Sivaldo Reis apresenta dados da trajetória de Cleonice Alakija
REC e A TARDE Memória abordam trajetória da terceira mulher negra formada em medicina na Bahia
Cleidiana Ramos
Em 1931, Cleonice Alakija formou-se em medicina tornando-se a terceira mulher negra a conseguir um diploma na Faculdade de Medicina na Bahia. A trajetória de Cleonice Alakija foi tema de um artigo escrito por Sivaldo Reis historiador, professor, mestre e doutorando em História. Esse é o assuntoem destaque nos projetos de memória social do Grupo A TARDE: REC e A TARDE Memória. As duas ações são baseadas no acervo do Cedoc A TARDE.
A coluna A TARDE Memória é um projeto multimídia com inserções em A TARDE FM (às sextas-feiras); jornal A TARDE (aos sábados), Portal A TARDE e mídias sociais do Grupo A TARDE.
O REC A TARDE tem novas edições nas sextas-feiras. Inscreva- e acione o ícone do sino para receber as atualizações. Confira o conteúdo de cada seção nesta semana:
Senta que Temos História- O professor Sivaldo Reis, mestre e doutorando em História conta os detalhes da biografia de Cleonice Alakija, a terceira mulher negra a se tornar médica pela Faculdade de Medicina da Bahia.
Mídia & Memória- Peças das coleções do Cedoc A TARDE trazem informações sobre a trajetória de personagens e também do contexto da Faculdade de Medicina da Bahia.
Cibercultura- Escrita por Shonda Rhymes seção analisa Greys Anatomy, uma série que aborda os bastidores de um hospital, mas com foco em temas como diversidade étnico-racial e de sexualidade, além de questões de gênero.
A TARDE Memória- Confira o conteúdo em destaque na coluna nesta semana.
Arena A TARDE- Veja as repercussões sobre o cancelamento de passagens obtidas via 123 Milhas e resultado do concurso de coldsplay do Festival de Cultura Japonesa- Bon Odori 2023.