Educação como ferramenta de transformação social
Por meio da educação, é possível fomentar a transformação de comunidades carentes

O acesso ao conhecimento facilita a compreensão do papel de cada cidadão na sociedade, despertando o sentimento de pertencimento e o entendimento de que ações individuais contribuem para construção de um futuro mais sustentável para todos. Por meio da educação, é possível fomentar a transformação de comunidades carentes, estimulando a inclusão social, ampliando as oportunidades, gerando renda e impulsionando o despertar para temas relevantes, o que pode trazer mudanças de atitudes e adoção de hábitos mais sustentáveis.
Cada vez mais, as grandes companhias estão conscientes do seu papel no desenvolvimento sustentável, tendo a educação como alicerce das suas ações sociais. Maior empresa da Bahia, a Braskem, que também ocupa a 11ª posição do ranking das 1000 maiores empresas do Brasil em 2022, compreende o potencial transformador da educação e por isso tem sólidos investimentos nessa área, apoiando iniciativas que oferecem capacitação profissional para as comunidades das regiões onde atua, proporcionam a conclusão da educação básica e disseminam conhecimento.
Um exemplo é o projeto em parceria com a Junior Achievement Bahia (JA Bahia), que desenvolve estudantes de escolas públicas para o mercado de trabalho a partir de reflexões sobre habilidades socioemocionais e carreira. Essa iniciativa viabilizou, esse ano, a participação de 90 alunos do Ensino Fundamental II do Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária, em Camaçari, preparando esses jovens para os desafios da economia globalizada.
Nessa mesma linha, o projeto Emprega Mais é realizado em conjunto com o Senai, com o intuito de qualificar profissionais desempregados de Camaçari, Dias d'Ávila e Simões Filho, contribuindo para a reinserção deles no mercado, através do acesso a cursos técnicos e recebem orientações sobre questões que auxiliem no desenvolvimento profissional.
Já o Seja! Saberes do EJA promove a Educação de Jovens e Adultos, com conclusão do ensino médio a distância, além de qualificação profissional. O projeto é realizado em parceria com o Sesi e atende moradores de Camaçari e Dias d'Ávila.
Essas são algumas das mais de 35 ações socioambientais desenvolvidas pela Braskem na Bahia esse ano com o intuito de fomentar não apenas a educação, mas também a economia circular, inovação e empreendedorismo. Com foco nisso, a companhia destinou mais de R$ 9 milhões para essas iniciativas nos últimos dois anos, o que demonstra um crescimento nos investimentos sociais da empresa, que entre 2015 e 2020 foi de R$ 13,6 milhões, beneficiando em média 39,6 mil pessoas por ano.
*Renata Bley, diretora de Relações Institucionais da Braskem