Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > DIREITO E JUSTIÇA
COLUNA

Direito e Justiça

Por Mara Santana

ACERVO DA COLUNA
Publicado terça-feira, 28 de novembro de 2023 às 5:30 h | Autor:

Baianos vencem competição internacional

Confira a coluna Direito e Justiça desta terça-feira, 28

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Estudantes da Ufba vencem competição internacional na Holanda
Estudantes da Ufba vencem competição internacional na Holanda -

Sete estudantes do curso de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba) venceram, neste mês, uma competição internacional de Corte simulada na área criminal. A "Moot Court Competition" (Competição de Tribunal Simulado), da International Criminal Court (Tribunal Penal Internacional), ocorreu na cidade de Haia, na Holanda. A disputa envolveu 87 universidades de 50 países. Os estudantes competiram em um caso fictício e sustentaram argumentação oral em inglês nos papéis de Promotoria, Defesa e Representação do Estado.

Vagas abertas

Tudo sobre Direito e Justiça em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Os bacharéis em Direito podem se inscrever, até amanhã, às 18h, nos editais para provimento de vagas de Desembargador Eleitoral Titular (Classe Advogado) e Substituto (Classes Desembargador e Advogado). O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA)informa que são três vagas para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). O primeiro edital se destina à vaga de Desembargador Eleitoral Substituto (pertencente à classe de Desembargador do TJBA). Atualmente, o cargo é ocupado pelo Desembargador Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro, cujo mandato termina no dia 2 de dezembro.

Novo serviço do STJ

Já é possível emitir de forma automática, pelo site do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a Certidão Judicial de Distribuição. Para tanto, basta preencher o formulário eletrônico e indicar o CPF ou o CNPJ da pessoa física ou jurídica sobre a qual se requer a busca. O novo serviço segue as determinações da Instrução Normativa STJ/GP 41/2023. A Certidão Judicial de Distribuição é o documento que atesta a existência ou não de processos em nome de determinada pessoa física ou jurídica, no âmbito do STJ. O serviço era realizado manualmente pela equipe da Secretaria Judiciária do tribunal.

Estágio de Pós-Graduação

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) abriu hoje, as inscrições para o programa de estágio destinado a estudantes de pós-graduação. As oportunidades são para cadastro reserva. A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pelo site do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), até o dia 18 de dezembro. As vagas são todas para atuação em Salvador.

Direito Militar

Salvador irá sediar, no próximo dia 7 de dezembro, o Encontro Nacional do Instituto Brasileiro do Direito Militar, no auditório do Abrigo do Salvador, em Brotas, com a presença de referências no cenário jurídico-militar. O ministro presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Tenente Brigadeiro do Ar Francisco Joseli ministrará palestra sobre “A Importância da Justiça Militar.

CNJ em Salvador

Nos dias 4 e 5 de dezembro, o Centro de Convenções de Salvador será palco para o 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário (ENPJ), evento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Presidentes e gestores dos 92 tribunais brasileiros marcarão presença. A iniciativa também marca a aprovação das Metas Nacionais do Poder Judiciário para o ano de 2024.

ENTREVISTA - Manuellita Hermes

Paridade de gênero no Poder Judiciário

Procuradora Federal desde 2007. Coordenadora-Geral de Assuntos Judiciais e Administrativos da Consultoria Jurídica junto ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Doutora summa cum laude e Mestra na Universidade de Roma Tor Vergata, também é professora colaboradora do mestrado e da especialização em Direito Constitucional do IDP, da graduação em Direito da UnB (docente voluntária) e da Escola Superior da AGU.

Manuellita Hermes
Manuellita Hermes | Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Equidade de gênero é um tema presente em diversos setores da sociedade, e o Poder Judiciário como deve lidar com essa questão?

O Judiciário, como guardião da democracia, há de ser um espelho da pluralidade do corpo social, sem discriminação e pautado por igualdade e solidariedade, inclusive sob o prisma interseccional. A atual configuração do Poder Judiciário no Brasil é um produto histórico da sociedade. Precisamos de ações concretas para uma efetiva mudança democrática.

Que tipos de ações concretas poderiam ser implementadas para melhorar essa situação?

Ações como a recém-adotada pelo Conselho Nacional de Justiça, consistente na Resolução n. 525/2023, que fixa ação afirmativa para o acesso aos tribunais de 2º grau. Já em relação aos Tribunais Superiores, acredito que os novos ventos democráticos possam chamar a atenção para a necessidade de se efetivar o equilíbrio de gênero e racial.

Paridade de gênero na magistratura é um avanço no combate à discriminação?

Sim, a paridade é uma abordagem inclusiva e igualitária. Proporciona pluralidade em todos os níveis, como nítida ferramenta de combate à discriminação, para que se fomente a cultura de equilíbrio e representatividade, em aplicação da almejada igualdade material constitucionalmente prevista.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco