O Nordeste é a solução, a Bahia , o leme | A TARDE
Atarde > colunistas > Made In Bahia

O Nordeste é a solução, a Bahia , o leme

Confira a coluna Made In Bahia desta terça-feira, 30

Publicado terça-feira, 30 de janeiro de 2024 às 05:45 h | Autor: Demir Lourenço Júnior
Demir Lourenço Júnior, Diretor Executivo do Tecon Salvador, unidade de negócio da Wilson Sons
Demir Lourenço Júnior, Diretor Executivo do Tecon Salvador, unidade de negócio da Wilson Sons -

De acordo com projeções do World Economic Outlook, o Brasil figura em nono lugar dentre as maiores economias do mundo. Mas será que temos dimensão do nosso potencial e da grandiosidade da Amazônia Azul, enquanto uma das maiores forças para impulsionar o desenvolvimento sustentável do país?

Somos o quinto maior litoral do mundo, com aproximadamente 8.000 km de costa. Além da rica fauna e flora marinha, o oceano também produz energia, reduz o aquecimento global, fornece alimentos, fomenta cultura e patrimônio, ao mesmo tempo em que movimenta vidas e a economia do país.

A região Nordeste, para além de sua gente, cultura e praias que encantam o mundo, vem se destacando sobretudo enquanto alternativa promissora para alavancar o progresso nacional. Região com maior crescimento no PIB, é líder na geração de energia renovável. A infraestrutura baiana ofertada ao mercado nacional é expressiva para o bom desempenho do segmento.

Salvador também se destaca no fomento ao conhecimento através do Cimatec Mar, célula acadêmica dedicada à economia do mar através de pesquisas marítimas industriais e comerciais, e do novo Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia.

Não por acaso a BYD, maior fabricante de carros de energia limpa do mundo, escolheu se instalar aqui. O investimento previsto de R$3 bilhões agregará ao fortalecimento do complexo industrial de Camaçari, que hoje emprega 10.000 pessoas, através de 90 indústrias instaladas.

O terminal de contêineres baiano também é uma das instalações mais competitivas na América do Sul, potencializada pelos constantes investimentos em infraestrutura e pessoas. Somos responsáveis por 41% dos contêineres do comércio exterior movimentados no Nordeste (jan a nov 2023/Antaq). Com a ampliação da nossa capacidade de atendimento, estamos aptos a operar supernavios e novas rotas que fortaleçam a nossa conexão com o mundo e o abastecimento da população.

Começamos 2024 integrando o Índice de Sustentabilidade Empresarial da bolsa brasileira, o ISE B3 e também conquistamos o selo Pró-Ética da Corregedoria Geral da União. Ambos movimentos de grande relevância que denotam o genuíno compromisso de grandes organizações com a agenda ESG.

Seguiremos juntos com o Made in Bahia, importante articulação empresarial em prol da valorização e do desenvolvimento baiano. Temos fé na Bahia para romper fronteiras, atrair investimentos e reconstruir com mais justiça e prosperidade a história do Brasil a partir da nossa potente capital da Amazônia Azul, a Baía de Todos-os-Santos, afinal, temos um ano desafiador e promissor pela frente e não navegamos sozinhos.

Demir Lourenço Júnior é Diretor Executivo do Tecon Salvador, unidade de negócio da Wilson Sons

Publicações relacionadas