Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Levi Vasconcelos

ACERVO DA COLUNA
Publicado sexta-feira, 15 de novembro de 2024 às 2:00 h | Autor:

O terrorismo explosivo está de volta. E o jogo político apodrece

Confira a coluna de Levi Vasconcelos

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem O terrorismo explosivo está de volta. E o jogo político apodrece
-

Extremista, de direita, de esquerda, religioso, esportivo e afins, não por acaso rima com terrorista. E ontem, ao referir-se ao homem que explodiu bombas e se explodiu, Andrei Rodrigues, diretor geral da PF, foi incisivo: o episódio não é um caso isolado, grupos extremistas estão ativos.

Claro que sim. O PL de Bolsonaro cuidou de soltar nota repudiando o ato, na Bahia o presidente estadual João Roma reverberou. Sinal claro de que quer se descolar do episódio.

Tudo sobre Levi Vasconcelos em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Claro que ninguém vai achar que Bolsonaro em si está por trás do caso, mas o que dizer da multidão que invadiu o Congresso, o STF e o Palácio da Alvorada no 8 de janeiro do ano passado? E dos bolsonaristas que agora pedem anistia para os processados?

andando de ré –Com certeza absoluta as explosões em frente ao STF são mais um fruto maldito da polarização entre direita e esquerda que se configurou no país nos últimos tempos, em que o terrorismo se expressa também nas explosões verborrágicas nas redes sociais, em que perdeu-se a noção entre criticar e xingar, atacar e agredir.

Uma pena. É um sinal de que o jogo político está apodrecendo. E que extremistas posam de salvadores da pátria para impor como diretriz a submissão pelo medo que eles provocam.

O caso em Brasília aconteceu justamente a seis dias da reunião dos presidentes dos 20 países mais ricos do mundo. Deu repercussão mundial.

Colaborou: Marcos Vinicius

Elétrico forte na Inglaterra

Após dar um giro pela Inglaterra, o jornalista Vítor Pinto, da Band, diz ter voltado de lá impressionado com várias coisas, a começar pela estrutura viária, mas uma em particular lhe chamou a atenção.

– Lá, a grande maioria dos carros já é elétrico. Como a recarga é de pouco mais de meia hora, as pessoas se habituam a gastar esse tempo em almoços, cortar cabelo e afins.

A BYD cá é o futuro.

Com Elmar e Antonio Brito fora de cena, Lula nada tem a festejar

Elmar Nascimento (UB) e Antonio Brito (PSD), os baianos que se colocaram como pré-candidatos à presidência da Câmara dos Deputados, e agora jogaram a toalha, saíram de cena, mas o governo nada tem a festejar, já que Hugo Motta (Republicanos-PB) nunca foi aliado de Lula e cia.

Aliás, Elmar, que de saída tinha as simpatias de Arthur Lira (PP-PB), recebeu a rasteira do amigo justamente pelas pressões que sofreu dos baianos do PT ou a ele ligados, já que na Bahia é oposição, mas com Brito é diferente.

Embora Gilberto Kassab, o presidente nacional do PSD do senador Otto Alencar, seja secretário do governador Tarcísio Freitas, em São Paulo, o deputado Otto Alencar Filho (PSD), por exemplo, disse que ‘o governo de Lula preferiu privilegiar os inimigos’.

Hugo ficou praticamente só. E com isso Lira ganha força.

Capanema, o paraíso que virou inferno volta ao normal

Capanema, bucólico povoado de Maragogipe rodeado de manguezais, onde moram cerca de 2.500 pessoas, 90% vivendo da pesca, passou meses de inferno a partir de dezembro do ano passado quando integrantes das facções Catiara e BDM invadiram a área e botaram quase toda a população para correr, como explica um deles.

– Foi um terror. Um grupo, uns três, invadiu minha casa e me obrigou a servir comida. Saiu, veio o outro grupo e nos ameaçou de morte se voltássemos a dar comida aos primeiros. Tive que dar no pé com minha família.

Há cerca de cinco meses o paraíso voltou a sua plenitude. E D.J.M., 70 anos, agradece.

– Aqui não temos dinheiro, mas temos paz.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco