E Bolsonaro está virando o jogo ou o crescimento parou por aí?
Nos últimos três meses, todas as pesquisas mostraram Bolsonaro crescendo

O título aí é uma pergunta do leitor Silvânio Reis, da Barra, Salvador. E é evidente que nada temos de vidente, apenas analisamos fatos. E as pesquisas de intenções de voto traçam o painel que baseiam as interpretações.
Veja você que nos últimos três meses todas as pesquisas mostraram Bolsonaro crescendo. Vai passar Lula, o líder? Os bolsonaristas até se animaram, mas ontem saíram duas novas, a da Genial/Quaest e a do Poder Data, e em ambas Bolsonaro parou de crescer.
Na Quaest dá Lula 46 a 29. Na Poder Data dá 42 a 35. Na parada há mais 11 candidatos, nenhum, nem mesmo Ciro Gomes, o terceiro colocado de sempre, atinge dois dígitos, o que sinaliza: o pleito está mesmo polarizado entre Bolsonaro e Lula.
Rejeição — Aliás, os altos números de intenções de votar em Lula e Bolsonaro puxam uma rabeira maldita: ambos têm altos índices de rejeição, com Bolsonaro, sempre mais de 50%.
Há outros detalhes visíveis. O crescimento de Bolsonaro, que estava em torno de 26% e agora nunca é menos que 30%, credita-se a alguns fatores, um deles, bem visível, a desistência de Sérgio Moro, candidato que tirava votos especificamente do campo dele.
E tem também perdas na terceira via. Ciro Gomes, por exemplo, chegava a 10% ou um pouquinho mais. Só cai. Outros, como João Doria, não passam de 3%.
Pode ser que as próximas pesquisas revelem outro tipo de tendência, mas os indicativos de agora apontam um cenário já delineado: 2022 será mesmo polarizado entre os dois líderes.
A não ser que haja algo inusitado e bombástico, o ano acaba como começou.
Bahia e Tocantins se entendem sobre Panambi, diz Eduardo
Dissemos ontem aqui que Panambi, povoado de Formosa do Rio Preto, foi tomado pelo governo do Tocantins, mas o deputado Eduardo Sales (PP), que também integra a Comissão de Divisão Territorial da Alba diz que na real as duas partes estão se entendendo.
Ele conta que sábado passado houve uma reunião entre o governador de Tocantins, Wanderlei Barbosa, e o presidente da Associação dos Agricultores Irrigantes da Bahia (Aiba), Odacil Ranzer, para quem o acordo está em vias de ser selado e carimbado.
— Falta apenas a assinatura dos dois estados para que a coisa seja finalizada.
A segurança jurídica é uma das questões principais. Lá, é comum a mesma terra ter duas escrituras.
Rezando por um bom banho
Moradores da Fazenda Paraíso, um lugarejo da zona rural de Teodoro Sampaio, estão dizendo que foram esquecidos. O sistema de distribuição de água lá muito mais falha do que cumpre o seu dever.
Railda, uma moradora, sintetiza o drama:
— Tem gente aqui que está há mais de um ano sem saber o que é um banho de chuveiro.
Na Terça da Bênção, deu lula com chuchu na mesa
Alaíde do Feijão, tradicional restaurante do Pelourinho, aproveitou ontem a Terça da Bênção para estrear um novo prato, o ‘lula com chuchu’. Segundo a cozinheira Natália Conceição Gevegir, a Naty, quem comeu, aprovou.

A ideia do prato surgiu de um coletivo de petistas depois que Geraldo Alckmin, o virtual vice de Lula, disse que ‘lula com chuchu dá um bom prato’, numa referência ao fato de chamarem ele de ‘picolé de chuchu’. Segundo André Bujão, dirigente petista, já inventaram algo similar em São Paulo mas garante que o nosso é bem melhor.
— O daqui tem dendê, o de lá não.