E enfim a ponte vai decolar; obras começam ainda neste ano
Confira a coluna de Levi Vasconcelos deste domingo
![Projeção da ponte Salvador-Itaparica: já no gatilho](https://cdn.atarde.com.br/img/Artigo-Destaque/1240000/724x500/E-enfim-a-ponte-vai-decolar-obras-comecam-ainda-ne0124479000202310080827-ScaleDownProportional.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.atarde.com.br%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F1240000%2FE-enfim-a-ponte-vai-decolar-obras-comecam-ainda-ne0124479000202310080827.jpg%3Fxid%3D5978324%26resize%3D1000%252C500%26t%3D1731081080&xid=5978324)
Sempre que se fala em bater a primeira estaca na ponte Salvador-Itaparica imagina-se algo em terra, com direito a imprensa e fotógrafos, mas não é bem assim que a banda toca. As obras, de fato, vão começar até dezembro deste ano com a sondagem para definir a profundidade dos pilares. A dragagem do Porto de Salvador será em 2024.
Não é pouca coisa. A dragagem vai custar R$ 120 milhões e a sondagem R$ 160 milhões. Isso deve durar, os dois, em torno de 10 meses. A partir daí serão montados os três canteiros previstos, em Salvador, Vera Cruz e em São Roque do Paraguaçu. E daí sim, a primeira estaca em terra, o que deve ocorrer até o fim de 2024.
Cláudio Vilas Boas, o presidente da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, a ponta de linha do consórcio chinês China Railway 20 Bureau Group Corporation – CR20; CCCC South America Regional Company S.Á.R.L – CCCC SOUTH AMERICA e China Communications Construction Company Limited – CCCCLTD diz que objetivamente a obra começará agora.
No gatilho —Houve atrasos, óbvio, por conta da pandemia. Mas já está tudo ajustado, o preço subiu para R$ 9 bilhões (chegou a ser cogitado R$ 10 bi). O preço do aço, por exemplo, teve um aumento de 300%. Agora está tudo no gatilho e Cláudio pontua um aspecto interessante:
— Nós não contratamos a construção da ponte e sim a exploração de um sistema viário que inclui a ponte. O contrato é de 35 anos, 5 anos para a construção e 30 para exploração. Não nos interessa, por nenhum motivo, atrasar.
A concessionária da ponte faz o lado técnico, mas os atrasos por motivos compreensíveis vem com o tempero político, um lado querendo tirar proveito, o outro atirando, e é possível que perdure até a campanha de 2024, mas uma coisa é certa: a geração ferryboat está com os dias contados.
POLÍTICA COM VATAPÁ
Jesus entre dois
Em Bom Jesus da Lapa, o maior destino de turismo religioso da Bahia, Jesus Cristo, o de Nazaré, filho de José e Maria, é tudo.
Final dos anos 80. Alberto Guedes, prefeito de Bom Jesus da Lapa, contava, finalizando com farta gargalhada, que lá um dia recebeu a visita de uma anciã, mais de 70 anos, cabelos branquinhos, que contou longa história para finalmente dizer do seu propósito: ajuda para as obras de caridade que ela tocava.
— Eu entendo a justeza da sua causa, mas entenda a justeza da minha. Acabei de assumir, ainda estou tomando pé da situação. Aguarde um pouco e
depois volte.
A velhinha levantou-se, ia saindo, olhou para trás, mirou o painel de retratos atrás da cadeira em que o prefeito sentava: de um lado o próprio Alberto Guedes, de outro José Sarney (então presidente da República) e no meio Jesus Cristo. Comentou:
— Que sina essa de Jesus Cristo. Eternamente entre dois ladrões.