Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Levi Vasconcelos

ACERVO DA COLUNA
Publicado Thursday, 13 de April de 2023 às 5:00 h | Autor:

E as mulheres soltam o brado na Assembleia pedindo mais respeito

Entre agosto de 2021 e julho de 2022, na Bahia, foram registrados 301 casos de agressões contra mulheres

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Fátima  Nunes festejando os 70 anos: ‘A luta não pode parar’
Fátima Nunes festejando os 70 anos: ‘A luta não pode parar’ -

Dizem que no mix de perversidades que a colonização portuguesa nos deixou de herança uma tão estúpida quanto imoral que persiste é essa de tratar negros e índios como sub-gente, mas tem mais uma da pesada, essa de tratar as mulheres como subalternas aos caprichos masculinos.

A maldição de mais essa herança maligna foi exposta pela pós-doutora em educação Mabel Freitas ontem na Roda de Conversa Alba, que reuniu representantes de todos os segmentos da Justiça e núcleos acadêmicos para discutir os problemas das mulheres.

Na mesa, no auditório, de homem só o presidente da Casa, o deputado Adolfo Menezes (PSD), que convocou o encontro:

— Infelizmente a cada dia assistimos novos absurdos. É um tema que temos de encarar, sem tréguas.

Abuso —Um estudo sobre o assunto feito pelo Observatório da Segurança mostra que entre agosto de 2021 e julho de 2022, na Bahia, foram registrados 301 casos de agressões contra mulheres, 47% a mais que os 204 casos do mesmo período no ano anterior, 25% de agressões ou tentativa de homicídio, 21,9% de feminicídio, 12,6% de estupros, 4,9% de cárcere privado, praticados por maridos, namorados ou ex-namorados.

A professora Thaíse Carvalho disse lamentar que sempre se age com o caso já consumado, a desembargadora Nágila Brito ressaltou a importância da continuidade dos debates.

Mas no andar de cima, uma pausa do bem. A deputada Fátima Nunes (PT), uma guerreira da causa, estava em festa pelos seus 70 anos, batendo o pé:

— A luta não pode parar.

Cimatec e Shell dão a largada hoje para a revolução no sertão

Enfim, Geraldo Alckmin, presidente da República em exercício, e Geraldo Júnior, também governador da Bahia em exercício, junto com Ricardo Alban, presidente da Fieb, e diretores da Shell do Brasil, lançam hoje em Conceição do Coité a pedra fundamental do BRAVE (Brazilian Agave Development – Desenvolvimento da Agave no Brasil).

Segundo Walter Pinheiro, o ex-senador, agora coordenador de Projetos do Senai Cimatec (Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia), Walter Pinheiro, dizem que o projeto é uma revolução no sertão, e é.

— É um projeto de transformação social, econômica, ambiental e de transição energética, hídrica e alimentar, algo fantástico.

Para Hélio Carneiro, advogado, piloto da rádio Sabiá FM, o semi-árido da região do sisal vai dar uma virada no tempo, instalando nova era.

Arimateia está no páreo

Ao saber que o colega deputado Pablo Roberto (PSDB) se disse disposto a entrar na briga pela disputa da Prefeitura de Feira de Santana ano que vem, José de Arimatéia (Republicanos) avisou: também vai correr atrás da mesma empreitada.

— Já há uma pesquisa em que apareço em terceiro lugar (atrás de Zé Ronaldo-UB, e Zé Neto-PT).

Pior para Ronaldo. Arimatéia sempre foi aliado.

Em Cruz das Almas, 2024 promete uma boa briga

Cruz das Almas, a terra mãe da Universidade Federal do Recôncavo, promete uma boa disputa eleitoral ano que vem.

Lá, em 2020, no calor da pandemia, Ednaldo Ribeiro (Republicanos) derrubou o prefeito Orlandinho Peixoto (PT), que já estava no terceiro mandato à frente da Prefeitura.

Ano que vem Orlandinho já avisou que vai tentar dar o troco. ‘Tô no jogo, sim’.

Ednaldo apoiou João Roma para governador e Bolsonaro para presidente e vai tentar a reeleição contabilizando um prejuízo: o vice dele, André Eloy (MDB) rompeu e já disse que também será candidato:

— Cruz das Almas pede renovação.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco