Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > A TARDE AGRO
COLUNA

A TARDE Agro

Por José Luiz Tejon | [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado segunda-feira, 14 de outubro de 2024 às 6:00 h • Atualizada em 02/12/2024 às 11:23 | Autor: José Luiz Tejon | [email protected]

Cecafé e Serasa Agro Experian são exemplos inspiradores

Entidades incentivam o comprometimento do produtor brasileiro com a sustentabilidade.

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Cecafé e Serasa Agro Experian são exemplos inspiradores
-

Marcos Antônio Matos, presidente do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) conversou comigo, diretamente da Suíça, sobre a iniciativa do setor, junto com Serasa Agro Experian, envolvendo entidades empresariais internacionais e clientes agroindustriais mundiais sobre o comprometimento do produtor brasileiro com a sustentabilidade.

“O Cecafé liderou em Genebra e Basel, na Suíça, ao lado do Serasa Experian, a participação no Swiss Coffee Dinner &amp, fórum que é um dos principais eventos de café para a indústria e para o trade global. Todos os grandes grupos econômicos estavam e nós participamos com um estande central com simulações e mostrando o nível de comprometimento do produtor brasileiro com as reservas legais em nas regiões produtoras. Nós mostramos indicadores preparados pelo Serasa Experian de nossa real sustentabilidade, o que nos coloca em condições de atender aos mais diversos e exigentes mercados. O Brasil é o maior produtor de café, maior exportador e segundo maior consumidor da bebida. Exportamos para cerca de 150 destinos todos os anos”, disse Matos.

Tudo sobre A TARDE Agro em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Ele também lembrou da participação do Cecafé no painel 6. “Discutimos junto com as demais organizações do café global, a European Coffee Federation, a Swiss Coffee Trade Association, a National Coffee Association dos Estados Unidos, uma organização de produtores da África, a tendência do mundo nas novas regras ao fluxo do comércio como a EUDR, que é a lei de desmatamento zero; a CS3D, que é a responsabilidade social corporativa, também no âmbito da União Europeia, e sobre regulações de cada país do bloco e países de fora do bloco, como o Reino Unido. E mostramos que os avanços da sustentabilidade no Brasil devem ser conhecidos. O Brasil é tido como o país mais preparado para o nosso portador e eles precisam de nós para reduzir os riscos porque eles são regulados por essas leis, como a EUDR”, explicou.

Segundo Matos, “os países africanos estão muito preocupados porque são os primeiros a serem excluídos. E, realmente, no Brasil nós demonstramos um ambiente de compromisso, das leis, do crédito rural oficial, do Cadastro Ambiental Rural, fruto do Código Florestal e todas essas necessidades que o produto tem para estar neste grande sistema, na formação da economia, na legalidade. Isso nos deixa aptos a atender todo e qualquer mercado do mundo”.

O exemplo do Cecafé e da Serasa Agro Experian é estimulante e inspirador aos demais setores do agro nacional. Fica clara na mensagem da Cecafé a importância do Brasil na liderança dos países do cinturão tropical do planeta, onde regiões, como a África, ao contrário do Brasil, ainda não estão prontas para responder às elevadas exigências econômicas, sociais e ambientais na velocidade que o EUDR propunha.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco