Os 70 anos de Terezinha de Jesus | A TARDE
Atarde > Colunistas > Artigos

Os 70 anos de Terezinha de Jesus

Publicado quinta-feira, 01 de julho de 2021 às 20:18 h | Atualizado em 01/07/2021, 20:30 | Autor: Carlos Leal*
No dia 3 de julho, Terezinha faz 70 anos e vive um momento muito especial de sua carreira
No dia 3 de julho, Terezinha faz 70 anos e vive um momento muito especial de sua carreira -

Quem já teve o prazer de ouvir a potiguar Terezinha de Jesus cantando Prá Incendiar seu Coração (Moraes Moreira e Patinhas) entende perfeitamente o que eu digo quando classifico a voz da intérprete como uma das mais belas e doces da história da Música Popular Brasileiras (MPB). Grande sucesso no Brasil entre os anos 1970 e 1980, quando a artista chegou a integrar o cast da CBS, na época também gravadora de artistas como Roberto Carlos e Fagner, ela está voltando.

No dia 3 de julho, Terezinha faz 70 anos e vive um momento muito especial de sua carreira, onde se prepara para lançar um videoclipe com música inédita de Mirabô Dantas e Capinan, os mesmos que estiveram presentes no seu disco de estreia em 1978 com Não posso crer. Vale destacar que recentemente Terezinha lançou outro videoclipe com Carne dos Rios, música inédita de Abel Silva e Mirabô Dantas.

Terezinha nasceu na cidade de Florânia (RN) e em 1970, já morando em Natal, começou a fazer apresentações pela cidade e a participar de diversos festivais pelo Nordeste. Ainda na década de 70 vai para o Rio de janeiro e passa a trabalhar com artistas como Tim Maia e grupos de sucesso, a exemplo do Trio Esperança e do Quarteto em Sy. Fora isso, gravou com Paulinho da Viola, excursionou com o cantor e compositor Gonzaguinha, com que teve uma breve história de amor e de quem até ganhou música de presente. Foi para ela que o filho de Gonzagão compôs Começaria Tudo outra Vez, entregue a ela em fita K7 que a artista guarda até hoje.

Em 1978 lança seu primeiro disco, um compacto duplo com canções de Suely Costa, Abel Silva, Raimundo Fagner, Mirabô Dantas e Capinan. O primeiro LP veio em 1979, intitulado Vento Nordeste, sendo seguido por Caso de Amor (1980), Prá Incendiar seu Coração (1981), Sotaque (1982), Frágil Força (1983) e a coletânea 20 Super Sucessos (1997).

Depois de Frágil Força, em 1984, Terezinha voltou a residir em Natal e fez raras apresentações, com destaque para shows dentro do Projeto Seis e Meia ao lado de artistas como Tunai e Dalto, mas o fato é que, aos 70, Terezinha está de volta com toda garra para mostrar que ainda tem vigor e talento para incendiar todos os corações. Salve a força nada frágil de Terezinha de Jesus.

LINK DO VIDEO PRÁ INCENDIAR SEU CORAÇÃO

https://www.youtube.com/watch?v=MmqHKMHhPo8

TEREZINHA DE JESUS E PAULINHO DA VIOLA

https://www.youtube.com/watch?v=xwA1VHVZGDo&t=30s

*Carlos Leal é jornalista, escritor, produtor cultural e pesquisador.

Publicações relacionadas