Aeroporto tem novo nome. E daí? A Fonte Nova também tem três

Pergunta a leitora Dayane Rodrigues, da Pituba, o que nós achamos do fato de o nome de Luís Eduardo Magalhães ter sido retirado da fachada do aeroporto de Salvador, que agora só ostenta a marca da Vinci Aiport, a empresa que o opera.
Dayane, prezada, ficamos com o historiador Cid Teixeira, que sempre disse:
– Trocar nomes de logradouros públicos é um enorme desserviço à história.
Ele, nos seus bons tempos, citava vários fatos para justificar a sua indignação. A hoje Rua Chile, por exemplo, a primeira rua do Brasil, centro de Salvador, onde a cidade nasceu, inicialmente chamava-se Rua da Porta de Santa Luzia, depois Rua Direita dos Mercadores, depois Rua Direita do Palácio e a partir de 1902 Rua Chile.
Cultura — Pondere-se que esse troca-troca, ou a duplicidade, com o nome oficial e o do povo, faz parte da cultura nacional. Assim o é que o Estádio Mário Leal Filho, no Rio, simplesmente é o Maracanã. Em Salvador, o Bonocô é a Avenida Mário Leal Ferreira, a Paralela é Avenida Luiz Viana Filho, a Baixa dos Sapateiros é a Rua J. J. Seabra e por aí vai.
No caso do aeroporto, era 2 de Julho, até passar a chamar-se Luís Eduardo Magalhães, nome oficial, que permanece, embora só no papel, e agora Vinci Aiport. O nosso estádio maior era a Fonte Nova, depois Octávio Mangabeira e hoje Arena Itaipava. Gostaria de ficar vivo para ver entre os dois e a Rua Chile quem irá para o quarto nome.
TJ não paga ao Planserv e o rombo chega a R$ 38 milhões
O Planserv deve fechar o ano de 2019 com um rombo de R$ 38 milhões nas contas, por falta de repasse de recursos devidos pelo Poder Judiciário. Segundo autoridades do Estado envolvidas com a questão, a dívida do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) compromete a saúde a financeira do plano.
O Planserv é considerado o maior plano de saúde do Norte e Nordeste, com os serviços prestados a 500 mil beneficiários, entre servidores estaduais ativos, inativos, pensionistas, além dos dependentes.
Preocupação — O valor devido pelo Judiciário é relativo à contribuição patronal mensal que o TJ-BA tem com o Planserv. A preocupação é que a falta dos recursos comprometa o funcionamento do plano e atrase o repasse aos prestadores de serviço.
Hoje, muitos servidores, inclusive do Judiciário, têm queixas do Planserv.
Santa Izabel e a termoablação
O Hospital Santa Izabel, da Santa Casa da Bahia, realizou a primeira termoablação pulmonar por micro-ondas no estado, um tratamento de ponta contra o câncer de pulmão.
O médico da equipe do Serviço de Cirurgia Torácica do HSI, Gustavo Fortunato, diz tratar-se de um procedimento percutâneo guiado por tomografia computadorizada que serve para o controle local de neoplasia no pulmão, indicado até para as metástases.
Bruno Reis se diz pronto para encarar o jogo 2020
Em vias de ser anunciado como o candidato de ACM Neto para a disputa em Salvador em 2020, Bruno Reis (DEM), o vice-prefeito, diz estar pronto para botar o pé na estrada:
– Na eleição de 2016 fui vice, o top da chapa era Neto. Em 2018 não disputei eleição. Este ano fui a cada canto de Salvador, inaugurando obras ou ouvindo problemas. Andei até por lugares que nenhum político nunca andou. Posso dizer que conheço a administração e os desafios da cidade.
Diz Bruno que o desempenho dele nas pesquisas até o surpreendeu positivamente.
– Eu esperava chegar com 7 ou 8. Deu melhor.
Os nove partidos da base apoiam. Agora, é só ACM Neto dar a largada, em 6 de janeiro, que, por mero acaso, é o Dia de Reis.
Embaraço na Receita
Uma jornalista baiana fecha 2019 com uma coletânea de surpresas oriundas da Receita Federal. Caiu na malha-fina, mas só soube após consultar o último lote de restituição. Pior: a Receita não tem um canal para checar esta situação. Ligou para o 146 e o sistema eletrônico mandou consultar o extrato de pessoa física no site da RFB. Quando tentou acessar o link contribuinte foi pedido um código de acesso, que ela não consegue gerar, nem recuperar, e assim não pode marcar um horário em uma unidade da Receita. Para piorar, os telefones não atendem.
REGISTROS
Pequenos municípios
O deputado Osni Cardoso (PT), presidente da Comissão de Divisão Territorial da Assembleia, e o colega Jacó (PT) promovem segunda (14h) debate sobre PEC que extingue municípios.
PV quer reviver
Aliado histórico de ACM Neto, o PV fez reunião ontem para lançar Ivanilson Gomes candidato a prefeito. O partido, que na primeira gestão de Neto tinha a vice, na figura de Célia Sacramento, tenta resgatar o espaço. Mas dizem que por aí não vai. Ivanilson não tem voto nem para se eleger vereador.