Boeuf bourguignon, uma homenagem a Julia Child e aos grandes chefs | A TARDE
Atarde > Colunistas > Histórias & Sabores

Boeuf bourguignon, uma homenagem a Julia Child e aos grandes chefs

Clássico francês, o prato é feito com pedaços de carne bovina cozidos lentamente em vinho da Borgonha

Publicado terça-feira, 09 de maio de 2023 às 05:41 h | Atualizado em 09/05/2023, 06:08 | Autor: Isabel Oliveira
Imagem ilustrativa da imagem Boeuf bourguignon, uma homenagem a Julia Child e aos grandes chefs
-

O ato de comer, sem dúvida, forjou, em algum momento, a importante figura do chef de cozinha, considerada uma “profissão com raízes antigas na história da humanidade, desde os primórdios da civilização”, como diz Bruno Tupinambá, chef e professor da Estácio. Muitos concordam que comer tem muito a ver com a necessidade dos encontros sociais.

“Acredita-se que os primeiros ‘chefs’ foram os cozinheiros dos reis, faraós e imperadores da antiguidade, que preparavam refeições elaboradas para as cortes reais. Esses cozinheiros, muitas vezes, tinham um status elevado na sociedade e eram altamente valorizados pelos governantes", diz Tupinambá. 

Chef Bruno Tupinambá
Chef Bruno Tupinambá |  Foto: Divulgação

Apesar de ter, em um passado distante, o status elevado, a cozinha foi relegada a um cenário secundário por muito tempo. No entanto, na contemporaneidade, passou a figurar em meio aos holofotes, e a função do chef de cozinha é uma atividade que vem alcançando cada vez mais envergadura. Ganhamos gastrônomos, gourmets, amantes da culinária, sem contar os chefs dos fins de semana, que se arriscam na arte da gastronomia. O fato é que a figura do chef é atualmente uma atividade em alta e muito festejada. 

“A quantidade de jovens que se interessam pelo trabalho na cozinha ainda é pequena, embora tenha crescido muito nas últimas décadas e rompido barreiras importantes de preconceitos com essa profissão que até algumas décadas atrás era considerada por muitos como uma profissão de baixa importância social. Hoje, é admirada”, revela o chef Bruno. 

Chef Laurent Rezzette.
Chef Laurent Rezzette. |  Foto: Divulgação/ Chez Bernard
  

O chef belga/francês Laurent, do Chez Bernard, explica que hoje há uma glamourização da atividade, mas chama a atenção para a tarefa árdua por trás desse glamour. 

“Hoje a profissão pegou um charme, mas tradicionalmente o ato de alimentar as pessoas, não tem muito glamour. As pessoas têm que entender que para ser da cozinha tem que se dedicar completamente à vida dessa produção de alimentos, de procedimentos. Depois tem a cultura, o conhecimento, as cadeias produtivas dos alimentos, os legumes, os animais, como se prepara, como se corta. É muita teoria e, além disso, a prática”, diz. 

Alguns chefs concordam que trabalhar em equipe, estar sempre atento, ser dedicado, dentre outros detalhes preciosos, são qualidades que podem moldar um grande chef. 

O chef ensina as coisas que aprendeu no caminho Laureant Rezzete, chef
 

Julia Child, chef de renome e uma das maiores celebridades na gastronomia americana, escreveu em um dos trechos do seu livro ‘Minha vida na França’ , escrito a duas mãos com seu sobrinho Alex Prud'homme, sobre ser chef:   “....um tipo de cozinheiro dedicado”. Ela referiu-se ao chef Vergé, a quem admirava. Mas, sem dúvida, a chef americana demonstrou em sua trajetória o que é uma grande entrega de si mesma.  

Child foi o protótipo de perseverança e dedicação, atingindo o reconhecimento profissional nos anos 1960, depois de escrever o livro "Mastering the Art of French Cooking", junto com outras duas autoras, que lhe rendeu importantes conquistas. Dentre elas, um programa de TV na rede americana com o título “The French Chef”, selando sua marca e nome no mundo da gastronomia. 

 

Julia Child on PBS
  

Mas foi a película que a tornou ainda mais conhecida do público mundial. O filme se baseou no livro de Julie Powell, o ‘Julie & Julia: 365 dias, 524 receitas', de 2009, e despertou toda espécie de sentimentos para quem ama cozinhar, estimulando, de aspirantes aos grandes chefs da alta gastronomia.

