Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > DIREITO E JUSTIÇA
COLUNA

Direito e Justiça

Por MARA SANTANA | Jornalista | [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado terça-feira, 12 de julho de 2022 às 5:45 h | Autor:

Inteligência Artificial e celeridade

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Paulo Moreno Carvalho, procurador geral do Estado; Mara Souza, secretária de Ciência, Tecnologia  e Inovação do Estado; o presidente da Fieb, Ricardo Alban;  e o diretor de operações do Senai Cimatec, Luís Breda
Paulo Moreno Carvalho, procurador geral do Estado; Mara Souza, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado; o presidente da Fieb, Ricardo Alban; e o diretor de operações do Senai Cimatec, Luís Breda -

O SENAI CIMATEC e a PGE-BA assinaram um contrato de encomenda tecnológica para desenvolvimento e apoio na implantação de um sistema de Inteligência Artificial, que será utilizado para acelerar o andamento de ações judiciais de demandas de massa. A ferramenta será capaz de identificar, categorizar e auxiliar a Procuradoria nas respostas ao público, diminuindo o tempo de espera.

Notificações pelo celular

O STF desenvolveu, em parceria com o WhatsApp e a empresa Robbu, uma nova funcionalidade de chatbot que permite acompanhar o andamento de processos em tempo real através de notificações pelo celular, além do tradicional modelo por e-mail. A opção e o próprio chatbot foram lançados na semana passada. A conta oficial do Supremo está disponível sob o número +55 61 3217-3003 e também trará acesso a serviços, informações institucionais e notícias relevantes sobre a atuação do tribunal.

Audiência pública e planos de saúde

O ministro Roberto Barroso, do STF, convocou uma audiência pública para ouvir especialistas, representantes do poder público e da sociedade civil sobre tratamentos de saúde e a elaboração do rol da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). O debate foi agendado para os dias 26 e 27 de setembro. Segundo o ministro, a intenção é instaurar “um efetivo diálogo, aberto aos variados pontos de vista que a matéria suscita” e que viabilize a “obtenção de subsídios para o equacionamento da controvérsia constitucional”.

Entrevista | Thiago Oliveira C. Vieira

DIREITO DIGITAL E ELEIÇÕES

Advogado criminalista e professor de processo penal da Pós-Graduação da Universidade Católica do Salvador. Fundou a Associação Safernet Brasil, ONG que se consolidou como entidade referência no enfrentamento aos crimes e violações aos Direitos Humanos na Internet no Brasil. É membro do Instituto Baiano de Direito Processual Penal (IBADPP) onde coordena a Diretoria de Direito e Tecnologia.

Thiago Oliveira, advogado criminalista e professor
Thiago Oliveira, advogado criminalista e professor | Foto: Divulgação

1) Quais são as principais dificuldades enfrentadas pelo Direito Digital na atualidade?

Compreender e traduzir com precisão conceitos técnicos de outras ciências. É fundamental para encontrar a melhor e mais justa solução jurídica.

2) Qual o tamanho do desafio da justiça eleitoral diante das fakes news?

É enorme. A dificuldade no rastreio da origem das fakenews, o sequestro de contas de candidatos/as e as deepfakes preocupam. A relevância da internet na disputa eleitoral será muito maior do que em 2018, a pandemia forçou a migração de atividades essenciais para o ambiente digital.

3) O combate aos delitos digitais já apresenta resultados significativos?

A fixação no MCI das obrigações dos provedores de aplicação que operam no Brasil representa um avanço. É preciso garantir o cumprimento das decisões judiciais brasileiras.

Estágio no MPF-BA

O MPF na Bahia abriu prazo para celebração de convênio com instituições de ensino superior, para que seus alunos da graduação de Direito possam participar do programa de estágio da instituição. A solicitação deverá ser feita até o dia 29 julho, pelo e-mail [email protected].

Pagamentos dos honorários

A Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou recentemente a proposta que altera a Lei de Benefícios da Previdência Social. Com a mudança os advogados terão garantia de recebimento pelo serviço prestado ao segurado, e trará benefícios ao INSS, pois estimulará a solução extrajudicial (na fase administrativa).

Pesquisa opinativa para 2023

Magistrados, servidores, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública, advogados e, também, o cidadão estão convidados a participar da pesquisa ‘Gestão Participativa, juntos por uma Justiça ainda melhor!’. Promovida pelo Poder Judiciário da Bahia (PJBA), de forma colaborativa, com os Tribunais de Justiça do país.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco