Bolsonaro e o PL, uma enrascada no jogo dos partidos com donos | A TARDE
Atarde > Colunistas > Levi Vasconcelos

Bolsonaro e o PL, uma enrascada no jogo dos partidos com donos

Publicado quarta-feira, 17 de novembro de 2021 às 06:04 h | Autor: [email protected]
Filiação da presidente foi adiada no domingo, 14 | Foto: Evaristo Sa | AFP
Filiação da presidente foi adiada no domingo, 14 | Foto: Evaristo Sa | AFP -

Bolsonaro começou o governo batendo no toma lá, dá cá. Entrou de sola. Também festejando Israel, que viria para cá ensinar a dessalinizar água. Agora está chamando os árabes. Também execrava corruptos. Agora cogita entrar no partido de Valdemar Costa Neto, que já pegou oito anos de cadeia acusado no Mensalão.

Nos seus oito anos de prisão, Valdemar pilotou o partido da cadeia. Outro dono de partido e também arauto de Bolsonaro, Roberto Jefferson, também condenado no mensalão, mesmo da cadeia mandava no PTB. Agora preso e internado no hospital do presídio, foi afastado.

No vai e vem de Bolsonaro, entre o toma lá dá cá e a briga entre árabes e israelenses, bem ou mal ele deu um norte. Na questão partidária, é que está todo enrascado.

Sem opção — E Bolsonaro não sabia que no Brasil partido tem dono? Eis a questão. Ele se elegeu por um partideco, o PSL, que no rastro da vitória virou o maior. Quis mandar demais, o partido já tinha dono, o deputado pernambucano Antonio Bivar.

Desde que saiu do partido ele tentou fundar o dele, o Aliança pelo Brasil, não emplacou, e já fez mais nove incursões partidárias, incluindo o PTB de Jefferson. Ele quer chegar se apossando, os donos não deixam.

No bate-boca pelo zap com Valdemar Costa Neto, uma divergência sobre São Paulo, baixarias à parte, Bolsonaro recebeu um recado claro: ‘Quem manda aqui sou eu’.

Ponte da Barra em dezembro

O governo marcou data para inauguração da ponte Barra-Xique, com 1014  de extensão ao custo de R$ 137 milhões, uma das maiores obras do governo de Rui Costa. João Leão, vice-governador e pai da ideia, diz que vai ser uma revolução na banda norte do oeste baiano.

— Imagine que hoje se atravessa o São Francisco de balsa. Fora a espera, são 30 minutos. Com a ponte serão dois minutos a qualquer hora sem espera.

Ivan, o rumo para Roma

Ivan Cordeiro (PTB), vereador em Vitória da Conquista, virou uma espécie de braço avançado do ministro João Roma (Cidadania, provisoriamente afastado).

Frequentemente ele posta vídeos conversando com lideranças da região e anunciando que está indo a Roma ‘levar as demandas do município’. O último deles foi de Tremedal.

Dizem lá que não precisa ir a Brasília para ver Roma. Basta procurar Ivan.

O placar do TJ segundo Joaci

Joaci Góes, ex-deputado e hoje integrante da Academia de Letras da Bahia (ALB), arrisca um palpite para o resultado das eleições do TJ-Ba hoje: presidência, Nilson Castelo Branco; vice, Gardênia Duarte; 2º vice, Balthazar Miranda; corregedor, José Edvaldo Rorandano; e corregedor do interior, Jefferson Assis.

Joaci é bem relacionado no Judiciário baiano, mas outros atores dizem que a chance de acertar 100% é baixíssima.

ABI pede apuração total no caso do Arquivo Público

Como pode um prédio como o do Arquivo Público, tombado, bem conservado dois anos após a última restauração, especialmente preparado para guardar documentos históricos, e ainda palco de atividades plenas de pesquisadores, pode assim de uma hora para outra aparecer indo a leilão num processo que durou 30 anos?

É justamente aí que a nota da Associação Bahiana de Impresa (ABI) ontem divulgada ataca: saber de todas as responsabilidades processuais que resultaram nisso.

Diz a nota, assinada pela diretoria presidida por Ernesto Marques, que cabe ao governo, à Justiça, ao Ministério Público e à Assembleia Legislativa ‘investigar o caso absurdo’, ou um ‘vexame para a Bahia’.

REGISTROS

Adeus a Ednaldo 1

Ednaldo Crispim Dantas de Santana, 67 anos, funcionário aposentado do Banco do Brasil, perdeu a briga contra o câncer e foi sepultado ontem à tarde no Bosque da Paz, deixando tristes colegas e amigos, muitos deles clientes fiéis.

Adeus a Ednaldo 2

A marca de Ednaldo, com clientes e colegas, era eficiência e fino trato. Ele passou por várias agências como gerente, a última delas, a Estilo da Magalhães Neto, em Salvador. Detalhe: muitos clientes, entre eles Jaques Wagner, o senador, e Nilo Coelho, ex-governador e hoje prefeito de Guanambi, o seguiam onde ele ia.

Bahia-Minas 1

A Comissão de Infraestrura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Alba realiza hoje (14h) debate sobre a antiga Ferrovia Bahia-Minas, o ‘Projeto Multimodal Caravelas’, que visa a expansão e integração do porto, aeroporto, ferrovia e Rodovias que cortam a região de Caravelas-Bahia.

Bahia-Minas 2

Diz o deputado Osni Cardoso (PT), presidente da Comissão, que quando a Bahia-Minas estava a pleno vapor a Bahia dava show na produção de feijão, mamona, mandioca, milho, algodão, amendoim, batata inglesa e café.

Publicações relacionadas