Leão chuta o balde. E a fama de bom articulador de Wagner ruiu
Jaques Wagner estava ontem que era todo cortesia para o lado de João Leão: ‘Me desculpe, Leãozinho’, e aí também botou Cacazinho, referindo-se a Cacá Leão, deputado federal, tudo com o leite já derramado. E carimbou uma pergunta que deixou os jornalistas baianos perplexos: como pode ele ter sido tão amador?
Uma das queixas principais de Leão: as tratativas que vinham sendo feitas foram deixadas de lado e ele tomou conhecimento da chapa anunciada por Wagner pelo rádio, ouvindo o programa de Mário Kertész. Resultado: entrou água, ou o leite já está derramado. O fato uniu o PP. Prefeitos e deputados acham que ele foi escanteado ou alijado.
Retribuição — Segunda, o dia da entrevista de Wagner, Leão e o PP decidiram silenciar publicamente, e nos bastidores articularam a posição que envolve as bancadas federal e estadual. E quando soltaram a nota, era assunto discutido com todos. Em suma, o jogo político clássico, o de combinar com a torcida, o que Wagner sabe fazer e não fez.
Tem chance de reverter? De quatro pessoas com as quais conversamos, três disseram que não, a opção é mesmo ACM Neto, e um talvez.
Um deles ainda ironizou. Disse que Wagner 16 anos atrás articulou bem a derrubada de ACM e agora é o agente principal de atos e fatos que podem resultar na devolução a outro ACM, o neto. Ele chutou o balde para impor o PT na cabeça de chapa e acabou chutado.
Até o Planalto se animou
A notícia de que Leão poderia ser o candidato ao governo de Bolsonaro saiu na imprensa do sul por um detalhe: Leão se reuniu em Brasília com o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP licenciado por estar na Casa Civil da presidência.
Os aliados de Bolsonaro avaliam que João Roma está ‘mais para ser ajudado do que para ajudar’. E sonharam em ver Leão com ele. Mas o pessoal do PP quer mesmo é a aliança com Neto.
Rui ainda tenta reverter
Antes de fechar questão sobre o rumo a seguir, João Leão vai conversar com Rui Costa, Wagner e também Lula. E Rui promete fazer tudo para evitar o racha, inclusive retomando o velho projeto de disputar o Senado e passar o governo a ele, como antes vinha sendo conversado.
Mas um deputado do PP diz que está tudo indicando que a vaca foi pro brejo. Ou melhor, a recomposição ficou difícil depois que as divergências se tornaram públicas.
Na Alba, todo mundo sumiu
O sinal mais evidente de que a base de Rui Costa entrou em ebulição veio ontem na Assembleia. A base governista simplesmente não foi e a oposição, que quer atrasar a votação de projetos como o que flexibiliza as parcerias da Embasa, também não.
Um dos governistas presente na casa mas ausente em plenário explicou:
— Está todo mundo esperando para ver como vai ficar. O tempo fechou.
E a diferença entre Lula e Bolsonaro vem caindo
Na pesquisa do Instituto Paraná divulgada no início de fevereiro, Lula tinha 40,1% e Bolsonaro 29,1. Na de ontem, deu Lula 38,9% e Bolsonaro 30,9. A do PoderData também vai na mesma linha: em 15 de fevereiro era Lula 54% contra 32 e na do fim do mês 40,1 a 32.
Ou seja, nas duas últimas pesquisas Bolsonaro subiu e Lula caiu. Será uma nova tendência? Os bolsonaristas, que sempre desqualificaram as pesquisas atribuindo os resultados proclamados a ‘uma articulação da esquerda’, dizem que os institutos ‘começaram a se ajustar à realidade’. Dizem que foi o favoritismo de Lula que fez o PT da Bahia, o maior estado governado pelo PT, se impor na cabeça de chapa. E agora, lá e cá, a situação ficou preocupante.
REGISTROS
Mucugê Free 1
O velho normal está mesmo voltando de ponta a ponta, ou quase. Mucugê, na Chapada Diamantina, realiza de 9 a 11 de setembro a 9ª edição do desafio Mountain Bike, ou ‘Mucugê Free Force’, um dos principais eventos esportivos do Brasil no ciclismo. É organizada pela Alto Paraguaçu MKT e a Federação Baiana de Ciclismo.
Mucugê Free 2
Mas os efeitos da Covid ainda estão aí. Por conta da pandemia o número de atletas foi limitado a 700 (de todo o país). Vão largar da Fazenda Sol do Paraguaçu, produtora do premiado ‘Café Mucugê’, e encarar percursos da Serra do Sincorá de 30, 60 e 160 km, o último a prova principal em dois dias.
Lilian premiada
Lilian Piedade, empresária do Hotel Lar Sênior Residence, recebe o prêmio de Personalidade Feminina do Ano terça próxima (19h) no Copacabana Palace, no Rio. A cerimônia, promovida pelo International Business Institute (IBI), valoriza o empreendedorismo feminino.
Escunas do lixo
Gilran Santos (PDT), vereador em Maraú, faz um protesto: as escunas de passeio que circulam na Baía de Camamu enchem Barra Grande, na Península de Maraú, de lixo.