Capitão Alden, o bolsonarista, faz história: é o 1º suspenso na Alba
Enfim, o Capitão Alden (PSL), deputado estadual bolsonarista e barulhento, faz história: é o primeiro na Assembleia Legislativa da Bahia a ser suspenso vido mandato por 30 dias.
A pena maior para casos de quebra de decoro, do que ele foi acusado quando disse que os colegas da oposição de recebiam R$ 1,6 milhão da Prefeitura de Salvador, é a perda de mandato. Nunca houve e todos acharam que a aplicação no caso seria exagerado, apesar de Aldenprovocar uma situação política também única, a de unir governistas e oposicionistas.
Outro detalhe é a exposição do bolsonarismo na Alba. Se na bancada federal há muitos com um pé com Bolsonaro e outro com ACM Neto, na estadual os bolsonaristas são poucos, mas muito mais do que parece.
Placar — Se na votação de ontem o placar foi de 49 a favor da punição e quatro contra, entre os 10 ausentes estavam o próprio Alden, a deputada Talita Oliveira, companheira de partido e também bolsonarista, mais os deputados do Republicanos José de Arimatéia. E quem foram os quatro a favor dele?
Os que ficaram bem visíveis foram os contra. Rosemberg Pinto (PT), líder do governo, chegou a dizer que a partir de atos praticados por Alden depois do início do processo deu até vontade de pedir mais. Sandro Régis (‘’DEM), o líder da oposição e autor da denúncia, fez questão de encaminhar a votação para acabar logo com isso. Mas ficou uma pulga: o bolsonarismo, embora pequeno Alba, é maior do que o que se pensa.
MDB, o veto a Gualberto
A cúpula do MDB já mandou recado a ACM Neto: se o vice dele for João Gualberto, o partido cai fora e vai apoiar Jaques Wagner. Os emedebistas não engoliram as articulações do tucano para rifar o MDB nas eleições passadas sob o argumento do impacto negativo da prisão de Geddel Vieira Lima.
Aliás, por acaso, Gualberto é vizinho do deputado Félix Mendonça (PDT) no Ed Wildberg, no Corredor da Vitória. Por isso dizem que o vice vai sair de lá.
Fogo amigo com pato novo
E já que o papo é MDB, o em entrevista ao programa De olho na cidade, da Rádio Sociedade de Feira de Santana, Geraldo Júnior (MDB), presidente da Câmara de Salvador, disse que Colbert Martins, o prefeito lá, nem comparece mais as reuniões do partido, ‘nem sei se ainda é filiado’.
A resposta de Colbert:
— Sou histórico no MDB. E ele deve entender que pato novo não mergulha fundo.
Detalhe: os dois são aliados de ACM Neto
Neto, o erro em Uruçuca
Em visita a Uruçuca no fim de semana ACM Neto acabou tendo um infeliz mal entendido com a repórter Lari Borges, da Rádio Interativa 93.7 FM, de Itabuna. Num momento ele disse que ela tinha ‘uma visão equivocada e preconceituosa em relação ao DEM’.
Saiu com pinta de ‘petista e tendenciosa’. Tiro no pé. Lari é estagiária, está começando, sobrinha de Zé Pedro (DEM), vereador de cinco mandatos em Uruçuca e eleitor de Neto, como ela, que votou no tio.
Ruane Kelly, a baiana do The Voice Kids pede apoio
Baiana de Rio Real, Ruany Kelly, 14 anos, virou a sensação da cidade. Ela é uma das seis finalistas da edição 2021 do The Voice Kids, da Globo. E diz estar muito confiante:
— No que depender de mim, vou para vencer. Só depende do povo.
Se vencer, ela ganha R$ 250 mil. E já sabe o que vai fazer. ‘Vou investir em mim mesmo’. Ruane, que começou a cantar aos seis anos de idade no microfone do propagandista, de um açougue em frente de casa, diz estar no começo de uma longa estrada, mas já botou o pé.
O torcedor principal é o prefeito Antonio Carroça (PP), que já anunciou:
— Se ela ganhar vai desfilar numa carroça com um trio elétrico atrás. Vou ter que aglomerar.
REGISTROS
O coveiro do DO
Roberto Britto, diretor geral da Empresa Gráfica da Bahia (EGBa) anunciou ontem o fim da versão impressa do Diário Oficial da Bahia, o famoso DO, dizendo que a versão on line ‘é uma evolução’. Mas os amantes dos velhos tempos lá na EGBa dizem que ele entra para a história como O coveiro do DO.
Preguiça de coleira
O Instituto Tamaunduá e a Concessionária Litoral Norte (CLN) vão mandar uma equipe de sete pessoas ao extremo norte da Bahia para estudar a Preguiça de Coleira (Bradypus torquatus), espécie endêmica ameaçada de extinção. Além dos funcionários das duas organizações, a equipe de expedicionários é formada por especialistas da UFMG e da Fiocruz, além de Adriano Gambarini, fotógrafo da National Geographic.
Estratégia do bem
A Senior Sistemas, uma fábrica de software e consultoria empresarial em TI, realiza até amanhã o Logística Brasil, congregando (a partir das 13h) o Logística Brasil, que reunirá importantes CEOs e players do mercado para debater tendências e futuro. Curiosa é estratégia de marketing; inscrição gratuita e a cada 100 inscritos 20 cestas básicas para Central Única das Favelas (Cufa).