Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Levi Vasconcelos

ACERVO DA COLUNA
Publicado terça-feira, 27 de fevereiro de 2024 às 5:40 h | Autor:

Bolsonaro criou fato político, mas se livra da cadeia? Eis a questão

Confira a coluna de Levi Vasconcelos desta terça-feira, 27

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Bolsonaro criou fato político, mas se livra da cadeia? Eis a questão
-

Gente teve na Av. Paulista. Também, Bolsonaro estava em casa. Em 2022 venceu em 547 dos 645 municípios paulistas. No conjunto, teve 55,24% dos votos contra 44,76% de Lula. E lá ele carimbou com plateia a favor o que já vem tentando, politizar as investigações sobre o golpe dizendo-se vítima de perseguição.

Terá ele força para fazer valer a sua falácia? Parece que fora da Av. Paulista a coisa não é bem assim. Um levantamento feito pela Torabit, plataforma especializada em monitoramento digital mostra que nas redes onde tanto surfou en 2018, quando ganhou, perdeu.

Tudo sobre Levi Vasconcelos em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Entre a zero hora de sábado e 10h30 de domingo, houve 47.579 postagens no Face, X (antigo Twitter), Instagram, sites e blogs, 46,2% contra, 27,5% a favor e 26,2% neutros. Ele perde aí, mas na situação em que está, acuado por todos os lados, ganha pelo menos um alento.

Anistia —No seu discurso, Bolsonaro pediu anistia para os acusados do 8 de janeiro, os grupos que invadiram o Congresso, o Palácio do Planalto e o STF, segundo ele, ninguém armado, como se invadir as sedes dos três poderes para vandalizar inclusive destruindo obras de arte, fosse coisa pouca.

Sem contar os processos que brotarão a partir das investigações sobre as articulações do golpe que não aconteceu, Bolsonaro já responde a quase 600 processos. Já está inelegível, mas a pergunta agora é: escapa da cadeia? E se for preso, haverá manifestações para libertá-lo?

Com as manifestações de sábado ele ganhou um discurso. E só. A cadeia esta aí.

Banana e mandioca com meio ambiente saudável, veja a saída

Sobre a matéria que publicamos domingo a respeito da Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), o leitor Jerônimo Barnabé, de Gandu, pergunta: como o engenheiro Norberto Odebrecht aceitou o plantio de mandioca e banana, duas lavoura que exigem desmatamento, se ele brigava pela preservação ambiental?

No caso em apreço, acertou-se com o próprio Odebrecht plantar mandioca em áreas já desmatadas.

Ele queria triturar o caule da mandioca para prensar e vender na Europa como lenha para larreira, mas foi convencido a deixar os resíduos da planta na própria terra para servir de adubo no revezamento, nas mesmas áreas, com o plantio da banana.

Juscelino Macedo, presidente da Coopatan, diz que foi tudo combinado.

— E deu certo. O próprio Dr. Norberto aplaudiu.

O certo por linhas tortas

O deputado Raimundinho da JR (PL) discursava ontem na tribuna da Assembleia defendendo Jerônimo, no caso da aprovação de aluno que perdeu uma só matéria.

— Eu não estudei, meus pais eram pobres, não tinham dinheiro para pagar banca.

Adolpho Menezes (PSD), o presidente, completou:

— Deus escreve certo por linhas tortas, deputado. Talvez se o senhor estudasse não seria o milionário que é hoje.

Enfim, Olindina ganha a sua Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores de Olindina, desde que o município foi emancipado, em 1958, desmembrado de Itapicuru, a 66 nunca teve sede própria. Sempre funcionou em prédios emprestados pela Prefeitura ou alugados.

Enfim a história muda. Amanhã, o prefeito

Luiz Alberto (PSD) vai inaugurar a sede própria da Câmara, com um gabinete para cada vereador. Bem avaliado e candidato a reeleição, ele tem a unanimidade dos 11 vereadores aplaudindo o projeto, claro.

Lá, a Câmara vai homenagear D. Iva Gomes, 88 anos. O mérito dela: enquanto teve boa saúde tinha como hábito frequentar as sessões da Câmara. Não perdia uma, dizem lá.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco