Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > ARTIGOS
COLUNA

Artigos

Por Adriano Guimarães e Dimas Gomes

Artigos
ACERVO DA COLUNA
Publicado sexta-feira, 28 de agosto de 2020 às 18:33 h • Atualizada em 28/08/2020 às 20:26 | Autor:

O sapo cozido dos condomínios

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
É necessário sair da zona de conforto | Foto: Adilton Venegeroles | Ag. A TARDE
É necessário sair da zona de conforto | Foto: Adilton Venegeroles | Ag. A TARDE -

Há uma história muito antiga sobre realizar um experimento em duas fases:

- A primeira consistia em aquecer uma panela com água até o ponto de fervura, e depois jogar um sapo vivo dentro dela. Nesta situação o sapo rapidamente pula fora da panela, pois, o choque térmico faz com que ele reaja instantaneamente para não morrer escaldado.

- Na segunda fase, em outra panela era colocado um novo sapo, mas água está fria, em temperatura ambiente. Liga-se o fogo e a água vai aquecendo, aquecendo e o sapo confortável nem percebe que se ele ficar vai morrer cozido... este é o fato: ele não percebe e morre. Ele fica naquela zona de conforto do “quentinho e agradável”.

Podemos com esta história estabelecer um paralelo com a forma que alguns condomínios se comportam em relação ao cuidado com a manutenção predial, centrando foco apenas para a situação geral das edificações, sem planejar para adoção de posturas mais efetivas no curto prazo.

O enfoque sobre este tema pode ser dados sob diversos aspectos da administração do condomínio: pessoal, aquisições, manutenção de fachadas, revisão das instalações, dentre outros. Porém, neste artigo se faz uma análise exclusivamente sobre a necessidade de realizar com mais frequência a Inspeção Predial.

A respeito da habilitação para realizar inspeção predial está pavimentado que esta atividade é de responsabilidade técnica e competência dos engenheiros civis e arquitetos habilitados junto ao Crea-BA e à administração municipal. Obviamente que os serviços específicos dos prédios podem ser vistoriados por profissionais de outras modalidades da engenharia (elétrica, mecânica) ou ainda, por engenheiros com especialização em segurança do trabalho.

A inspeção predial começou a ser estudada no Brasil a partir de 1999 e atualmente insere-se como ferramenta da Engenharia Diagnóstica, pois, representa uma importante atividade dos peritos de engenharia face ao surgimento de edifícios verticais nas cidades brasileiras.

Portanto, síndicos dos condomínios devem realizar com periodicidade a contratação de profissionais de engenharia para realizar trabalhos de inspeção predial para ter um checkup da edificação com vistas à boa qualidade predial e saúde dos condôminos.

É necessário sair da zona de conforto tal qual o segundo sapo da história que vai se acomodando ao modelo pré-estabelecido, mais tranquilo, inicialmente mais favorável e comodista. Com esta postura as instalações, os equipamentos do condomínio podem sofrer um colapso ou dar origem a um problema de custo mais elevado.

Engenheiro Civil Adriano Guimarães ([email protected]) | Perito Dimas Gomes ([email protected])

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco