Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Levi Vasconcelos

ACERVO DA COLUNA
Publicado terça-feira, 22 de agosto de 2023 às 5:30 h | Autor:

E eis que Carlos Marighella renasce na polarização. É ele contra Olavo

Confira a coluna de Levi Vasconcelos desta terça-feira

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Colégio Estadual Carlos Marighella fica no Stiep, em Salvador
Colégio Estadual Carlos Marighella fica no Stiep, em Salvador -

Bolsonarista raiz, o deputado Diego Castro (PL) arranjou um jeito de ganhar mídia. Apresentou na Assembleia Projeto de Lei que muda o nome do Colégio Estadual Carlos Marighella, no Stiep, em Salvador para Colégio Estadual Olavo de Carvalho.

Claro que com a maioria governista dificilmente passa. Mas Diego soube provocar. Botou na justificativa, após citar a obra de Olavo, o seguinte: “Olavo é reconhecido, entre quem desfruta de seu convívio, como homem de temperamento equilibrado e calmo mesmo nas situações mais difíceis....”. Quem conheceu Olavo (falecido em janeiro do ano passado) acha ele mais para aloprado do que equilbrado.

Tudo sobre Levi Vasconcelos em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A direção do colégio não se pronunciou. Hoje tem reunião mensal do Colegiado Escolar, que congrega pais, professores e alunos, o assunto será abordado. O colégio foi fundado em 1972, no primeiro governo de ACM, com o nome de Emílio Garrastazu Médici, presidente da ditadura militar. Em março de 2014 mudou para Carlos Mariguella, líder comunista, por este mesmo colegiado.

Nas salas —Ocorre que o colégio em apreço não é um daqueles lá jogado num canto. É ativo, com intensa particpação comunitária.

Tem 12 salas, cada uma delas com nome próprio. É assim que lá estão Mabel Veloso, Castro Alves, Glauber Rocha, Gregório de Mattos, Jorge Amado, João Ubaldo Ribeiro. Tarsila do Amaral, Cora Coralina, Armando Cedraz, Raul Seixas e Nilda Spencer.

Cá pra nós, esse time aí casa com Olavo de Carvalho? Dizem no entorno que se ele entrar, das duas uma, ou a galera cai fora ou o expulsa.

Leo Prates na saúde mental

Leo Prates (PDT), hoje deputado federal, mas até o ano passado secretário de Saúde em Salvador, assumiu a coordenação da Atenção Primária da Frente Parlamentar Mista pela Promoção da Saúde Mental.— É importante quebrar o tabu da saúde mental e acolher as pessoas que sofrem de transtornos de maneira digna.O pessoal que cuida do setor agradece. Diz que toda ajuda é ‘bem chegada’.

De Alagoinhas, um sinal na estratégia do governo

A filiação do advogado Gustavo Carmo ao PSD, domingo, virtual candidato a prefeito apoiado pelo prefeito Joaquim Neto (PSD), foi tão prestigiada que acabou sinalizando sobre o tom que os partidos aliados do governo adotam, a união onde for possível.

Lá estavam os deputados federais Joseildo Ramos (PT), junto com o ex-vereador Radiovaldo Costa, candidato do PT já lançado, Ivoneide Caetano, também do PT, Otto Filho (PSD), Bacelar (Podemos) e Cláudio Cajado, que é do PP, mas ao que parece já antecipa a volta para a base do governo, em andamento.

Ou seja, pelo que se viu lá, os partidos do entorno de Jerônimo sinalizam para a união.

Com ‘Em carne viva’, Emiliano abre série de 10 lançamentos

O jornalista Emiliano José lança sexta (18h), no Museu de Arte da Bahia, Corredor da Vitória, o livro Em carne viva, que conta a história de três militantes de esquerda na luta contra a ditadura, dois deles desaparecidos na Guerrilha do Araguaia.

A obra tem prefácio do professor Joviniano Neto e foi editada pela Assembleia Legislativa, que desta forma abre a série de lançamentos de dez livros hoje no prelo.

Também estão na lista Sílvia Ataíde, de Márcia Luz, Walmir Lima, de José Carlos Teixeira, Paulo Maracajá, de Gabriela de Paula e Edson Almeida, Simões Filho, de Lilian de Souza e Horácio de Mattos, de Olímpio Barbosa.

Também tem outras quatro obras relativas ao 2 de Julho: Aspectos do 2 de Julho, Cartas de Dom Pedro I, Príncipe Regente do Brasil ao seu pai, Dom João VI (1821-1822), Recordações Patrióticas e a Casa da Bahia.

REGISTROS

O Cordel de Jurivaldo

O Museu Casa do Sertão, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), abre a partir de hoje para a exposição A Casa do Cordel de Jurivaldo Alves. O autor, tão festejado quanto respeitado, está em vias de receber a Comenda Maria Quitéria da Câmara de Feira.

Avança Turismo

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) lança hoje (9h), no Museu Eugênio Teixeira Leal (Pelourinho), o projeto Avança Turismo Bahia. Todas as 13 zonas turísticas serão contempladas. A ideia: treinar pessoal de todos os segmentos para atender bem.

Na Curva da Morte

Palco de sucessivas tragédias, a chamada Curva da Morte, no Km 259 da BA-025, entre Maracás e Pé de Serra, no Vale do Jequiriçá, é o foco do deputado Hassan. Ele está pedindo que o governo faça intervenções no local para acabar ou minimizar o perigo.

Festa do Vaqueiro

Guilma Soares (PT), prefeita de Nova Redenção, confirmou que este ano acontece a 41ª Festa dos Vaqueiros, uma das mais tradicionais da Chapada Diamantina: será de 8 a 10 de setembro. As atrações que vão abrilhantar a festa ainda vão ser escolhidas.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco