Festa de Santa Luzia faz pausa no calendário das festas de verão | A TARDE
Atarde > Colunistas > A Tarde Memória

Festa de Santa Luzia faz pausa no calendário das festas de verão

Retorno do calendário vai acontecer com as comemorações para Bom Jesus dos Navegantes

Publicado sábado, 09 de dezembro de 2023 às 06:00 h | Autor: Cleidiana Ramos
Procissão é um dos elementos que mais aparece na coleção de fotografias do Cedoc A TARDE
Procissão é um dos elementos que mais aparece na coleção de fotografias do Cedoc A TARDE -

 Com a celebração para Santa Luzia, no próximo dia 13, o ciclo das festas de verão em Salvador terá uma pausa. A retomada será com as homenagens a Bom Jesus dos Navegantes nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. O calendário que incorpora um conjunto de comemorações de base afrocatólica por conta do diálogo constante entre catolicismo e religiões afro-brasileiras, iniciado com São Nicodemus, padroeiro dos portuários, e encerrado com a Festa de Itapuã, é um aquecimento para o Carnaval. Na análise que realizei sobre essas celebrações e que resultaram na tese Festa de Verão em Salvador- um estudo antropológico a partir do acervo documental do jornal A TARDE, orientada pela professora Fátima Tavares, a Festa de Santa Luzia tem dois elementos que se destacam: a procissão e o uso pelos devotos das águas de uma fonte que fica no interior da igreja e são consideradas um remédio eficaz contra problemas de visão.

Mesmo com a visibilidade diminuída em relação a outros períodos quando a festa se espalhava pelo entorno da Igreja de Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, no Comércio, ela ainda tem força. Há 11 anos, as missas puderam voltar a acontecer no interior do templo após décadas ocorrendo na área externa e até na sacristia por conta da deterioração do imóvel que é do século XVIII.

Procissão é um dos elementos que mais aparece na coleção de fotografias do Cedoc A TARDE
Procissão é um dos elementos que mais aparece na coleção de fotografias do Cedoc A TARDE |  Foto: Data: 13/12/1983 | Cedoc A TARDE
  

A igreja foi construída, a partir de 1756, por iniciativa da Irmandade do Pilar ligada à comunidade espanhola de Salvador. O Pilar fica na região do Comércio, o bairro que durante séculos foi o principal endereço dos negócios da capital baiana com firmas exportadoras e os trapiches, que eram o ponto de apoio para as operações em torno do porto.

O templo tem um conjunto arquitetônico imponente e inclui um cemitério, além de uma fonte próxima a paredes rochosas. Foi esse elemento que atraiu o culto a Santa Luzia, pois as águas são consideradas ideais para tratar os problemas da visão.

Água da fonte que fica no interior da igreja é considerada milagrosa
Água da fonte que fica no interior da igreja é considerada milagrosa |  Foto: Data: 13/12/1989. Foto: Mara Mércia | Cedoc A TARDE
  

No dia da festa, devotos passam cercam de 1h30 à espera da sua vez para recolher a água que vai servir de remédio. Mesmo com a diminuição da visibilidade da festa, as filas são longas durante o dia 13, especialmente no período da manhã.

Água da fonte que fica no interior da igreja é considerada milagrosa
Água da fonte que fica no interior da igreja é considerada milagrosa |  Foto: Data: 27/11/1981 | Cedoc A TARDE
  

Na coleção de fotografias sobre a Festa de Santa Luzia que pertencem ao acervo do Cedoc A TARDE, as imagens de devotos em busca da água da fonte se sobressaem ao lado de outro elemento da festa: a procissão. São 103 registros imagéticos em que predominam esses dois aspectos da comemoração.

Água da fonte que fica no interior da igreja é considerada milagrosa
Água da fonte que fica no interior da igreja é considerada milagrosa |  Foto: Data: 14/12/1979 | Cedoc A TARDE
  

Geralmente realizada após a missa do meio da manhã, a procissão percorre as principais ruas do Comércio com uma parada na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Com a saída das empresas de negócios da região do Comércio, o bairro tem passado por um processo de deterioração dos seus imóveis, especialmente os trapiches.

Água da fonte que fica no interior da igreja é considerada milagrosa
Água da fonte que fica no interior da igreja é considerada milagrosa |  Foto: Data: 14/12/1986 | Cedoc A TARDE
  

A devoção a Santa Luzia é uma das mais antigas e populares da Igreja Católica. A elaboração de uma narrativa sobre o seu martírio, por exemplo, tem o século V apontado como período de composição. Em 1849 foi encontrado um túmulo com inscrições que o atribuíam a ela em catacumbas localizadas em Siracusa, Itália.

Segundo a versão mais conhecida, Luzia era conhecida pela beleza e nasceu em uma família rica. Ao se converter ao cristianismo decidiu se manter casta. Prometida em casamento a um jovem da sua cidade, pediu o adiamento do casamento até que a mãe, viúva, ficasse curada de uma grave doença.

Para alcançar essa graça, Luzia levou a mãe em peregrinação à tumba de Santa Agueda, uma outra mártir do período. Com a cura ela concordou que a filha mantivesse seu voto de castidade e distribuísse o dinheiro reservado para o dote aos pobres. Contrariado, o noivo denunciou Luzia às autoridades que perseguiam os cristãos. Com a denúncia, começou o seu martírio.

O primeiro castigo foi a decisão de levá-la para um prostíbulo, mas o seu corpo se tornou tão pesado que dezenas de homens não conseguiram carregá-lo. Em seguida ela começou a ser torturada. Arrancaram os seus olhos, mas conta-se que ela continuou a enxergar. Por fim foi degolada.

A iconografia mais difundida mostra Santa Luzia segurando um prato onde estão os seus olhos. Em Salvador, na aproximação entre catolicismo e religiões afro-brasileiras, Santa Luzia é associada a Oxum, mas em uma versão específica: Oxum Apará. Essa é uma definição do orixá que rege as águas doces como jovem e guerreira. No dia da festa é comum encontrar muitos devotos vestidos de vermelho e amarelo, cores que são identificadas com Oxum Apará.

Além da pausa no ciclo de verão há também um deslocamento das celebrações para a Cidade Baixa. Na homenagem a Bom Jesus dos Navegantes a procissão do embarque da imagem ocorre na Boa Viagem, no dia 31, para onde retorna no dia 1º. Assim a região vai receber as festas seguintes apontando o quando estas celebrações têm várias nuances, como contar as histórias das dinâmicas de ocupação do espaço público de Salvador.

Confira as páginas de A TARDE sobre a Festa:

icon download
213,53 - PDF
213,53 PDF
 
icon download
981,80 - PDF
981,80 PDF
 
icon download
2064,91 - PDF
2064,91 PDF
 
icon download
1070,27 - PDF
1070,27 PDF
  

SERVIÇO

Confira a coleção de imagens do Cedoc A TARDE sobre a Festa de Santa Luzia e outras celebrações de verão no site Espelho de Festa. (https://espelhodefesta.atarde.com.br/). Veja os minidocs sobre as festas no REC A TARDE.

Programação da Festa de Santa Luzia, dia 13, na Igreja de Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, Comércio - Missas às 6, 8, 10, 15 e 17 horas. A procissão vai sair após a missa das 10 horas.  

Cleidiana Ramos é jornalista e doutora em antropologia

Publicações relacionadas