Maria Felipa é homenageada e dá nome a delicioso prato em festival | A TARDE
Atarde > Colunistas > Histórias & Sabores

Maria Felipa é homenageada e dá nome a delicioso prato em festival

Celebrando a cultura e a gastronomia do Nordeste, a iguaria é uma das atrações do Festival Tempero Bahia

Publicado sábado, 02 de setembro de 2023 às 06:54 h | Autor: Isabel Oliveira
Imagem ilustrativa da imagem Maria Felipa é homenageada e dá nome a delicioso prato em festival
-

Figura lendária, Maria Felipa tem despertado discursos apaixonados de historiadores, amantes da literatura, sociólogos e diversas autoridades que debatem sobre a existência da personagem na Independência da Bahia. Muitos acreditam que Maria Felipa sequer tenha existido; outros sustentam a tese de que a heroína, cuja história é recente nas narrativas sobre um dos maiores eventos históricos da Bahia e do Brasil, de fato tenha existido. Os relatos sobre ela foram transmitidos através da tradição oral, embora não existam registros ou documentos históricos que comprovem sua existência.

Inspiradora, marisqueira das boas de acordo com a lenda, ela também despertou paixão no chef de cozinha e um aficionado por história, Jadson Nunes, chef do restaurante 705 Restaurante e Bar, localizado em Pituaçu. 

Retrato falado de Maria Felipa feito em 2005 com base em relatos históricos pela perita técnica Filomena Orge
Retrato falado de Maria Felipa feito em 2005 com base em relatos históricos pela perita técnica Filomena Orge |  Foto: Imagem: Wikimedia Commons
 

Nunes ficou matutando sobre qual seria o tema do prato que iria elaborar para o Festival Tempero Bahia, evento que celebra a cultura e a gastronomia da Bahia e do Nordeste e encerra neste domingo. E eis que surge Maria Felipa e diversos episódios associados a ela na contemporaneidade. As narrativas sobre os ataques organizados pela itapariquense contra os portugueses chamam atenção do chef.

Resolvi homenageá-la, já que ela era marisqueira e estou usando muito marisco no preparo Jadson Nunes, chef
 

Os ingredientes que Jadson usaria já estavam definidos: mariscos para um molho de dar água na boca! E não deu outra, ele aproveitou sua paixão por história e se deparou com o ano do Bicentenário da Independência da Bahia para elaborar um prato que transpirasse história e sabor, tendo como referência a heroína do Recôncavo Baiano, Maria Felipa. 

“Aproveitei que é o ano do Bicentenário da  Independência da Bahia e aí pensei em um nome marcante. "Muito se falou sobre Maria Felipa, então decidi homenageá-la, pois ela era uma marisqueira, e estou utilizando muitos mariscos em minha preparação.", conta o chef. 

Quadro Alegoria ao 7 de Janeiro, de autoria de Mike Sam Chagas, extraído do livro Maria Felipa de Oliveira - Heroína da Independência da Bahia, de Eny Kleyde Vasconcelos Faria. Foto: Felipe Peixoto Brito
Quadro Alegoria ao 7 de Janeiro, de autoria de Mike Sam Chagas, extraído do livro Maria Felipa de Oliveira - Heroína da Independência da Bahia, de Eny Kleyde Vasconcelos Faria. Foto: Felipe Peixoto Brito |  Foto: Isabel Oliveira

Não há dúvida de que a história da marisqueira desperta a admiração do chef, que é um apreciador da cultura nordestina, pois adora a culinária do seu povo, como ele gosta de enfatizar. 

"Em muitas das minhas criações, eu sempre me inspiro no que tem na Bahia, no que tem na região Nordeste, procuro sempre valorizar o que tem aqui de ingrediente, do nosso Recôncavo, da nossa Bahia de Todos- os-Santos, do sul da Bahia, do norte do estado”, declara. 

Imagem ilustrativa da imagem Maria Felipa é homenageada e dá nome a delicioso prato em festival
 

Espírito sensível e fascinado por história, Jadson acha injusto o fato de a história de Maria Felipa não ser reconhecida oficialmente. 

