Reposição hormonal só com especialista | A TARDE
Atarde > Colunistas > De Olho na Saúde

Reposição hormonal só com especialista

Publicado domingo, 19 de setembro de 2021 às 06:01 h | Autor: Elane Varjão | Jornalista | [email protected]
Ginecologista Janaína Freitas diz que avaliação deve ser individual | Foto: Divulgação
Ginecologista Janaína Freitas diz que avaliação deve ser individual | Foto: Divulgação -

Onda de calor associada a calafrios, rubor facial e sudorese excessiva, suores noturnos, ressecamento de pele, redução da libido e indisposição estão entre os sintomas do período do climatério que podem impactar a qualidade de vida. A reposição hormonal é um dos tratamentos que pode amenizar os sintomas, e pode ser feito por via oral, por meio de comprimidos, transdérmica, em forma de gel ou adesivos, e subcutânea, em forma de implantes. A médica ginecologista do Grupo CAM Janaína Freitas afirma que é fundamental que a mulher primeiro compreenda se quer ser submetida à terapia hormonal. “Perguntamos primeiro se a paciente precisa, depois se ela quer e, por fim, investigamos se há restrições. Cada caso é um caso. Não há como indicar o tratamento sem uma investigação prévia. Por isso, as avaliações são individuais, feitas por especialistas”.

Coletivo X individual

"Pense no absurdo e na Bahia tem precedente", já dizia Otávio Mangabeira. Pois é, e tem gente contra a obrigação sobre o passaporte digital de vacinação. Apresentar o Passaporte é um dever de todo cidadão. Como disse o governador Rui Costa em entrevista na semana passada: "O direito de vacinar ou não é individual, mas o de não se contaminar é coletivo”. Portanto o passaporte tem que ser obrigatório.

Empresas exigem vacinação

Quem se negar a tomar vacina contra a Covid-19 pode começar a encontrar dificuldades no mercado de trabalho. As empresas estão passando a exigir que seus colaboradores apresentem comprovante de vacinação. A medida vem no momento em que o governo do estado e a prefeitura de Salvador anunciaram a mesma exigência para acesso a espaços públicos.

Informações imprecisas

A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão na sede da Precisa Medicamentas, empresa que é alvo da CPI da Covid. A Precisa intermediou a aquisição da vacina indiana Covaxin entre o Ministério da Saúde e farmacêutica Bharat Biotech. As imprecisões são muitas, contrato suspenso pelo governo, e pressão para fechamento do negócio da ordem de milhões de reais.

Setembro Amarelo

A Secretaria Municipal de Gestão (SEMGE) promoverá, no próximo dia 23, o Seminário Web para contribuir com a promoção da saúde mental e bem-estar dos servidores da Prefeitura Municipal de Salvador. O evento terá a participação de profissionais da área Médica e Psicológica e de um voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV) que irão alertar para a necessidade de valorização da vida.

Destaques

Doenças raras

A Casa Hunter realiza, no dia 24, a 6ª edição do Cenário das Doenças Raras no Brasil.Inscrições: https://eventos.congresse.me/cenariodoencasraras.

Curso de ginástica íntima feminina

Fisioterapeutas promovem curso de ginástica íntima. Mais informações no whatsApp 71- 9 9147.9790

SOCORRO

- A Bahia recebeu, esse ano, a notificação de 18 casos da Doença de Haff, caracterizada pela coloração escura da urina.

- A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2019, revelou que um em cada cinco adolescentes afirmou que a vida não valia a pena ser vivida.

Publicações relacionadas