A cultura da ousadia, devoção ao trabalho e solidez que marca gerações

Pioneirismo: uma palavra que traduz bem o Grupo Cunha Guedes, reflexo direto da personalidade ousada e sagaz do seu fundador, meu avô, Alexandre da Cunha Guedes. O grupo nasce em 1948, como empresa de engenharia de estradas, tocando diversas obras na Bahia e em tantos outros estados do Brasil. Num lance de criatividade e perspicácia, Dr. Alexandre funda a Guebor, inicialmente representante de tratores e máquinas pesadas na Bahia, já enxergando a oportunidade de usar esse novo negócio como facilitador da gestão de equipamentos da construtora.
Em 1968, em mais uma jogada estratégica e revelando incomum senso de oportunidade, adquiriu o controle total do Banco Nacional da Bahia, hoje Banco Capital S/A, único banco da Bahia, que conferiu ainda mais pujança e credibilidade ao grupo junto ao mercado, pois a partir desse momento os negócios passariam a ser realizados não apenas com um empresário, mas também com um banqueiro, ou seja, com alguém que cumpria à risca as rigorosíssimas regras do Banco Central. O pioneirismo não para por aí. É impossível falar em veículos Toyota e Ford na Bahia e não lembrar automaticamente da Guebor e da Revisa.
O elevado grau de satisfação dos clientes, que são altamente fidelizados, se dá em grande medida pela história do Grupo no segmento automotivo. A Guebor é a primeira concessionária Toyota da Bahia e a segunda do país! O vanguardismo também marca a Revisa, primeira concessionária Ford da Bahia. Merece destaque, ainda, que Dr. Alexandre, em 2011, à época já com 87 anos, criou a Yang Motors, empresa focada em veículos chineses de transporte de cargas e pessoas.
Em 2008, foi criado o Solar Cunha Guedes, que viabilizou a manutenção do casarão da nossa família e o surgimento do mais sofisticado espaço de eventos da cidade. O Grupo Cunha Guedes também tem atuação imobiliária, além de investimentos nos mais variados segmentos, sempre atento às oportunidades inovadoras, sólidas e que, principalmente, revelem alinhamento com os valores do seu fundador, um realizador nato, pioneiro em tudo que fez e apaixonado pela força do trabalho.
Com mais de sete décadas de sucesso e diversas empresas em seu portfólio ao longo do tempo, a história do Grupo Cunha Guedes é um típico caso onde criatura e criador se confundem. Hoje, muitos podem acreditar que Alexandre da Cunha Guedes ganhou prestígio por causa do poder econômico de suas empresas, mas a verdade é que foi seu espírito empreendedor e seu comprometimento com o trabalho que deram solidez ao grupo, trazendo este até aqui e mantendo a fé inabalável na perpetuação do seu exemplo, hoje preservado pela terceira geração da família.
*Made in Bahia - Publicada às terças-feiras, a coluna traz relatos de empresários baianos