“A história de Maria Felipa ficou conhecida por ter sido contada de pai para filho na ilha de Itaparica. Ela liderava e organizava ataques a portugueses, desde a queima de embarcações até confrontos diretos. Mas o que chama a atenção é o fato de sua história não ser reconhecida oficialmente, ao contrário de personagens como de Maria Quitéria. Acho injusto”, diz o Jadson. 

Jadson Nunes, chef
Jadson Nunes, chef |  Foto: Leonardo Freire/ Divulgação
 

Para homenagear Maria Felipa, Jadson criou o "Robalo à Maria Felipa". uma receita com maravilhoso molho de frutos do mar à Maria Felipa.. A receita  do prato é feita com um peixe de sabor delicado e um molho por cima que predomina. O molho leva siri catado, camarão seco, lambreta, tudo cozido no leite de cocô, dendê, e outros temperos,  que são batidos no liquidificador. Pense numa delícia!

Um brinde à coragem dessa guerreira e a este prato marcante e delicioso! 

Imagem ilustrativa da imagem Maria Felipa é homenageada e dá nome a delicioso prato em festival
 

Robalo à Maria Felipa 

Para grelhar: 

> 150g filé de robalo 

> 10g manteiga para grelhar 

> Um ramo de alecrim 

> sal à gosto

> Limão Taiti

Lave o peixe com limão e tempere com sal, alho amassado e alecrim. Pré-aqueça uma frigideira de teflon e adicione a manteiga. Aguarde até que derreta e comece a grelhar o peixe, deixando-o "fritar" até notar que ficou dourado e crocante. Vire o peixe, acrescente cerca de 20 ml de vinho branco (ou água, caso não tenha vinho), cubra a frigideira para permitir que ele cozinhe no próprio vapor por cerca de cinco minutos. Em seguida, retire-o  e reserve.

Para o molho de mariscos:

>  30g de siri catado

> 03 ostras frescas sem casca

> 03 lambretas frescas sem casca

> 30g de lulinha tubo

> 30g de cabeça de lulinha 

> 30g de filé de camarão 

>   30ml de azeite de dendê 

> 100ml de leite de coco 

> 20g cebola picada 

> 01 dente de alho amassado 

> coentro picado à gosto

> 60g banana da terra cortada em cubos pequenos 

Refogue o alho e a cebola no azeite de dendê e, em seguida, adicione o leite de coco. Adicione todos os mariscos e o camarão. Refogue bem, ajuste o tempero com sal e acrescente o coentro picado. Se necessário, adicione mais leite de coco. Cozinhe em fogo médio por cerca de 5 minutos, depois deixe esfriar e coloque tudo em um liquidificador ou utilize um mixer até obter uma consistência encorpada.

Em uma frigideira, adicione a mistura e acrescente a banana da terra cortada. Deixe ferver por cerca de três minutos, ou até que a banana esteja completamente envolvida. Em seguida, reserve. 

Refogue a lulinha, que já foi temperada, em azeite com um toque de pimenta suave, e depois reserve.

 Purê de inhame 

> 300g de inhame lavados e descascado.

> Uma colher (sopa) manteiga

> 20g queijo parmesão ralado 

> 100 ml de leite 

> Sal à gosto 

Cozinhe o inhame apenas com água. Para ter certeza que ele está no ponto certo de cozimento, utilize um garfo. Se estiver se desfazendo com facilidade estará pronto para amassar. Escorra a água e amasse bem o inhame. Em seguida, coloque-o em uma panela com a manteiga,  leite e queijo parmesão. Mexa bem enquanto ferve e comece a soltar das laterais da panela. Adicione aos poucos no liquidificador e bata até obter uma mistura lisa e pastosa.

Montagem:

Escolha um prato de tonalidade escura para contrapor à cor clara do purê e do peixe. Distribua três colheradas de purê e partes em diferentes áreas do prato e, entre essas porções, despeje o molho de mariscos. Por cima do molho, acrescente a lulinha refogada e finalize colocando o filé de robalo grelhado. Enfeite com talos folhas de coentro.

NOTA COM HISTÓRIAS & SABORES

O primeiro Salad Bar do Nordeste apresenta um conceito inovador que eleva o consumo de saladas e pokes personalizados com insumos de alta qualidade

Imagem ilustrativa da imagem Maria Felipa é homenageada e dá nome a delicioso prato em festival
 

Referência na capital em comida saudável e deliciosa, o Grupo Healthy acaba de inaugurar o Healthy Salad Bar, no Salvador Shopping. Com um conceito inovador, o primeiro Salad Bar do Nordeste apresenta um cardápio original com várias opções que se encaixam em diferentes estilos de vida: sem açúcar, sem trigo e sem lactose. Os clientes podem montar a própria salada ou poke a partir da variedade de opções disponíveis, incluindo proteínas, tipos de folhas, carboidratos, complementos, molhos e toppings, O Healthy Salad  está Praça de Alimentação (piso L3) do Salvador Shopping e funciona de segunda a sábado, das 9h às 22h, aos domingos, das 12h às 21h. Delivery: iFood | @saladbarhealthy | www.healthyporvc.com.br

Lauro de Freitas recebe 1ª edição do festival Comida D’Mercadão

Imagem ilustrativa da imagem Maria Felipa é homenageada e dá nome a delicioso prato em festival
 

A temporada mais saborosa do ano com a primeira edição da Comida D’Mercadão já chegou! Desde ontem, 1º/09, o público pode participar  do festival Comida D’Mercadão, que acontece até o  de 30 de setembro, de segunda a sábado, das 11h às 22h e aos domingos, das 11h às 18h. Os empreendimentos - restaurantes, bares, lanchonetes e petiscaria - localizados na Varanda Gourmet do Mercadão irão participar do evento. Os clientes terão a oportunidade de saborear pratos autênticos e variados em um festival gastronômico com tudo que há de melhor em cada box da Varanda Gourmet. Durante todo o mês de setembro, quem visitar o local também poderá aproveitar o festival ao som de diversificados ritmos musicais. O Comida D’Mercadão fica na 1ª Travessa Luiz Tarquínio Pontes, 223, Centro, Lauro de Freitas, ao lado de um grande shopping Center. 

Com taça de vinho, Menu Executivo da Coffeetown é atualizado

Imagem ilustrativa da imagem Maria Felipa é homenageada e dá nome a delicioso prato em festival
  

O Menu Executivo da Coffeetown Salvador do Corredor da Vitória acabou de ser reformulado. Com entrada, prato principal e sobremesa por R$ 69,90, o cliente ainda pode pedir uma taça de vinho por apenas R$ 15, para aqueles que não dispensam uma boa harmonização. As novas entradas são o Bolinho de Mac’n Cheese ou Salada Fresca, abrindo o apetite para o prato principal, que pode ser o Brasileirinho (Picadinho de Mignon, Farofa de Banana, Arroz e Ovo Frito Perfeito). Os clientes vegetarianos também ganham uma opção. O Menu Executivo é servido de segunda a sexta-feira, das 12h às 15h, com exceção de feriados.

CASACOR tem entrada franca em espaços gastronômicos e arquitetônicos

Imagem ilustrativa da imagem Maria Felipa é homenageada e dá nome a delicioso prato em festival
 

Dentro do conceito Gentileza Urbana, a CASACOR Bahia 2023 oferece acesso gratuito nos espaços gastronômicos e alguns arquitetônicos.  A entrada é liberada para quem quer frequentar o restaurante Espaço Doc, assinado pelas arquitetas Eliane e Laís Kruschewsky, e no Café das Lembranças / Coffetown.  Com um menu diverso, o restaurante Espaço Doc harmoniza culinária com a arquitetura. Outros roteiros que unem gastronomia e arquitetura estão disponíveis na CASACOR, que este ano funciona  no Casarão da Família Ribeiro Lima, até 24 setembro, na Alameda dos Sombreiros, 440, no Caminho das Árvores. A mostra está aberta, das 16h às 22h, de quarta a sexta-feira) e das 13h às 21h, aos sábados, domingos e feriados. Ingressos no sie: https://appcasacor.com.br/events/bahia-2023 .

Publicações relacionadas