Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > A TARDE AGRO

A TARDE AGRO

Sistema nacional de pesquisa agropecuária é vital para o Brasil

Confira a coluna desta segunda-feira

José Luiz Tejon
Por José Luiz Tejon
Imagem ilustrativa da imagem Sistema nacional de pesquisa agropecuária é vital para o Brasil
Foto: Agência Brasil

Eu chamaria esse grupo de trabalho de um conselho de maestros, incluindo uma maestrina, para uma regência dos desafios que a ciência e tecnologia do agronegócio dos próximos 50 anos apresentam em todos os microbiomas brasileiros ao lado da biossegurança genética, sustentabilidade, mudança climática, digitalização, mecanização, práticas e manejos de plantas, águas, solos, animais, meio ambiente, e saúde, tanto no meio rural quanto urbano.

Os maestros e maestrina convocados são sábios com obras realizadas para o País, nas suas vidas, que falam por si: Roberto Rodrigues foi ministro no primeiro governo Lula com um legado consistente para a pesquisa brasileira. Embaixador do cooperativismo na FAO, professor hoje com a cátedra na Esalq e faz dos seus pronunciamentos uma constância humana sempre ressaltando que agronegocio é paz, significa alimento.

Tudo sobre A TARDE Agro em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Realizações

Silvio Crestana, cientista que também foi presidente da Embrapa com um histórico de realizações concretas que superam o tempo sendo uma unanimidade como referência de equilíbrio e posicionamentos científicos. Pedro Camargo Neto também tem no seu curriculum uma vida a serviço da causa da prosperidade do agronegócio brasileiro, ele fez uma extraordinaria batalha na OMC com o algodão brasileiro vencendo o protecionismo norte-americano à época, o que gerou recursos que foram investidos na pesquisa brasileira do algodão onde somos hoje o segundo maior exportador do mundo.

Luís Carlos Guedes Pinto, da mesma forma com uma história de realizações que remontam à participação como membro do grupo de implantação da Embrapa em 1972-73 e ex ministro. E Ana Célia Castro, a maestrina, tem doutorado em ciência econômica, pós-doutorado na USP, é diretora da escola brasileira de altos estudos da UFRJ.

Sabedoria

Estes sábios maestros e maestrina, estão convocados como voluntários, sem remuneração, e com foco num “Sistema Nacional de Pesquisa", o que inclui necessariamente as participações estaduais. Pela autossuficiência da ciência e tecnologia do agronegócio brasileiro e tropical, parabenizo o ministro Carlos Fávaro pela portaria instituída.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Relacionadas

Mais lidas