Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado sexta-feira, 07 de maio de 2021 às 6:03 h | Autor:

Os hotéis do governo à venda, já vão tarde, mas desde que fiquem

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Grande Hotel de Caldas do Cipó: abandonado | Foto: Adilton Venegeroles | Ag. A TARDE
Grande Hotel de Caldas do Cipó: abandonado | Foto: Adilton Venegeroles | Ag. A TARDE -

No mix de sete hotéis que o governo vai vender no pacote do projeto enviado à Alba, que inclui a área da Rodoviária e Detran e o velho Centro de Convenções, a sensação de cabo a rabo é à la já vai tarde, desde que fique.

Explicando: para sair das mãos do governo, tudo bem, alguns até imploram e agradecem. Desde que os equipamentos permaneçam como hotéis, ou tenham outras utilidades objetivas.

Um exemplo é o Grande Hotel de Juazeiro, na ativa, avaliado em R$ 13 milhões. O deputado Roberto Carlos (PDT) diz nada ter contra o governo vender:

– Desde que fique como hotel ou o governo doe para a prefeitura transformá-lo no centro administrativo de Juazeiro, que a cidade não tem.

Em Cipó — Os hotéis, além de Juazeiro, são em Campo Formoso, Uauá, Jacobina, Ibotirama, Piritiba e Caldas do Cipó. Tiveram sentido coisa de 50 anos atrás, quando o governo queria impulsionar o turismo no interior.

A maioria está arrendada. Um negócio que não tem sentido mais para o Estado. O Grande Hotel de Caldas do Cipó, por exemplo, está há tempos abandonado, e o prefeito Marquinhos (PSD) diz que o Estado passar adiante é um favor, aliás uma bandeira dele.

– Aqui temos um largo histórico de imóveis públicos abandonados. O hotel é um, está abandonado. Tem três empresas interessadas, para manter o hotel e fazer outros negócios também.

Pinheiro na Desenbahia

Walter Pinheiro, que ainda senador, em 2018, assumiu a Secretaria de Educação do Estado, no segundo governo de Rui Costa, mudou para o Planejamento, deve assumir uma diretoria da Desenbahia, agência de fomento do Estado, já que teve de ceder a vaga, tida como da cota do governador, para João Leão.

Pinheiro é fundador do PT, foi vereador em Salvador, deputado federal e senador, mas se desfiliou do partido. É apenas amigo.

Podemos e PSB sobem

Rui Costa deve anunciar até amanhã quem serão os novos secretários da Agricultura e do Turismo, o primeiro até então ocupado por Lucas Costa, indicado do PDT, e o segundo por Fausto Franco, do PL.

No entorno de Rui ninguém sabe os nomes, mas se diz que o da Agricultura vem do PSB, da deputada federal Lídice da Mata, e o do Turismo, de João Carlos Bacelar, do Podemos. Até amanhã o mistério acaba.

Roma bota o pé na estrada

João Roma, o deputado federal do Republicanos que virou ministro da Cidadania mesmo à custa da amizade com o padrinho político, ACM Neto, tira todo o proveito do cargo na Bahia sem fazer maiores rodeios: em 2022 Bolsonaro terá palanque no estado e, se o chefe pedir, ele atende.

Nos meios políticos dizem que ele está dando em cima de prefeitos da oposição a Rui Costa, aliados de ACM Neto, que só perde com isso.

Mulheres fantasmas cassam 4 vereadores em Macaúbas

Decisão do juiz Flávio Ferrari, da 65ª Zona Eleitoral, cassou o mandato de quatro vereadores do DEM de Macaúbas: Ricardo de Luiz Teobaldo, Nito, Marcelo Nogueira e Nego de Eli. O crime deles: integraram uma chapa que estava enxertada por fantasmas, especialmente mulheres, para completar a cota. Eles são aliados do prefeito Aloísio Rebonato, que venceu ano passado uma polarizada disputa com Amelinho do PT por apenas 82 votos de frente, 11.414 contra 11.332.

A oposição denunciou e a Justiça acatou, mas, convenhamos, até virar jurisprudência há muita conversa pela frente. Desde sempre, em todas as eleições, muitos candidatos homens tiveram zero voto. Agora, mulher tem que ter voto.

REGISTROS

Réu confesso

Lembra aquela história de Verônica Romana, ou Vera Professora (Pode), vereadora em Itapebi que sofreu um atentado em fevereiro? A polícia concluiu o inquérito do caso. E o mandante foi mesmo Cristiano Pereira da Silva, o Cristiano da Cesta Básica, primeiro suplente, que teve 160 votos, oito a menos que ela. Ele está foragido.

Rui em Ilhéus

Picuinhas políticas à parte, dizem em Ilhéus que Rui Costa assina bonito o seu nome por lá. Já inaugurou a nova ponte Ilhéus-Pontal e agora a duplicação de um trecho de 5,4 km da BA-001, que liga as praias do sul de Ilhéus ao entroncamento com a BR-251, passando pela nova ponte. E o Porto Sul está vindo aí.

No oeste

A Covid, que na segunda onda bate forte no oeste baiano, chamou os holofotes para Luís Eduardo Magalhães. O vereador Silvano Santos (DEM), aliado do prefeito Júnior Marabá (DEM), foi levado às pressas para Barreiras.

Torcida amiga

São Sebastião do Passé está na expectativa do filme Carnaval, marcado para 2 de junho, no Netflix. O motivo: o ator Rouyne Borges, filho da terra, integra o elenco.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco