Cirurgia ortognática: sorrisos e autoestima à vista | A TARDE
Atarde > Colunistas > De Olho na Saúde

Cirurgia ortognática: sorrisos e autoestima à vista

“A cirurgia promove uma mudança de dentro para fora”

Publicado domingo, 21 de agosto de 2022 às 06:00 h | Atualizado em 21/08/2022, 08:59 | Autor: Elane Varjão | Jornalista | [email protected]
Cirurgião bucomaxilofacial, Lucas Esteves diz que procedimento vai além de uma intervenção na face
Cirurgião bucomaxilofacial, Lucas Esteves diz que procedimento vai além de uma intervenção na face -

Pacientes com deformidades na face, os chamados queixos retraídos ou avançados, e pessoas com sorrisos que não mostram os dentes ou que apresentam sorriso gengival, podem ser tratados com a cirurgia ortognática. É o que explica o cirurgião bucomaxilofacial, Lucas Esteves. “A cirurgia vai além de uma intervenção na face. Melhora a qualidade de vida e autoestima dos pacientes, promove uma mudança de dentro para fora”. É um procedimento de grande porte, precisa de uma avaliação facial minuciosa, um diagnóstico pormenorizado, e de um especialista em ortodontia. Portanto, envolve o trabalho de uma equipe transdisciplinar e muitos são os benefícios para quem deseja essa mudança. “É um procedimento previsível, cirúrgico, guiado virtualmente, e que melhora funções como: a mastigação,  a respiração, o sono, o ronco, e a dicção”, reforça o cirurgião.

A regulação terá uma solução?

Acabar com a regulação é, sem dúvida, um dos grandes desafios do próximo governador da Bahia. Embora o Estado informe que houve um aumento de 42% em três anos na regulação, ainda há uma longa fila de espera a ser zerada. Pacientes levam dias para ser encaminhados a um atendimento especializado. O problema é estrutural e histórico, e precisará de muito empenho para ser resolvido.

M’ de Martagão e McDia

No próximo 27 de agosto, será realizado o McDia Feliz, campanha nacional que, na Bahia, beneficiará  o Martagão Gesteira. Nesta edição, o valor arrecadado ajudará o hospital a manter o Programa de Transplante de Medula Óssea (TMO). O Martagão já conseguiu realizar 13 procedimentos e, até então, sete crianças aguardam na fila.

Diagnóstico de diabetes

Cientistas da Universidade de Genebra (UNIGE), na Suíça, descobriram uma molécula que pode indicar a doença em exame de sangue antes dos sintomas aparecerem. Nessa molécula, os níveis reduzidos sinalizaram um problema nas células responsáveis pela produção da insulina. Um avanço para o diagnóstico de diabetes para pessoas com suspeita da doença.

Em expansão

O Grupo Medicicor, empresa baiana que atua na área de distribuição de dispositivos médico-hospitalares, comemora neste mês de agosto 25 anos de fundação. Com filiais em quase todas as capitais nordestinas, o grupo segue agora para a região Sudeste, reforçando sua postura inovadora e de excelência no atendimento de clínicas e hospitais.

Palestra sobre TEA 

Transtorno do Espectro Autista será abordado pela psicóloga Jamile Chastinet, no I Simpósio de Psicologia Contemporânea. Clique aqui para acessar.

Vacina

 A vacina contra varíolas dos macacos deve chegar a partir de setembro. O Ministério da Saúde está negociando a compra de 50 mil doses do imunizante.

Socorro 

Sequelas da Covid-19 atingem 65% dos brasileiros, segundo estudo da Ufpel (Universidade Federal de Pelotas).

Novo vício?

Um em cada cinco brasileiro de 18 a 24 anos já consumiu cigarro eletrônico. Toda uma nova geração pode ser cada vez mais dependente da nicotina. 

Publicações relacionadas