Terwal: história, tradição e curiosidades

Começou em 1950 quando Tertuliano Carneiro e Waldomiro Cerqueira abriram uma empresa de secos e molhados que vendia bacalhau, charque e outros similares com o nome de Tertuliano Carneiro& Cia, tendo em 1969 o nome alterado para Terwal Máquinas Ltda: TER de Tertuliano e WAL de Waldomiro.
A empresa iniciou suas atividades no tradicional Ed. Wildberger no Comércio e após alguns anos mudou o foco para o comércio de máquinas e equipamentos agrícolas, produtos esses até hoje comercializados. Em 1970 se instalou na AV. Jiquitaia onde ganhou o reconhecimento como empresa de comércio de máquinas, especializada em bombas.
Em 1989 aconteceu a principal mudança da história da empresa. Os sócios fundadores, sem sucessão, ambos perto dos 75 anos, convidaram os empresários Barcino Esteve e Alceu Hiltner Filho para entrarem na sociedade no lugar de Tertuliano. Assim, a Terwal além de Waldomiro passou a ter como sócios Alceu Hiltner, Barcino Esteve Filho e seu pai o também Eng. Barcino Esteve.
Um choque de cultura e de geração logo se manifestou ao assumirem os novos sócios parte da operação. Waldomiro não aceitava a compra de um computador para gerenciar a empresa, ele mesmo trabalhava com um cardex, quem se lembra disso? Pois é, em 1989 a Terwal não possuía um único computador. E fechava para o almoço! Essas situações se resolveram com a saída de Waldomiro da sociedade. Seus netos Michel e Gianpaolo Harfush fizeram parte da sociedade por 10 anos, entrando depois em seus lugares Celio Honorato de Souza um dos melhores técnicos em hidráulica do Brasil.
Com marketing em televisão e rádio ampliou sua base de clientes. Quem não se lembra do gingle “passe na Terwal, passe na Terwal você que é da cidade ou da zona rural, exija qualidade passe na Terwal!”, até hoje na memória dos baianos?
Desde então, a Terwal mudou suas instalações para a Ladeira de Água Brusca, abriu uma filial em Lauro de Freitas e outra em Alagoinhas.
O foco comercial da empresa é o comércio de máquinas leves, sistemas de adução de água, irrigação e ferramentas motorizadas Stihl. Na Bahia quem pensa em comprar uma bomba não deixa de consultar a Terwal.
Hoje a empresa conta com uma equipe de 100 colaboradores, engenheiros, técnicos, equipe de vendas motivada, e um Centro de Serviços em Lauro de Freitas. Vendas online já podem ser feitas através da loja virtual. Conhecimento técnico é o diferencial da empresa.
A Terwal faz parte de um grupo empresarial juntamente com a Barcino Esteve Incorporações e a Sane Bahia.
São 71 anos de atividades, atendeu e serviu pelo menos 3 gerações! E que venham outras!
*Made in Bahia - Publicada às terças-feiras, a coluna traz relatos de empresários baianos