esqueleto, comparável a uma usina produtora de elementos componentes do sangue, denominados no jargão da medicina, de “hemácias”, “leucócitos” e “plaquetas”, sem os quais não se vive.

Quem prefere a aventura de descartar o exame, fica por conta e risco de abreviar a existência, pois entre os homens, o índice de causa de morte está em nono lugar na classificação, enquanto mas mulheres é o décimo-primeiro.

Diante da fragilidade do corpo humano é uma escolha errada deixar de cuidar de si e dos outros, pois mesmo tendo a pessoa perdido o amor-próprio, pode pensar nos entes queridos, amores e familiares, no momento de marcar o exame.

Este tipo de crescimento desordenado de células costuma ser agressivo e não permitir muito tempo para o enfrentamento por quimioterapias, mas os avanços da ciência têm elevado as chances de cura, exceto quando o enfermo demora.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco