Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Levi Vasconcelos

ACERVO DA COLUNA
Publicado Wednesday, 29 de May de 2024 às 0:00 h | Autor:

Alba aprova reajuste, mas chamou a polícia para conter manifestantes

Confira a coluna de Levi Vasconcelos

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Alba aprova reajuste, mas chamou a polícia para conter manifestantes
-

Com a PM armada na entrada principal, e rigoroso controle de entrada, com grades e fechamento dos demais acessos, a Assembleia aprovou ontem o projeto de reajuste de 4% para o funcionalismo e 5,9% para professores, como o voto contra a oposição.

O forte aparato veio porque semana passada a sessão foi suspensa. Servidores nas galerias a todo instante interrompiam deputados, vaiando.

E o que Rui Oliveira, o presidente da APLB, achou disso?

— Não é novidade a Alba tomar essa atitude. Desde o governo Rui Costa que isso vem se repetindo. Essa casa nunca foi do povo. Desde a época do carlismo já era assim.

Recíproca —Um deputado petista disse ontem que em se tratando de Rui Oliveira, se a Assembleia sempre foi assim a recíproca é verdadeira, ele também sempre radicalizou. E lembrou que em março de 2007, Jaques Wagner com apenas três meses de governo, Rui Oliveira tentou deflagrar uma greve de professores e por isso caiu em desgraça. O governo se recusava a sentar em mesas de negociações que ele estivesse.

Curioso é que a duas semanas, na votação da terceira parcela dos precatórios, Rui também entrou em rota de colisão com Marinalva Nunes, presidente da Associação Classista da Educação e Esporte da Bahia (ACEB), antiga companheira.

Ele queria a recusa dos precatórios sem os juros e ela que se aceitasse assim e questionasse juros depois. Chegaram a trocar empurrões. Justo Marinalva, que na era Wagner foi quem defendeu Rui

Colaborou: Marcos Vinicius

Santo Antônio dá largada no forró com o tempero eleitoral

Santo Antônio de Jesus, o maior enclave comercial do sul do Recôncavo, faz 144 anos hoje com muita festa; na prática, como amanhã também é feriado, é a largada do São João, que lá é um dos mais fortes na Bahia, e este ano com o tempero da disputa eleitoral.

Lá, o prefeito Genival Deolino (PSDB), que em 2020 destronou o hoje deputado estadual Rogério Andrade (PSD) com apoio do grupo Beija Flor, agora tem uma pedra no sapato: o ex-prefeito Humberto Leite (PP), líder histórico do Beija Flor, se lançou.

Apesar da divisão entre Beija Flores, a disputa lá está polarizada entre Genival e o médico Euvaldo Rosa (PSB), que representa o Jacu, a outra banda do tradicional embate local.

Embora no cenário atual Euvaldo lidere as pesquisas, ainda tem jogo. Genival representa o empresariado, que o apoiou ostensivamente em 2020.

Rio Limpo, a luta continua

A Oscip Rio Limpo, ong que luta pela despoluição do Rio Joanes e seus afluentes, vai marcar a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, com uma caminhada pela orla de Lauro de Freitas, partindo da praia de Buraquinho, passando por Vilas do Atlântico e Ipitanga até chegar ao Parque Ecológico.

Fernando Borba, um dos líderes da Oscip, diz que há mais de 20 anos luta pela causa. “E a luta continua”.

Na briga com a ViaBahia, Salles diz ter ajuda do TCU

Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), que anteontem esteve em Salvador para receber do TCM baiano a Medalha Deputado Luís Eduardo Magalhães, deixou um monte de esperanças no deputado Eduardo Salles (PP), presidente da Comissão de Infraestrutura da Assembleia e também um dos líderes da briga que os deputados travam contra a ViaBahia, a concessionária das BRs 324 e 116.

— O presidente Bruno nos garantiu que resolver esta questão é uma das metas dele.

Bruno, por seu turno, disse que a comissão criada no TCU para avaliar o caso encontrou ‘indícios e fragilidade’, mas ressaltou que normalmente trabalha em busca de acordo.

Assuntos relacionados

despoluição de rios eleições municipais infraestrutura rodoviária política estadual protesto de servidores reajuste salarial

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco