“A vida é uma aventura ousada ou nada” (Helen Keller) | A TARDE
Atarde > Colunistas > Made In Bahia

“A vida é uma aventura ousada ou nada” (Helen Keller)

Publicado terça-feira, 26 de outubro de 2021 às 06:02 h | Autor: Neilton Souza | Sócio da Vertrau Cozinhas Profissionais
Neilton Souza e Edson Menezes, sócios da Vertrau | Foto: Divulgação
Neilton Souza e Edson Menezes, sócios da Vertrau | Foto: Divulgação -

O imenso potencial turístico e gastronômico do Nordeste sempre contrastou com a inexpressiva participação da região no segmento de equipamentos para food service, fato esse que me incomodava e foi sem dúvida um grande motivador quando tomei a decisão de estruturar na Bahia uma indústria de cozinhas profissionais.

Em pouco tempo ficou claro o tamanho do desafio que eu tinha pela frente. A falta de tradição, pois a Bahia nunca sediara uma indústria nesse segmento, aliada com a quase inexistência de mão de obra especializada criavam um nó que precisava ser desatado.

Naquele período, o Brasil atravessava uma crise política com profundo impacto na economia e pensar em criar uma nova indústria parecia algo inviável. Inicialmente defini que precisava dar dois passos importantes: O primeiro deles foi conectar-me ao mercado, escutar potenciais clientes e usuários do produto para entender suas dores. O segundo passo seria montar um núcleo técnico com profissionais experientes e investir em tecnologia. E o universo conspirou.

Certo dia, após inúmeros contatos, recebi uma ligação de um fornecedor de São Paulo dizendo que havia encontrado a pessoa que eu procurava. Peguei um avião no dia seguinte para encontrar com Edson Menezes, engenheiro mecânico com mais de quinze anos de experiência adquirida nas maiores indústrias do Brasil no segmento de cozinhas profissionais. Edson imediatamente mostrou-se a pessoa certa, jovem, experiente e com vontade de crescer; e em pouco tempo formalizamos uma sociedade.

Sediada em São Paulo, a equipe de engenharia comandada por Menezes deu início aos projetos em 2019 e, em pouco mais de um ano, já havíamos desenvolvido quase todos os produtos que compõem nosso portfólio atual.

A disposição para investir em tecnologia foi um ponto fundamental quando criamos a empresa. Sem dobradeiras CNC e corte laser não seria possível entrar nesse mercado altamente competitivo.

Instalada a fábrica, trouxemos diversos profissionais de São Paulo e iniciamos o processo de capacitação da nossa mão de obra local. Na sequência, protótipos foram fabricados e testados e a Bahia finalmente entrava no seleto universo da indústria de cozinhas profissionais.

Em 2020, veio o coronavírus, mas a empresa não parou e vários projetos foram executados ao longo dos últimos vinte meses. A receptividade do empresário baiano foi fantástica e, se havia alguma dúvida ou receio, pouco a pouco eles foram sendo dissipados e a marca foi se consolidando.

Hoje, a Vertrau é uma realidade e conta com diversos projetos de cozinhas implantados que vão de restaurantes a hotelaria. Os desafios agora são outros, mas a cada dia fica mais evidente que demos o passo certo ao acreditarmos na força do empresário baiano e na capacidade de realizar da nossa gente.

Made in Bahia - Publicada às terças-feiras, a coluna traz relatos de empresários baianos

Publicações relacionadas