Segundo Otto, ministro da Saúde faz uma coisa e Bolsonaro outra
Único baiano na CPI do Covid. do Senado, o senador Otto Alencar (PSD) avalia três fatos pouco mais de 20 depois de instalada:
1 — A CPI tem sido propositiva. Luta, por exemplo, para trazer vacinas, e o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sinaliza no discurso na mesma direção.
— O grande problema é que ele faz uma coisa, o presidente faz outra.
2 — E já que os aliados de Bolsonaro insistem em implicar os governadores, isso pode atingir o caso dos respiradores de Rui Costa?
— Não. O caso foi apurado pela Polícia Civil da Bahia, e não pela PF, porque não envolve verbas federais e a CPI só vai onde tem dinheiro federal. Pelo que detectamos, só há casos assim no Rio de Janeiro, Santa Catarina, Amazonas e Pará.
Pazuello — 3 —E o fato do ex-ministro Eduardo Pazuello ter aparecido domingo, sem máscara, num evento com Bolsonaro, diz o que?
— Que ele (Pazzuello virou mesmo uma marionete de Bolsonaro. Ele não podia estar naquele evento e há reações nas Forças Armadas. Ele é um general da ativa. E o pior desse evento é que foi um ato político, mas tudo bancado com dinheiro público.
Se a CPI vai produzir resultados como o impeachment de Bolsonaro, é outra conversa. Segundo Otto, o grande aliado presidencial na causa é Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara. Mas escancarar a situação é positivo.
Efeito Carcará: Alagoinhas chuta protocolos de Covid
Médico de ofício, seguidor dos protocolos científicos no enfrentamento da pandemia, Joaquim Neto (PSD), prefeito de Alagoinhas, não resistiu à forte emoção de ver o Atlético, uma paixão do município, aos 51 anos de idade, conquistar pela primeira vez o título de campeão baiano, domingo último.
O detalhe é que Joaquim é médico voluntário do Carcará há 26 anos, sempre foi uma paixão declarada. E domingo, na festa do título, a aglomeração foi inevitável.
Aliás, o próprio Joaquim quis emprestado o carro do Corpo de Bombeiros para o time, chegando de Feira de Santana, desfilar e também cogitou contratar um trio. Agora é esperar para ver se o efeito Carcará reflete na pandemia.
Dr. Theobaldo, o médico que adorava piada e poesia, se foi
Itabuna chora a morte do cardiologista Theobaldo Araújo, 73 anos, dias depois que o filho Marcos, de 38, também se foi, ambos vítimas de Covid. Tipo brincalhão, ele tinha duas marcas conhecidas, o gosto por poetas, como Cecília Meirelles, Fernando Pessoa e Manuel Bandeira, dos quais sempre recitava versos entre amigos, e piadas.
Em Itabuna se diz que Dr. Theobaldo era gente muito boa, tipo que receitava de graça e em alguns casos ainda dava o remédio, mas deu canja para a Covid. Não era um negacionista convicto, mas relaxava.
Não gostava de usar máscara e não tomou vacina. Estava esperando a da Pfizer, segundo ele, a mais eficaz. Pois aí vai para Theobaldo o ‘Poeminha’, de Mário Quintana, que ele tanto gostava.
Todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho
Eles passarão...
Eu passarinho!
ACM Neto vai a Conquista
Após dois dias na Chapada Diamantina, semana passada, ACM Neto (DEM) vai a Vitória da Conquista no próximo dia 2 para, ao lado da prefeita Sheila Lemos (MDB), inaugurar a Estação de Transbordo Herzem Gusmão, em homenagem ao ex-prefeito da cidade, que faleceu vítima de Covid-19.
Depois de Conquista, Neto vai dia 12 a Guanambi, onde o prefeito Nilo Coelho (PSDB) também é amigo. As viagens só vão parar em 2022.
Enem em pauta
A deputada Olívia Santana (PCdoB) e a vereadora em Salvador Maria Mariguella (PT) integram o grupo de parlamentares de cinco partidos e 13 estados que está acionando o MPF para que o governo explique como está conduzindo o Enem 2021. O governo já sinalizou em não realizá-lo, mas o bloco não aceita. Acha que integra o pacote de esvaziamento das universidades.
Rui e as fakes
Publicaram nas redes uma foto de Rui Costa ao lado da família com pessoas dizendo que ele decreta as restrições, mas aglomera. Rui disse no zap que é fake. A foto é de 2019, num momento de descanso em Amargosa, segundo ele, ‘bela lembrança’.
Jean Rego
Em Juazeiro o luto no fim de semana ficou por conta do radialista Jean Rego, 47 anos, que não resistiu à Covid. Era uma figura de trânsito fácil, muito querida na cidade.
Olho na lua
É senso comum em grande parte dos 24 municípios que compõem a Chapada Diamantina que a visita de extraterrestres é frequente. Hoje, em plena noite de superlua, vai haver um eclipse lunar. O time que caça os ETs está com câmeras ligadas.