Visita de Uri Geller a Salvador rendeu até música dos Novos Baianos | A TARDE
Atarde > Colunistas > A Tarde Memória

Visita de Uri Geller a Salvador rendeu até música dos Novos Baianos

As supostas habilidades paranormais do israelense naturalizado inglês atraiu um público numeroso na capital baiana

Publicado sexta-feira, 22 de julho de 2022 às 11:52 h | Autor: Cleidiana Ramos
No TCA, Uri Geller fez número de levitação com ajuda do público. Data: 31/8/1976
No TCA, Uri Geller fez número de levitação com ajuda do público. Data: 31/8/1976 -

Cleidiana Ramos

Para o Carnaval de 1977, o grupo Novos Baianos lançou um compacto, a mídia analógica que hoje pode ser comparada a um single em plataformas de streaming. Era uma forma de apostar em uma canção com potencial para viralizar. A escolha do grupo que era expert em experimentações foi a canção Pra lá de Uri Geller e dá uma medida do que foi a passagem do autointitulado paranormal pela capital baiana em agosto do ano anterior por meio de uma promoção de A TARDE em parceria com a TV Itapoan.

A letra da música, de autoria de Luiz Galvão e Pepeu Gomes,  é uma excelente peça de humor sobre as habilidades que tornaram Uri Geller famoso:

Você já tá muito pra lá de Uri Geller/você muito pra lá...

Pule meu nêgo! Pula minha nêga!

Que as cadeiras da mulata já estão tortas, tá tá tá tá tá.

E o carnaval são três dias num segundo/e puri, purinquanto, Uri, Uri, Uri.

Entorta faca, garfo e colher/e ainda espalha que é louco por mulher!(bis)  

 

Novos Baianos
 

Uri Geller era um fenômeno de mídia já no início da década de 1970 e, óbvio em meio a muitas polêmicas. Sua habilidade mais conhecida era a de entortar garfos e colheres supostamente com o poder da mente, mas também reivindicava poderes de telepatia e de telecinese, ou seja, fazer objetos voltarem a funcionar sem tocar neles, especialmente os relógios.

Sua ascensão foi no contexto de popularização da parapsicologia, um campo dedicado a estudar esses fenômenos e que no Brasil teve como maior expoente o padre Oscar Quevedo. E em meio a muitas polêmicas entre ditos paranormais e céticos, a indústria cultural esteve fortemente atuante. Ainda hoje há ecos desses embates, afinal um dos sucessos da atualidade é a série Stranger Things, produção da plataforma de streaming Netflix. O pano de fundo da história é o poder da paranormalidade para influenciar até na geopolítica, aliás algo que Uri Geller garante, em seu perfil oficial, que fez  com serviços prestados à CIA e ao FBI.     

A passagem de Uri Geller por Salvador e as polêmicas em torno da paranormalidade estão em destaque na edição de A TARDE Memória dessa semana. A TARDE Memória é um projeto de conteúdo multimídia em canais do Grupo A TARDE, como A TARDE FM (às sextas-feiras), Portal A TARDE e Jornal A TARDE (aos sábados). As histórias de A TARDE Memória são baseadas em peças do acervo do Cedoc A TARDE.        

Publicações relacionadas