Jardim Cruzeiro abriga única igreja para São Jorge na capital baiana

Em Salvador só há uma paróquia dedicada a São Jorge. Ela fica localizada no Jardim Cruzeiro, na Cidade Baixa. São Jorge integra o grupo de santos com festas que se tornaram facultativas após uma reforma realizada no Calendário Romano Geral que determina questões sobre a liturgia católica. O objetivo da Igreja ao fazer essa revisão foi deixar mais evidente os santos com biografias que tinham dados historiográficos mais precisos.
Ainda assim, a devoção a São Jorge continuou a ser uma das mais fortes. Na Bahia, no encontro entre candomblé e catolicismo ele é associado ao orixá Oxóssi, o caçador e protetor das matas, diferentemente do Rio de Janeiro em que a aproximação é feita com Ogum. A TARDE passou a fazer uma cobertura mais constante da festa para São Jorge na capital baiana a partir da década de 1980, mesmo porque a paróquia foi fundada em 1976.

Essa história será contada em mais detalhes amanhã na versão de A TARDE Memória para o jornal A TARDE. A versão em audio da coluna é veiculada em A TARDE FM. A TARDE Memória tem narrativas construídoa a partir do material que forma o acervo do Cedoc A TARDE.