Empresa baiana elimina infiltrações sem demolições
VETARE completa 10 anos com tecnologia inovadora em impermeabilizações
Em 2012, foi criada a VETARE, trazendo uma tecnologia revolucionária em impermeabilização. Desde a sua fundação, a empresa já atendeu mais de 400 condomínios e dezenas de construtoras.
Tudo começou em 1999, quando o engenheiro químico Raul Ferrari, um argentino radicado no Brasil e com longa carreira nos EUA, desenvolveu o processo que patenteou como ICQF – Injeção Capilar Química Forçada, utilizando um composto de base vinílica (INJECTMAX), trazendo enorme evolução em relação às injeções de epóxi ou poliuretano, surgidas nos anos 1970. O processo funciona com uma injeção sob pressão, no sentido inverso ao percorrido pela água.
O Sucesso da nova da tecnologia está baseado em três principais fatores: A utilização de equipamentos desenvolvidos pela própria empresa; a eficácia do INJECTMAX, e o intenso treinamento das equipes técnicas.
O INJECTMAX, no seu estado natural, tem a mesma viscosidade da água, por isso é o único capaz de chegar à origem da infiltração. Após 1 minuto e 45 segundos, o produto se transforma num Gel, com elasticidade de até 300%.
O método elimina definitivamente a infiltração porque preenche todos os espaços desde origem, impedindo que a água volte a penetrar na estrutura. A aderência é definitiva e o produto aplicado suporta qualquer movimentação que venha ocorrer na estrutura. Por isso a VETARE oferece até 15 anos de garantia.
Sobre a fórmula do produto, os executivos da empresa dizem: “É como a fórmula da Coca-Cola, ninguém pode descobrir. Foram anos de pesquisa e desenvolvimento em nossos laboratórios para atingirmos um produto perfeito para o tipo de concreto usado no Brasil”.
Mas as vantagens da tecnologia VETARE/VEDASEMPRE não estão apenas em quesitos tecnológicos; a forma de atendimento da VETARE é diferenciada. Tudo é feito com hora marcada; orçamentos elaborados através de aplicativos bem modernos, resultando em relatórios muito bem detalhados; e o principal: Pontualidade, Rapidez e Assistência Técnica incomuns para a indústria de construção e reformas.
Há poucas situações em que a substituição da manta pode ser vantajosa, mas na maioria das vezes os problemas de infiltração são pontuais e não vale a pena sair quebrando tudo só para resolver infiltrações pontuais numa estrutura geral boa.
Os síndicos e engenheiros devem avaliar o caso e solicitar orçamentos de ambas tecnologias. Os gestores da Vetare alertam que a única coisa que não deve ser feita é utilizar soluções paliativas, pois apenas tampar a saída da água sem resolver a infiltração na origem só vai provocar danos ainda maiores no futuro. Para saber mais, visite o site.
*Diretor Comercial da Vetare