Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado sábado, 29 de agosto de 2020 às 6:00 h | Autor:

Ipupiara e Novo Horizonte, os invictos da Covid: sorte ou trabalho?

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Djalma, de Novo Horizonte: ‘É claro que é trabalho’ | Foto: Reprodução | Facebook
Djalma, de Novo Horizonte: ‘É claro que é trabalho’ | Foto: Reprodução | Facebook -

O que houve em Ipupiara (nove mil habitantes) e Novo Horizonte (dez mil), que se tornaram os dois únicos municípios entre os 417 baianos sem registros de Covid, foi sorte ou trabalho?

A pergunta aí, dirigida aos prefeitos Ascir Leite (PP), de Ipupiara, e Djalma dos Anjos (PP), tem resposta única:

– Claro que é trabalho!

Claro também que os dois, disputando a reeleição, usam os números como bom adubo para o discurso. Ascir diz que conta que se preparou bem para a guerra:

– Desde abril temos seis leitos para Covid com três respiradores. Felizmente nunca usamos, mas essa era a estratégia, ter se precisar e brigar para não precisar usar.

Djalma — O fato de Ipupiara ser vizinho de Gentio do Ouro, município que tem empresas de energia eólica e seis casos confirmados além dos suspeitos, não teria sido sorte? Ascir diz que não chegou a fechar o comércio, mas impôs restrições e botou barreiras de domingo a domingo nas três entradas da cidade.

Já Djalma, que é um dos prefeitos mais bem avaliados da atual safra, diz que lá o trabalho foi cerrado.

– Temos aqui os garimpos de quartzo e mineração de barita. E muita gente indo e vindo, comprando banana e morango, nossos produtos. Tomamos alguns sustos, mas tudo bem.

Ok. Esta semana caíram Catolândia e Brotas de Macaúbas. Esperamos que Ipupiara e Novo Horizonte sobrevivam. Se tiverem sorte...

Alex se livra de Adriano

Irmão do vereador Gilsinho de Dedé (PSB), de Esplanada, dono do sítio em que o miliciano carioca Adriano da Nóbrega foi morto pela polícia, o deputado Alex Lima (PSB) disse que foi um baita alívio o inquérito da polícia ter concluído o óbvio, o irmão nada tinha a ver, apenas deu azar que Adriano se escondeu lá.

– Gilsinho não foi chamado pela polícia, se apresentou desde o início para prestar qualquer esclarecimento. Apenas fez-se justiça.

No TRF, Minas levou a melhor

Embora a criação do Tribunal Regional Federal (TRF-6) em Belo Horizonte, uma proposta do procurador-geral da República, o baiano Augusto Aras, esteja sendo criticada pelas despesas que acarreta, na Bahia é citada como falta de foco da bancada baiana, que deveria se unir em questões fundamentais, mas não se une.

Um deputado baiano disse que há muito os mineiros lutam por isso. E só sossegaram quando conseguiram. Aqui, não temos isso.

Ajuda tucana para Marcell

Os deputados Adolfo Viana (federal), Paulo Câmara e Tiago Correia (estaduais), o time do PSDB, desembarcaram ontem em Vitória da Conquista em socorro do colega Marcell Moraes (estadual), que quer ser candidato a prefeito.

O caso: o PSDB em Conquista é controlado pelo professor Claudionor Dutra Neto, o Ticolô, ligado ao prefeito Herzem Gusmão (MDB), candidato à reeleição. Adolfo disse ter ido levar ‘a semente do bem’.

Aliados de Rui se ajustam para encarar Bruno Reis

O Podemos do deputado João Carlos Bacelar, a Rede do sindicalista Magno Lavigne, o PTC de Ricardo Grey e o PT de Rui Costa, representado pelo presidente em Salvador, Ademário Costa, se reuniram ontem e avançaram na ideia da união. Ou melhor, decidiram marchar juntos.

Segundo Ademário, o encontro foi bom:

– Decidimos caminhar juntos no combate às desigualdades em Salvador.

A ideia de Rui é três candidaturas: uma, a da Major Denice, do PT, que ele vai apoiar abertamente; a do Sargento Isidório (Avante), que pega votos onde a esquerda não entra; e outra que pode ser Olívia Santana (PCdoB).

Fica faltando ajustar o PSB de Lídice e o PSD de Otto Alencar. Mas a conversa flui bem.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco