15 anos Continental Camaçari | A TARDE
Atarde > Colunistas > Made In Bahia

15 anos Continental Camaçari

Publicado terça-feira, 20 de julho de 2021 às 06:02 h | Autor: Made In Bahia*
Sérgio Rocha, vice-presidente da Planta da Continental Pneus de Camaçari | Foto: Divulgação
Sérgio Rocha, vice-presidente da Planta da Continental Pneus de Camaçari | Foto: Divulgação -

É neste ano de 2021, apesar de todos os desafios impostos pela pandemia, que estamos celebrando o aniversário de 15 anos da Continental Pneus Camaçari. Inaugurada no dia 5 de abril de 2006, a fábrica de pneus do Grupo Continental no Brasil, uma das mais modernas da organização. A nossa unidade conta com duas linhas de produção de pneus e ocupa um total de 182 mil metros quadrados de área construída. Aqui contamos com mais de 2.300 postos de trabalho direto. Um orgulho para todos nós!

E desde a chegada ao polo industrial de Camaçari, a Continental coleciona histórias. São 15 anos construindo uma sólida relação de confiança e compromisso com clientes, fornecedores, colaboradores e comunidade. Centenas de pessoas são impactadas diretamente por uma parceria que gera empregos, desenvolve a região e as pessoas, ajudando-as a realizar sonhos.

Posso dizer que participei desta história desde o início, pois sou o funcionário número um de Camaçari. Minha tarefa foi coordenar a instalação de todos os equipamentos da produção de pneus. E lembro que foram mais de 750 contêineres vindos de diversos países e de muitos fornecedores diferentes. Em 2007, recebemos a primeira certificação. Em 2010, fizemos a primeira expansão na capacidade de produção de pneus e, em 2016, passamos pela segunda expansão. Isso permitiu que a produção que já foi de 300 pneus chegasse a cerca de 25 mil pneus por dia. Um trabalho incrível, que só é possível graças ao engajamento das pessoas unidas com um foco: fazer da planta de Camaçari um sucesso.

Nesses anos, pude testemunhar como a Continental se tornou referência na região, de uma marca desconhecida, para a fábrica que hoje é uma grande geradora de empregos e que foi eleita por cinco vezes consecutivas como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, entre 2015 e 2019. E, em 2021, a Continental Brasil é certificada pela primeira vez com o selo GreatPlacetoWork (GPTW). Não tem como não se emocionar com essa trajetória.

Costumamos dizer que a nossa tecnologia é alemã, mas o tempero é baiano! A qualidade nas relações, a vivência dos nossos valores corporativos e o sentimento de pertencermos a uma família certamente tornam a fábrica de Camaçari um lugar especial!

Entretanto, o maior desafio da planta de Camaçari é, sem dúvida, o que estamos vivendo hoje. A pandemia trouxe uma ameaça para o nosso bem maior, que são as pessoas que fazem parte do nosso time, o que torna a situação urgente e grave. Apesar de uma situação tão adversa, conseguimos promover um ambiente em que as pessoas se sentiram seguras, e todo esse cuidado gerou engajamento para voltarmos a produzir de forma segura e com qualidade e, assim, atender os nossos clientes.

*Made in Bahia - Publicada às terças-feiras, a coluna traz relatos de empresários baianos

Publicações relacionadas