O resgate de memória da Revolta dos Búzios é tema de coluna e REC
Conteúdo é baseado em acervo do Cedoc A TARDE que mostra uma ação com esse objetivo realizada pelo Olodum
Cleidiana Ramos
A Revolta dos Búzios completou 225 anos no último dia 12. Esse impressionante movimento, além de apontar o quanto houve de resistência contra a escravidão, chegou a avançar em pautas como o planejamento de construção da República Bahiense, incluindo até desenho de bandeira. Nas últimas três décadas, atividades desenvolvidas por segmentos dos movimentos negros buscaram resgatar a memória desse levante para lhe dar mais visibilidade. Uma delas foi uma ação do Olodum que consistiu em apoiar a inclusão dos nomes dos heróis de Búzios no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria e a distribuição de uma cartilha sobre o movimento em 2009. Essa atividade contou com a parceria do Grupo A TARDE e é o tema central dos conteúdos de memória dessa semana: projeto REC e coluna A TARDE Memória.
Confira as seções do REC A TARDE, inscreva-se no canal e acione o ícone de sino para receber as atualizações.
Senta que Temos História- As jornalistas Cleidiana Ramos e Priscila Dórea analisam a importância do resgate da memória sobre a Revolta dos Búzios tendo como base uma ação desenvolvida pelo grupo cultural Olodum em 2009.
Mídia & Memória- A trajetória do Olodum para além do Carnaval é analisada por meio de coleções que compõem o acervo do Cedoc A TARDE.
Cibercultura- No episódio dessa semana o destaque é para o documentário Guerras do Brasil, disponibilizado na Netflix que mostra os conflitos no processo de formação do país.
Arena A TARDE- Seção destaca artigo sobre a chaga da violência sexual, especialmente contra crianças e adolescentes, e a entrada de Faustão na fila de transplantes.
A TARDE Memória- Confira o conteúdo da coluna nessa semana
Amanhã, sábado tem versão da coluna A TARDE Memória para o jornal A TARDE. Projeto multimídia do Grupo A TARDE ela tem inserções também em A TARDE FM (às sextas-feiras), no Portal A TARDE e nas mídias sociais do Grupo A TARDE. Os dois projetos são baseados no acervo do Cedoc A TARDE.