Conheça mais sobre o Ilê Axé Kalé Bokun que comemora 90 anos
Terreiro é reconhecido como patrimônio de Salvador e protagoniza resistência de nação do candomblé

Cleidiana Ramos
Uma reportagem publicada na edição de A TARDE de 29 de julho de 2007 mostrou a persistência de terreiros de nação ijexá em Salvador. Segundo o texto eles somavam 1,3% dos mais de 1.100 registrados no estudo intitulado Mapeamento dos Terreiros de Salvador. O Ilê Axé Kalé Bokun, localizado em Plataforma, foi uma das comunidades protagonistas dessa resistência. Considerado patrimônio do município de Salvador, o Kalé Bokun está completando 90 anos. As histórias desse terreiro e da nação ijexá baseiam os conteúdos do REC e da coluna A TARDE Memória dessa semana, projetos em memória social do Grupo A TARDE que contaram com a participação da ialorixá da comunidade religiosa, Mãe Vânia Amaral
A coluna A TARDE Memória tem inserções em A TARDE FM às sextas-feiras; no jornal A TARDE aos sábados, no Portal A TARDE e nas redes sociais do Grupo A TARDE. O REC é um canal hospedado no Youtube com novas edições às sextas-feiras. Os dois projetos são baseados no acervo do Cedoc A TARDE.
Confira o conteúdo do REC nessa nova edição.
Senta que temos História- Mãe Vânia Amaral, ialorixá do Kalé Bokun conta histórias sobre esse importante terreiro e as características da nação ijexá.
Mídia & Memória- A seção aborda registros sobre o Kalé Bokun e a tradição ijexá no acervo do Cedoc A TARDE.
Cibercultura- Confira a análise sobre o livro Ijexá, o povo das águas. De autoria do antropólogo, professor da Ufba e babalorixá Vilson Caetano de Sousa Júnior, a obra é um desdobramento do laudo para tombamento do Ilê Axé Kalé Bokun.
Arena A TARDE- O editorial sobre a necessidade de imunização contra a meningite e o afastamento de Wesley Safadão dos palcos estão em destaque na seção.
A TARDE Memória- Veja a chamada para o conteúdo da coluna nesta semana.