Le Cordon Bleu Paris
Le Cordon Bleu Paris |  Foto: Reprodução/ Internet
 

Child despertou para a cozinha justamente na França e topou pela frente com o curso e testes da École du Cordon Bleu, ou Le Cordon Bleu, no país que venerava e onde realmente aprendeu sobre a arte culinária. Celebrada pelo seu alto nível de exigência e qualidade impecável dos seus produtos, foi a França quem deu ‘régua e compasso’, por assim dizer, à cozinheira americana. 

No livro ‘Minha vida na França’  são incontáveis as figuras dos chefs com que Julia Child em muitos momentos cruzou. No texto, ressaltam-se elogios, simpatias,orgulho e respeito. Para todos, pela forma como contava as histórias, havia gratidão, embora nada fosse dito, muitas vezes, de forma direta. Com eles, é notório, muito aprendeu. 

Imagem ilustrativa da imagem Boeuf bourguignon, uma homenagem a Julia Child e aos grandes chefs
  

A gratidão e alegria talvez sejam os sentimentos que afloram em muitos de nós quando nos deparamos com produções gastronômicas elaboradas por chefs e que nos enchem de prazer.  

Imagem ilustrativa da imagem Boeuf bourguignon, uma homenagem a Julia Child e aos grandes chefs
  

E é com gratidão que celebramos, na próxima semana, duas grandes datas que homenageiam o Dia da Cozinheira, em 10 de maio, e o Dia Nacional do Chefe de Cozinha, em 13 de maio. 

 

KTEHTV
  

Para reverenciar os grandes chefs que já passaram pelo História & Sabores, vamos de boeuf bourguignon, prato típico da culinária francesa, um dos primeiros acepipes preparados por Jullia Child quando iniciou sua jornada na França.  

O mestre Laurent explica que esta é “uma receita muito tradicional, uma cozinha de terroir - que recupera as tradições com adição de influências culturais e regionais na França. E antigamente não havia esses cortes gourmet como tem hoje, e se comiam as carnes mais cozidas. Então, geralmente se faz com a capa de contrafilé e é uma carne que demora mais para cozinhar. É um prato de família, que muita gente tem na memória afetiva”, conta. 

  • Boeuf bourguignon, uma homenagem a Julia Child e aos grandes chefs
    |
  • Boeuf bourguignon, uma homenagem a Julia Child e aos grandes chefs
    |
  • Boeuf bourguignon, uma homenagem a Julia Child e aos grandes chefs
    |
  

O boeuf bourguignon consiste em pedaços de carne bovina cozidos lentamente em vinho tinto - o da Borgonha -, acompanhados por legumes, bacon e cogumelos. 

Divirtam-se fazendo este prato tão simples e apetitoso realizado pelo querido chef Laureant Rezzete, do restaurante Chez Bernard!

Aproveito para homenagear todos os chefs que passaram por esta coluna Histórias & Sabores e a inesquecível Julia Child!  Bon appétit!

Imagem ilustrativa da imagem Boeuf bourguignon, uma homenagem a Julia Child e aos grandes chefs

 Boeuf bourguignon

Ingredientes:

* 1,2kg de carne de boi para ensopado (como Julia Child bem explica, o melhor é a capa de contrafilé), cortada em cubos grandes

* 200g de bacon cortado em cubos

* 2 cebolas médias picadas

* 2 cenouras médias cortadas em rodelas grossas

* 3 dentes de alho picados

* 1 garrafa de vinho da Borgonha

* 2 colheres de sopa de extrato de tomate

* 1 bouquet garni (ramo de ervas aromáticas como tomilho, louro e salsinha amarrado com um barbante)

* 250g de cogumelos frescos

* 2 lâminas de bacon tostado

* 2 colheres de sopa de manteiga

* Sal e pimenta-do-reino a gosto

* 2 colheres de sopa de farinha de trigo

* 2 colheres de sopa de óleo

Modo de preparo:

Tempere a carne com sal e pimenta-do-reino a gosto

Em uma panela grande, aqueça o óleo e doure a carne em fogo alto. Reserve.

Na mesma panela, adicione o bacon e frite até ficar crocante. Retire com uma escumadeira e reserve. 

Na mesma panela, adicione as cebolas, as cenouras e o alho e refogue por alguns minutos.

Adicione a farinha de trigo e misture bem.

Junte o vinho tinto e o caldo de carne e misture bem para formar um molho homogêneo.

Adicione o extrato de tomate, o bouquet garni, o bacon e a carne dourada na panela.

Cozinhe em fogo baixo por cerca de 2 horas ou até que a carne esteja macia e o molho tenha engrossado.

Enquanto isso, limpe os cogumelos com um pano úmido e corte em fatias grossas.

Em uma frigideira, aqueça a manteiga e frite os cogumelos até que estejam macios e dourados.

Quando a carne estiver pronta, retire o bouquet garni e adicione os cogumelos à panela.

Misture bem e sirva quente, acompanhado de purê de batatas, arroz branco ou pão francês. Deve ser acompanhado por um bom vinho tinto, pinot noir de preferência.

Imagem ilustrativa da imagem Boeuf bourguignon, uma homenagem a Julia Child e aos grandes chefs
 

NOTA COM HISTÓRIAS & SABORES

CHE FIGO OSTERIA RECEBE 1º EDIÇÃO DO “GUEST COFFEE” COM CURADORIA DE CAFÉS ESPECIAIS

Imagem ilustrativa da imagem Boeuf bourguignon, uma homenagem a Julia Child e aos grandes chefs
 

Na próxima terça-feira (09) a partir das 17h 30, a empresária e comunicóloga Brenda Matos fará a curadoria da primeira edição do GUEST COFFEE, no terraço da Che Figo Osteria, no Rio Vermelho. O amor pelo café em uma boa bebida alcoólica trará aos fãs coquetéis deliciosos com cafeína, de uma maneira que nunca conheceram.  Os cafés utilizados serão Micro lotes com a curadoria e torra do Q-Grader e Top #7 Cup Tasters Brasil 2022, Vinícius Lima. O evento é uma realização do pessoal da Pato Preto em parceria com Aviator Gin, escola Xodó de Café, Caçacha Laele e Colheita das Alegrias. O GUEST COFFEE da Che Figo vai mostrar que café com álcool nos dá uma experiência incrível quando falamos de drinks alcoólicos misturados com a bebida mais utilizada pelos brasileiros. Instagram: @chefigoosteria

REFERÊNCIA NA FORMAÇÃO GASTRONÔMICA, INSTITUTO GOURMET CHEGA A TEIXEIRA DE FREITAS (BA)

Imagem ilustrativa da imagem Boeuf bourguignon, uma homenagem a Julia Child e aos grandes chefs
 

A rede de franquias Instituto Gourmet, maior rede de curso de gastronomia no país está expandindo e ganhando cada vez mais mercado em todas das regiões do Brasil.A rede tem oito anos no mercado e chegouna cidade de Teixeira de Freitas, na Bahia, onde inauturou a primeira escola. Com capacidade para 800 alunos a unidade oferece cursos de qualificação profissional para diferentes interesses, desde cursos rápidos como workshops, até cursos de média e longa duração para quem busca empreender como confeitaria profissional, cozinheiro profissional, chef mix e outras habilidades. A escola está localizada na Rua Teixeira de Freitas, Nº 499, Centro. Para mais informações sobre os cursos, ligue (73) 3316-0442 ou (73) 98213-4937

CASA DO BENIN CELEBRA 35 ANOS COM EDIÇÃO DO CULINÁRIA MUSICAL

Imagem ilustrativa da imagem Boeuf bourguignon, uma homenagem a Julia Child e aos grandes chefs
 

A Casa do Benin, museu que abriga peças originárias do continente Africano no coração do Centro Histórico, celebrará seus 35 anos com uma edição do projeto Culinária Musical neste domingo (7). O projeto, realizado pelo afrochefe Jorge Washington, alia gastronomia, música, poesia, moda e outras artes.  Nesta edição, o público vai poder apreciar os pratos arrumadinho de fumeiro, maxixada de carne seca ou ainda a versão vegana da receita. O evento terá início às 12h e a entrada custa R$30 (em espécie). Já a refeição para duas pessoas custa R$70.

LICOR 43 ABRE INSCRIÇÕES PARA O BARTENDERS & BARISTAS CHALLENGE 2023

Imagem ilustrativa da imagem Boeuf bourguignon, uma homenagem a Julia Child e aos grandes chefs
  

O Licor 43 acaba de abrir inscrições para seu campeonato anual Licor 43 Bartenders & Baristas Challenge, que desafia bartenders e baristas de todo o mundo a criarem as melhores receitas usando o Licor 43 e café. Para os profissionais que tenham interesse em participar, as inscrições podem ser feitas até 15 de maio acessando o site  www.licor43.com.br. Em julho, será realizada a final da etapa nacional, na qual um júri especializado irá eleger o representante do nosso país para a Grande Final - de 16 a 19 de outubro - em Madri, terra natal desse licor símbolo da Espanha.

Publicações relacionadas