Sivaldo Reis apresenta dados da trajetória de Cleonice Alakija | A TARDE
Atarde > Colunistas > A Tarde Memória

Sivaldo Reis apresenta dados da trajetória de Cleonice Alakija

REC e A TARDE Memória abordam trajetória da terceira mulher negra formada em medicina na Bahia

Publicado sexta-feira, 01 de setembro de 2023 às 09:21 h | Autor: Cleidiana Ramos
Sivaldo Reis participou das seções Senta que Temos HIstória e Mídia & Memória do projeto REC
Sivaldo Reis participou das seções Senta que Temos HIstória e Mídia & Memória do projeto REC -

Cleidiana Ramos

Em 1931, Cleonice Alakija formou-se em medicina tornando-se a terceira mulher negra a conseguir um diploma na Faculdade de Medicina na Bahia. A trajetória de Cleonice Alakija foi tema de um artigo escrito por Sivaldo Reis historiador, professor, mestre e doutorando em História. Esse é o assuntoem destaque nos projetos de memória social do Grupo A TARDE: REC e A TARDE Memória. As duas ações são baseadas no acervo do Cedoc A TARDE.

A coluna A TARDE Memória é um projeto multimídia com inserções em A TARDE FM (às sextas-feiras); jornal A TARDE (aos sábados), Portal A TARDE e mídias sociais do Grupo A TARDE.

O REC A TARDE tem novas edições nas sextas-feiras. Inscreva- e acione o ícone do sino para receber as  atualizações. Confira o conteúdo de cada seção nesta semana:

Senta que Temos História- O professor Sivaldo Reis, mestre e doutorando em História conta os detalhes da biografia de Cleonice Alakija, a terceira mulher negra a se tornar médica pela Faculdade de Medicina da Bahia.     

🔴 REC A TARDE
  

Mídia & Memória- Peças das coleções do Cedoc A TARDE trazem informações sobre a trajetória de personagens e também do contexto da Faculdade de Medicina da Bahia.

 

🔴 REC A TARDE
 

Cibercultura- Escrita por Shonda Rhymes seção analisa Greys Anatomy, uma série que aborda os bastidores de um hospital, mas com foco em temas como diversidade étnico-racial e de sexualidade, além de questões de gênero.   

  

🔴 REC A TARDE
  

 A TARDE Memória- Confira o conteúdo em destaque na coluna nesta semana.

 

🔴 REC A TARDE
  

Arena A TARDE- Veja as repercussões sobre o cancelamento de passagens obtidas via 123 Milhas e resultado do concurso de coldsplay do Festival de Cultura Japonesa- Bon Odori 2023.

 

🔴 REC A TARDE
 
Sivaldo Reis participou das seções Senta que Temos HIstória e Mídia & Memória do projeto REC
Sivaldo Reis participou das seções Senta que Temos HIstória e Mídia & Memória do projeto REC |  Foto: Fábio Bastos | Mídias Digitais Grupo A TARDE
 

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS