Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > HISTÓRIAS & SABORES
COLUNA

Histórias & Sabores

Por Isabel Oliveira

ACERVO DA COLUNA
Publicado Saturday, 18 de May de 2024 às 6:56 h • Atualizada em 18/05/2024 às 22:56 | Autor:

Chefs unem-se e realizam jantar beneficente em auxílio ao povo gaúcho

No cardápio, um jantar harmonizado com iguarias deliciosas, incluindo o irresistível Pressée de Cupim do Amado

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Chefs unem-se e realizam jantar beneficente em auxílio ao povo gaúcho
-

Vários restaurantes renomados de Salvador se uniram e nesta segunda-feira, dia 20, vão oferecer um jantar beneficente em prol dos gaúchos. No evento, que terá como ponto de encontro o restaurante Amado, a boa comida, a bebida e o bate-papo vão misturar sabor com solidariedade. Edinho, chef e proprietário do restaurante Amado, idealizador do evento, expressa sua perspectiva sobre a solidariedade aos irmãos do Rio Grande do Sul, vítimas de uma grande tragédia.

Imagem ilustrativa da imagem Chefs unem-se e realizam jantar beneficente em auxílio ao povo gaúcho
| Foto: Divulgação

“O que nos torna humanos é exatamente a nossa capacidade de sentir empatia e de ajudar o outro. É isso que é humanidade. A hora que você vê uma situação com uma proporção dessa, com esse volume de gente, obviamente a gente tem que se mobilizar. Não dá pra ficar insensível a uma calamidade desse tamanho”, afirma.

O jantar solidário custa R$ 550, com direito a um menu harmonizado, servido às 20h. Para participar, é necessário fazer reservas no número (71) 99231-4660. A expectativa é alta para o jantar, que reunirá grandes estrelas da gastronomia baiana. Fabricio Lemos e Lisiane Arouca, do Grupo Origem (@restauranteorigem0, Kafe e Dante Bassi, do restaurante Manga (@mangarestaurante), Jose Morchon, do La Taperia (@lataperiasalvador), Danilo Fernandes e o próprio Edinho Engel, sócios do Amado (@restauranteamado) , esperam que a sociedade baiana se sensibilize com a ação solidária e se una para ajudar as vítimas da tragédia.

"Estou muito confiante de que teremos uma boa adesão. As vendas estão indo bem e estou esperando que Salvador apoie essa iniciativa", afirma Edinho

“Ficamos sempre muito felizes e honrados em cozinhar ao lado de chefs amigos, e mais ainda quando é para uma boa causa. Seria maravilhoso se conseguíssemos vender todos os ingressos, tenho certeza de que será uma noite incrível”, enfatiza Kafe Bassi, do restaurante Manga.

Sobremesa de Lisiane Arouca
Sobremesa de Lisiane Arouca | Foto: Divulgação

Durante o jantar, os comensais vão se deparar com o que há de melhor da gastronomia. Cada chef propôs um prato para compor o menu O restaurante Amado vai oferecer o Pressée de cupim ao molho de vinho tinto com musseline de aipim e cebolas na brasa. Fabrício Lemos propôs uma entrada, equanto Kafe Bassi e Lisiane Arouca, as sobremesas.

Imagem ilustrativa da imagem Chefs unem-se e realizam jantar beneficente em auxílio ao povo gaúcho
| Foto: Undel Galter | Ag. A TARDE

O menu completo é de encher os olhos e o estômago: Sonho de vatapá, servido com Chandon Brut Reserva; Olhete , caldo de lambreta, crispy de arroz, azeite vermelho com Sauvignon Blanc Vinicola Uvva; Socarrat, Chipiron de potera, Tartare de camarão, Cecina de caballo de leon, gel de ponzu acompanhado de Chardonnay Familia Valduga Terroir; Timo frito, steak-tartar com ostra kirimurê, tucupi, tapioca e cogumelos, servido com La Linda Rose; Pressé de cupim ao molho de vinho tinto com Musseline de aipim e cebola na brasa com o delicioso Dom Candido Reserva Merlot. Já as sobremesas são Tangerina em texturas; mousse, farofa, bolo, granita e kefir com Viu Manent Late Harvest; sorvete de avelã com praliné caramelo, flor de sal e chocolate 75% e Viu Manent Late Harvest.

Imagem ilustrativa da imagem Chefs unem-se e realizam jantar beneficente em auxílio ao povo gaúcho
| Foto: Undel Galter | Ag. A TARDE

Edinho conta, com requinte de detalhes, para perturbar o juízo de quem ama uma carninha, as qualidades do Pressê de cumpim.

Imagem ilustrativa da imagem Chefs unem-se e realizam jantar beneficente em auxílio ao povo gaúcho
| Foto: Undel Galter | Ag. A TARDE

“O cupim, depois de cozido e prensado, adquire uma textura fibrosa devido aos fiapos. Por isso, é necessário contrapor essa textura com a suavidade e untuosidade do musseline de aipim. Ou seja, são duas texturas contrastantes complementadas pela crocância da cebola na brasa. São três texturas que se harmonizam entre si, e sabores que se complementam. A cebola na brasa possui um sabor delicado, suave e cremoso, com um toque adocicado, que se combina de certa forma com o purê de batata, intensificando o sabor da carne, proporcionando uma vibração e intensidade”.

E para você que, após ajudar o povo do Rio Grande do Sul, merece se premiar com uma das iguarias deste jantar histórico, embalado pela solidariedade, aqui vai a receita do Pressée de cupim, gentilmente cedida pelo querido Edinho e Danilo, do Amado.

