Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > A TARDE MEMÓRIA
COLUNA

A Tarde Memória

Por Cleidiana Ramos

ACERVO DA COLUNA
Publicado sexta-feira, 25 de agosto de 2023 às 11:24 h | Autor:

O resgate de memória da Revolta dos Búzios é tema de coluna e REC

Conteúdo é baseado em acervo do Cedoc A TARDE que mostra uma ação com esse objetivo realizada pelo Olodum

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Abolição foi uma das propostas centrais do movimento que completou 225 anos agora em agosto
Abolição foi uma das propostas centrais do movimento que completou 225 anos agora em agosto -

Cleidiana Ramos

A Revolta dos Búzios completou 225 anos no último dia 12. Esse impressionante movimento, além de apontar o quanto houve de resistência contra a escravidão, chegou a avançar em pautas como o planejamento de construção da República Bahiense, incluindo até desenho de bandeira. Nas últimas três décadas, atividades desenvolvidas por segmentos dos movimentos negros buscaram resgatar a memória desse levante para lhe dar mais visibilidade. Uma delas foi uma ação do Olodum que consistiu em apoiar a inclusão dos nomes dos heróis de Búzios no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria e a distribuição de uma cartilha sobre o movimento em 2009. Essa atividade contou com a parceria do Grupo A TARDE e é o tema central dos conteúdos de memória dessa semana: projeto REC e coluna A TARDE Memória.

Confira as seções do REC A TARDE, inscreva-se no canal e acione o ícone de sino para receber as atualizações.

Senta que Temos História- As jornalistas Cleidiana Ramos e Priscila Dórea analisam a importância do resgate da memória sobre a Revolta dos Búzios tendo como base uma ação desenvolvida pelo grupo cultural Olodum em 2009.

Mídia & Memória- A trajetória do Olodum para além do Carnaval é analisada por meio de coleções que compõem o acervo do Cedoc A TARDE.

Cibercultura- No episódio dessa semana o destaque é para o documentário Guerras do Brasil, disponibilizado na Netflix que mostra os conflitos no processo de formação do país.

Arena A TARDE- Seção destaca artigo sobre a chaga da violência sexual, especialmente contra crianças e adolescentes, e a entrada de Faustão na fila de transplantes.

A TARDE Memória- Confira o conteúdo da coluna nessa semana

Amanhã, sábado tem versão da coluna A TARDE Memória para o jornal A TARDE. Projeto multimídia do Grupo A TARDE ela tem inserções também em A TARDE FM (às sextas-feiras), no Portal A TARDE e nas mídias sociais do Grupo A TARDE. Os dois projetos são baseados no acervo do Cedoc A TARDE.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco