Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > MADE IN BAHIA
COLUNA

Made In Bahia

Por Carlos Sérgio Falcão

ACERVO DA COLUNA
Publicado terça-feira, 13 de junho de 2023 às 5:30 h | Autor:

Campanha histórica comemora três anos

Confira a coluna Made in Bahia desta terça-feira

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Carlos Sergio Falcão, 
presidente do Business Bahia
Carlos Sergio Falcão, presidente do Business Bahia -

Apesar de sermos o estado com o 7º. PIB nacional nossa economia vem patinando há alguns anos e perdendo protagonismo, inclusive no Nordeste. Temos mais pessoas no Bolsa Família que empregadas, somos recordistas com a maior taxa de desemprego do Brasil, e a renda per capta estadual é apenas 23ª no país. Definitivamente somos um estado lindo, mágico, mas pobre e desigual.

Pensando nisso, em junho de 2020, o Business Bahia, grupo empresarial formado por mais de 250 gestores baianos, lançou a campanha Made in Bahia, com o objetivo de despertar na população a importância de priorizar o consumo dos nossos produtos e incentivar o orgulho da nossa baianidade também ao consumir, fortalecendo a economia do Estado, gerando um ciclo virtuoso para geração de emprego e renda.

Com o slogan “Essa luta é minha, é sua, é nossa” a campanha lançou o selo “Made in Bahia’ que teve uma divulgação maciça na mídia local e nacional, e contou com o amplo apoio dos principais líderes políticos e empresariais baianos. O sucesso foi tão expressivo que inspirou, e continua inspirando, outras campanhas similares, e a Assembleia Legislativa aprovou lei consolidando o selo Made in Bahia para os produtos baianos.

Com o apoio do grupo A TARDE mantemos uma coluna semanal no jornal impresso e on-line para valorizar quem investe em nosso estado, dezenas de empresas utilizam o selo em seus produtos, automóveis, embalagens, sites e vídeos institucionais. Apesar do já realizado, o Made in Bahia não pode parar, devemos continuar fomentando esse ciclo virtuoso, priorizando a aquisição de produtos e serviços produzidos na Bahia. Precisamos valorizar nossos publicitários, engenheiros, arquitetos, advogados, contadores, e demais especialistas das mais diversas áreas, e termos orgulho de consumir os produtos fabricados na Bahia.

Para mudarmos esse projeto de patamar, estamos buscando apoios institucionais, tentando motivar os gestores públicos do estado a se engajarem nesse projeto, que não é exclusivo do Business Bahia, mas de todos os baianos. Desejamos ver aprovado o PL que cria o Programa de Estímulo à Produção Baiana, concedendo incentivos as empresas que aderirem ao selo Made in Bahia, e motivar a SDE a incluir no Protocolo de Intenções com as empresas beneficiadas de incentivos fiscais a orientação que o selo Made In Bahia, sempre que possível, seja utilizado nas embalagens de produtos produzidos em nosso estado.

Continuamos firmes nessa missão. Sabemos que uma economia local forte, gera mais oportunidades para todos. Muito já fizemos, mas ainda temos um longo caminho pela frente. Acreditamos nesse propósito, valorizar as empresas e gestores baianos, e certamente o Made in Bahia é um legado para todos nós.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco