Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Levi Vasconcelos

ACERVO DA COLUNA
Publicado domingo, 30 de julho de 2023 às 2:53 h | Autor:

Tristezas, desafios e esperanças no mix do Centro Histórico

Confira a coluna de Levi Vasconcelos

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Tristezas, desafios e esperanças no mix do Centro Histórico
-

Melancólico, o jornalista Florisvaldo Mattos, 91 anos, também professor universitário, mas mais que tudo poeta, postou no zap no dia 18 deste mês: “Fechado faltando apenas dois meses para comemorar os seus 85 anos de fundado, 7 de setembro. Triste, triste’.

Ilustrando a fala, uma foto do Porto do Moreira, uma das grandes referências em matéria de restaurantes fiéis à culinária baiana do Centro Histórico de Salvador, point predileto para intelectuais de todos os matizes de meados da segunda metade do século passado para cá.

Tudo sobre Levi Vasconcelos em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Entende-se a tristeza de Flori. Cidades são palcos e cenários, nós os atores em cena. O Moreira é um desses palcos de bons espetáculos de um tempo cujos atores se foram, ficou só a casa e o cenário. E o cenário lá todo ilustrado com fotos que marcam os tempos áureos carimbando o fato.

Hotelaria —O Centro Histórico de Salvador é ponteado disso, como a Baixa dos Sapateiros, até 40 anos atrás centro comercial pujante, agora a maioria das lojas fechadas.

O que fazer para construir um tempo novo atraindo novos atores para os velhos palcos? O prefeito Bruno Reis (UB) admite que é um desafio. Uma das apostas é estimular a hotelaria e para isso cogita construir um centro de convenções no Centro Histórico. Não iria competir com o da Boca do Rio?

— Não. A pauta do de lá só anda abarrotada. O certo é que a restauração do espaço e novos investimentos haverão de servir como uma das portas.

Se der certo, ótimo. Mas o Centro Histórico, segundo Clarindo Silva, o homem da Cantina da Lua, “tem também um grande desafio social”.

Ok. O debate está aberto. Por enquanto, o alento é a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ou Igreja Mórmon, estilo colonial, em construção na Paralela. São novos palcos e atores com velhos cenários.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco