Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > AUTO BRASIL
COLUNA

Auto Brasil

Por Núbia Cristina

ACERVO DA COLUNA
Publicado quarta-feira, 29 de março de 2023 às 5:15 h | Autor:

Primeiro carro elétrico da VW chega ao Brasil este ano

Modelo 100% elétrico, o SUV ID.4 foi anunciado quando a marca celebrou 70 anos no país

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Na semana passada, em meio à celebração dos 70 de atuação no País, a Volkswagen anunciou a estreia do seu primeiro carro 100% elétrico no Brasil, o SUV ID.4. Produzido na Alemanha, o modelo será vendido no mercado brasileiro no segundo semestre deste ano.

“O ID.4 introduz na Volkswagen do Brasil uma tecnologia de altíssima eficiência energética e que tem forte potencial para a descarbonização. Ele é parte da ofensiva de 15 modelos elétricos e flex que iremos lançar na nossa região até 2025. Com ele, conectamos o Brasil à estratégia global de eletrificação da marca Volkswagen”, explica Ciro Possobom, novo CEO da Volkswagen do Brasil.

Tudo sobre Auto Brasil em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Neste momento, a montadora não revelou detalhes do veículo, como equipamentos de série, opcionais e preço. O ID.4 é montado sobre a plataforma MEB, dedicada aos automóveis elétricos do Grupo Volkswagen. Tem sistema de recarga rápida e é capaz de carregar até 80% da bateria em aproximadamente 40 minutos, considerando um carregador a recarga DC (150 kW), de acordo com a marca.

A Volkswagen revelou alguns itens de segurança do elétrico: frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, detector de fadiga do motorista, detector de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo, assistente traseiro de saída de vaga e airbag central (que evita choque entre as pessoas em caso de acidentes mais graves).

O ID.4 foi exibido no Brasil em fim de 2021, durante a ID. Week (em São Paulo), esteve no Rock in Rio 2022, e já foi apresentado a concessionários no Brasil e de países vizinhos.

Investimentos

Ao celebrar 70 anos de operação no Brasil, a Volkswagen destaca o investimento de R$ 7 bilhões na América Latina, de 2022 a 2026, para aumentar a competitividade na região, que amplia demanda por veículos elétricos, híbridos, com amplos recursos tecnológicos.

A exemplo de outras montadoras, a Volks confirma o desenvolvimento de um modelo nacional equipado com motor híbrido flex. O projeto está inserido no montante de R$ 7 bilhões para a região até 2026.

A fabricante vai apostar no etanol, porque além da disponibilidade do combustível no Brasil, tem vasta experiência com o sistema flex. A Volkswagen foi pioneira ao lançar, em 2003, a tecnologia Total Flex, que permite o uso de etanol, gasolina ou os dois combustíveis em qualquer proporção. O Gol foi o primeiro carro a receber o motor Total Flex, presente hoje em toda a linha nacional da marca.

A Stellantis também trabalha no desenvolvimento do seu modelo eletrificado flex. E a Toyota já comercializa no mercado local o Corolla Cross híbrido flex.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco