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Concurso Público

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ACERVO DA COLUNA
Publicado domingo, 04 de agosto de 2019 às 12:42 h | Autor: [email protected]

Estratégia de avaliação do aprendizado (1)

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As duas principais formas de avaliação durante a preparação para as provas são os exercícios com questões anteriores, sobre os quais falamos bastante nos últimos textos, e a análise dos resultados nas provas dos concursos.

Os resultados obtidos em condições reais, em que a pessoa está submetida às pressões naturais (sua e de seus familiares) e outros fatores dificultadores, não são os melhores critérios para a tomada de decisões em relação à estratégia de preparação, mas são importantes. A sua maior utilidade reside na tomada de decisões a respeito de quais concursos fazer.

Se o seu rendimento em determinadas matérias tem sido muito abaixo do mínimo necessário para não ser eliminado da disputa, e se existem outros concursos ocorrendo, onde seu desempenho mostra uma maior possibilidade de aprovação, não é hora de estudar o que parece ser necessário. É hora de obter a aprovação em um desses cargos (caso você não esteja com um bom emprego) para adquirir melhores condições de enfrentar o obstáculo, e assim alcançar o objetivo principal. Se, no entanto, só lhe interessa aquele cargo em que existe a dificuldade, devem ser analisados os caminhos para superá-la.

O ideal é que a análise do rendimento do estudante seja feita ao menos através dessas duas formas principais, a fim de que as melhores decisões sejam tomadas, tanto a respeito de quais concursos fazer, como sobre quais disciplinas devem ser priorizadas.

O que o estudante precisa é de uma espécie de instrumento de precisão para medir o seu rendimento nas provas e exercícios. Observemos, por exemplo, a utilidade de um cronômetro na preparação de um atleta que vai disputar corridas de velocidade. No começo da carreira suas marcas estão bem longe dos índices necessários para participar dos campeonatos. Para chegar ao nível desejado não basta treinar à exaustão. É preciso acompanhar o desenvolvimento do treino e observar quais as necessidades e dificuldades. Em corridas de maior extensão, o atleta deve dar o máximo no começo da distância, e administrar sua resistência ao longo da prova, ou deve se poupar no trecho inicial e superar em seguida aqueles que vão se cansando? Se não for possível analisar o desempenho em cada uma das hipóteses, medindo o tempo, o treinamento não será eficaz.

Atente para o fato de que não estou comparando uma prova de atletismo com uma prova de concurso. Desta forma, não estou falando da estratégia a ser empregada no dia da prova. Não estou neste momento orientando como não se cansar na prova ou sugerindo um maior esforço no começo ou no final dela. Estamos falando aqui de preparação, ou seja, daquelas semanas e meses que antecedem a prova.

Para ficar bem compreendido o quanto é importante a análise do desempenho durante a preparação, e assim fazer com que o estudante passe a dar mais valor às avaliações e resultados, iremos, na continuação do tema, tratar de alguns dos diversos fatores que influenciam no processo de aprendizagem.

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