Imagem ilustrativa da imagem Chefs unem-se e realizam jantar beneficente em auxílio ao povo gaúcho
| Foto: Undel Galter | Ag. A TARDE

Cupim ao Molho de Vinho Tinto com Musseline de Aipim e Cebola na Brasa

Ingredientes:

1 kg de cupim (cortado em 4 pedaços)

10 g de sal

75 ml de azeite de oliva

100 g de cenoura (cortada em cubos grandes)

200 g de cebola (cortada em cubos grandes)

100 g de salsão (cortado em cubos grandes)

100 g de tomate (cortado em cubos grandes)

5 g de alecrim

50 g de alho

250 ml de vinho tinto

150 g de polpa de tomate

Para a Musseline de Aipim:

600 g de aipim (descascado, sem o miolo e cortado em cubos grandes)

250 g de creme de leite fresco

100 g de queijo parmesão

150 g de manteiga

Para acompanhar:

200 g de mini cebolas

Modo de preparo:

Corte o cupim em 4 pedaços e tempere com sal. Em uma panela muito quente, coloque um pedaço de cada vez e sele todos os lados da carne. Retire a carne e reserve e repita o processo com todos os pedaços.

Na mesma panela ainda bem quente, acrescente todos os legumes já cortados e refogue até que fiquem dourados. Em seguida, adicione o alecrim, a polpa de tomate e o vinho tinto. Cubra com água e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 4 horas, até que esteja desmanchando. Reponha a água sempre que necessário.

Retire o cupim, desfie ainda quente e coloque em uma assadeira. Cubra com filme plástico e coloque outra assadeira de igual tamanho por cima. Na segunda assadeira, coloque peso para compactar toda a carne. Em seguida, refrigere completamente. O importante é colocar bastante peso e só retirar quando formar um bloco único. Corte esse bloco em cubos.

Coe o caldo que sobrou na panela e reduza até virar um molho encorpado. Se necessário, acerte o sal.

Para o musseline, cozinhe bem o aipim até quase desmanchar. Em outra panela, aqueça o creme de leite e a manteiga. Leve tudo para o liquidificador e bata junto com o parmesão até que fique bem liso. Acerte o sal, se necessário.

Para fazer a cebola na brasa, acenda um braseiro e disponha as cebolas por aproximadamente 15 minutos com a chama baixa, até que a cebola esteja completamente cozida e levemente defumada. Descasque e corte ao meio, tempere com sal e azeite.

Antes de servir, aqueça em fogo baixo a musseline e o molho de vinho tinto. Pincele os cubos de cupim com o molho e leve ao forno baixo por 15 minutos.

Imagem ilustrativa da imagem Chefs unem-se e realizam jantar beneficente em auxílio ao povo gaúcho
| Foto: Undel Galter | Ag. A TARDE

NOTA COM HISTÓRIAS & SABORES

FENABA tem gastronomia como destaque na programação

Imagem ilustrativa da imagem Chefs unem-se e realizam jantar beneficente em auxílio ao povo gaúcho
| Foto: Divulgação

O Afrochef Jorge Washingtonassina a gastronomia do 1º Festival Nacional de Artesanato na Bahia – FENABA que vai até domingo (19) na Arena Fonte Nova, promovendo uma grande festa do artesanato brasileiro.A entrada para o FENABA é gratuita, sujeita à lotação do espaço. A vila gastronômica foi batizada pelo afrochef de “Tenda do Ajeum”. Ajeum significa comer junto e tem tudo a ver com o clima de celebração coletiva da nossa cultura. No local, três empreendimentos dão o tom e a cor do sabor: Tem Dendê, Vai Ter Crepe e o Restaurante Tropicália com iguarias delicioas.

Aprovado por unanimidade, Comida di Buteco entra para o Calendário Oficial de Salvador

Imagem ilustrativa da imagem Chefs unem-se e realizam jantar beneficente em auxílio ao povo gaúcho
| Foto: Divulgação

O tradicional concurso gastronômico "Comida di Buteco" foi oficialmente incluído no Calendário Oficial de Eventos do Município de Salvador. A decisão foi tomada durante a última sessão ordinária da Câmara de Vereadores, onde o Projeto de Lei nº 72/24, de autoria do vereador Paulo Magalhães Júnior, foi aprovado por unanimidade. Com isso, o evento que celebra a culinária de boteco e a cultura gastronômica local ganha ainda mais destaque na cidade.A 16ª edição do concurso, sob o tema 'Somos Todos Buteco!', movimentou Salvador de 5 de abril a 5 de maio e o vencedor será conhecido no próximo dia 21 de maio em cerimônia fechada, a partir das 19h, no restaurante Bão Petiscaria, localizado na Pituba.

Amargosa celebra a agricultura familiar com Feira Saberes e Sabores do Campo

Amanhã, a Praça do Bosque em Amargosa, no Território do Vale do Jiquiriçá, receberá a Feira da Agricultura Familiar: Saberes e Sabores do Campo e o Encontro de Mulheres. Este evento promete proporcionar um ambiente formativo, de comercialização e repleto de sabores locais.A feira contará com a participação de cerca de 30 organizações produtivas da agricultura familiar, que apresentarão uma diversidade de produtos. Entre eles destacam-se derivados do cacau, como licor e mel de cacau, produtos derivados da mandioca, como diversos tipos de beiju, além de produtos lácteos como queijos e iogurtes, que já contam com o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

@isabel _qoliveira

b[email protected]

Isabel Oliveira ( facebook)

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco