Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > MADE IN BAHIA
COLUNA

Made In Bahia

Por Americo Neto

ACERVO DA COLUNA
Publicado terça-feira, 30 de maio de 2023 às 5:30 h | Autor:

45 anos de Abap: tradição e inovação que andam juntas na publicidade

Confira a coluna Made in Bahia desta terça-feira

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Americo Neto, 
presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap-BA)
Americo Neto, presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap-BA) -

Quando falamos de tradição automaticamente somos remetidos às mais diversas práticas já consagradas no mercado, em especial no setor de publicidade. Contudo, como ser tradicional e ao mesmo tempo inovadora em uma época dominada por tanta tecnologia? Esse é um dos grandes objetivos da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap-BA) enquanto maior associação do mercado publicitário baiano, fundada há 45 anos por grandes lendas da nossa propaganda.

Atualmente, a Abap-BA conta com associações que representam 80% do PIB da publicidade do estado, se tornando marca registrada na hora de abraçar as melhores e mais estruturadas agências para trabalhar e discutir o desenvolvimento do mercado local e nacional. Portanto, sempre tratamos de conceitos que estejam alinhados com as demandas mais atuais do mercado, a exemplo de como as agências podem ser melhores e estarem mais preparadas para os desafios.

De olho nessa realidade, buscamos sempre estarmos envolvidos em diferentes movimentos, a exemplo do mais recente, no qual entregamos uma carta para o governador da Bahia abordando pleitos para nossa economia e para o nosso estado. Dessa forma, para que de fato essas ações aconteçam com frequência, foi necessário chegarmos aos 45 anos como uma associação rejuvenescida, reunindo agências longevas de muita credibilidade e história com as principais ideias da nossa juventude.

A grande maioria das nossas associadas possui mais de 35 anos de existência, contudo, estão sempre se reinventando, adotando as novidades e tecnologias de maneira funcional e plena. Hoje, temos agências que estão na terceira geração sendo operadas pelos netos dos fundadores, tornando-se algo muito bonito quando observamos a sucessão contribuir diretamente com crescimento dentro da empresa, longevidade empresarial, qualidade, credibilidade, relacionamento e marca.

E isso só é possível graças à disposição de adotar ambientes totalmente modernizados com as melhores tecnologias e sistemas, além de equipes jovens, mesclando a tradição com a atualidade. A partir disso, estamos sempre conectados às novas tendências do mercado que passaram a nos apoiar nas demandas diárias, como por exemplo, a Inteligência Artificial que, quando usada com consciência e sabedoria, auxilia no melhor desenvolvimento de ideias e resultados.

Portanto, a Abap-BA segue forte como uma das regionais mais atuantes do Brasil, articulando iniciativas pioneiras e exportando o talento das agências baianas pro mundo inteiro. E é dessa forma que chegamos aos 45 anos, com muito frescor dentro das nossas associadas, trazendo o gás necessário para acompanhar a constante evolução que a nossa comunicação vem fazendo.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco