"Cirurgia plástica não é mágica” | A TARDE
Atarde > Colunistas > De Olho na Saúde

"Cirurgia plástica não é mágica”

Procedimento requer cuidados pré-operatórios que devem ser cumpridos pelo paciente”

Publicado domingo, 07 de agosto de 2022 às 00:00 h | Autor: Vinícius Marques
João Portocarrero, Cirurgião Plástico do hospital Dia SelfDay
João Portocarrero, Cirurgião Plástico do hospital Dia SelfDay -

As famosas ‘plásticas’ são procedimentos cirúrgicos como outros  quaisquer. Portanto, é fundamental que o cirurgião seja um profissional referenciado e, sobretudo, credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. O procedimento requer cuidados pré-operatórios que devem ser cumpridos pelo paciente, que incluem exames laboratoriais e de imagens para cumprimento do planejamento cirúrgico. O cirurgião plástico João Portocarrero, do hospital Dia SelfDay,  explica que, no planejamento do procedimento, o profissional vai buscar as melhores formas dentro do organismo de cada um. “A cirurgia plástica não é mágica. Não é mudança de biótipo, porque isso não existe. O que buscamos, na cirurgia estética, é reverter as mudanças que ocorreram ao longo da vida”, reforça o médico.

Armadilha do destino

O empresário e esportista João Paulo Diniz morreu, vítima de um infarto fulminante, na semana passada. No livro publicado por seu pai Abílio Diniz , ‘Caminhos e Escolhas’, o empresário cita que João Paulo foi diagnosticado com hipertrofia do miocárdio e foi recomendado que não mais praticasse nenhum tipo de esporte. Mas João Paulo seguiu praticando esportes e acabou morrendo após fazer exercício físico.

 Ponto positivo para ANS

ANS decide que os planos de saúde não podem mais limitar sessões de terapia. A medida vale para terapias com psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas. É preciso respeitar a prescrição do médico que avalia o paciente. O profissional é o responsável pelo diagnóstico e pela avaliação da necessidade do número de sessões. Essa decisão não poderia mais ficar sob o julgo das operadoras de saúde.

Tratamento com Fraxx

Mulheres que apresentam flacidez vaginal, perda de urina ao fazer esforços, infecção urinária recorrente, ressecamento vaginal e dor nas relações sexuais podem recorrer a técnica de radiofrequência fracionada (Fraxx). Ela auxilia o tecido na produção de colágeno novo estimulando o espessamento da membrana vaginal e a volta da elasticidade”, explica a ginecologista Maria Conceição Fonseca, da clínica Pró-Mulher.

Falta de contraste

A escassez de contraste no mercado preocupa profissionais e pacientes que enfrentam o câncer. A substância é utilizada no exame de tomografia, para realçar diferentes partes do corpo, possibilitando melhor interpretação da imagem e um diagnóstico mais assertivo. O desabastecimento é global. Por isso, o Ministério da Saúde tem orientado para o racionamento até que o fornecimento seja normalizado.

Exame gratuito

A Faculdade de Farmácia realiza exames laboratoriais gratuitos, acesse  www.lactfar.far.ufba.br

 Donativos

O Centro Espírita Mensageiros da Luz (@ce.mensageirosdaluz) necessita de cestas básicas, material escolar, lanches e enxovais.

 Socorro

 O ator Brad Pitt desabafou sobre luta contra a depressão, alcoolismo e revelou que devido aos inúmeros vícios perdeu privilégios. 

 Depois da Covid, a 'varíola dos macacos' exige atenção e a Prefeitura de Salvador já anunciou até um plano de contingência.

Publicações relacionadas